
Antônio Gilberto Deggerone, ex-presidente da ACP, Darci Piana, vice-governador e Paulo Sérgio Mercer Mourão, atual presidente da entidade.
(crédito das fotos: Gerson Lima)
A Associação Comercial do Paraná (ACP) empossou a sua nova Diretoria para a gestão 2026-2028, que tem à frente o presidente o empresário Paulo Sérgio Mercer Mourão. A solenidade foi realizada no Clube Curitibano, com a presença de aproximadamente1.300 convidados.
O novo presidente, Paulo Mourão, em seu discurso, ele disse que assume o desafio de suceder o ex-Presidente Antônio Gilberto Deggerone com muita responsabilidade e convicção. “Vivemos um dos momentos mais desafiadores para o setor empresarial, com mudanças econômicas profundas, avanços tecnológicos acelerados e um ambiente de negócios cada vez mais exigente. Ao mesmo tempo, é justamente nesses momentos que instituições fortes como a ACP precisam se posicionar e agir”, mencionou.
Mais adiante Mourão disse assumir o compromisso de reforçar o papel da ACP como uma voz firme, responsável e propositiva em defesa de quem empreende. “Nosso propósito é trabalhar para melhorar o ambiente de negócios, reduzir entraves burocráticos, estimular a competitividade e contribuir para a geração de empregos e renda no Paraná”, afirmou.
TRÊS PILARES
Em sua fala, Mourão citou a vocação competitiva do Estado e enalteceu gestores públicos comprometidos, como o governador Ratinho Junior e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, pelo trabalho que vêm realizando. Segundo ele, sua gestão estará baseada em três pilares fundamentais: a defesa incondicional do ambiente de negócios; o apoio direto ao empreendedor e a inovação como estratégia central para o futuro do setor produtivo.
“Queremos que a ACP continue sendo um porto seguro para quem empreende. Vamos ampliar programas de capacitação, fortalecer nossos serviços, aproximar pequenas, médias e grandes empresas, investir em inovação e criar condições reais para que mais negócios prosperem. A Associação existe para estar ao lado de quem investe e gera oportunidades”, enunciou. “A inovação não é uma opção, é uma necessidade. Vamos aproximar a ACP de startups, universidades, centros de pesquisa e, principalmente, do mercado empresarial. Queremos ampliar nossa presença no ecossistema de inovação do Paraná e ajudar os empresários a enxergarem oportunidades onde antes havia apenas desafios”, disse.
AO LADO DO EMPREENDEDOR
Ao agradecer a presença dos mais de 1,3 mil convidados – entre autoridades, lideranças empresariais, representantes do setor produtivo e imprensa –, Mourão lembrou que nada se sustenta sem pessoas.
“Nenhuma política pública, nenhum programa ou projeto funciona sem gente comprometida, talentosa e que acredita no que faz. A ACP é, antes de tudo, uma instituição feita por pessoas para pessoas, e isso vai nortear todas as nossas ações. A mensagem é clara, a ACP está ao lado do empreendedor. Vamos defender, apoiar, inovar e construir juntos um ambiente mais justo, competitivo e próspero para quem empreende no Paraná. Nosso compromisso é com o desenvolvimento do estado e com as pessoas que fazem a economia acontecer”, concluiu.
ANTÔNIO DEGGERONE
O ex-Presidente Antônio Gilberto Deggerone fez um discurso emocionado, lembrando que era um dia de extrema gratidão por um tempo tão especial em sua vida.
“Por três honrosos anos, fui o Presidente da Associação Comercial do Paraná, essa entidade gigante, que faz tanto e é tão reconhecida em todo o Brasil. Foi um período de contribuição de tempo, de experiências e conhecimento”, disse, agradecendo a todos os colaboradores da ACP e aos ex-presidentes Ardisson Akel, Jonel Chede, Marcos Domakoski, Claudio Slaviero, Virgilio Moreira Filho, Avani Slomp, Edson Ramon, Antonio Espolador, Gláucio Geara e Camilo Turmina.
TIME DE COMPETENTES
Deggerone lembrou que sua gestão, de 2023 a 2025, teve a missão de fortalecer ainda mais a marca institucional da ACP. “Trabalhamos no engrandecimento da história e legado nosso fundador, o Barão do Serro Azul. Tudo isso aliado ao trabalho comercial desempenhado, ano após ano, de acordo com os anseios dos nossos associados, a fim de tornar o seu dia a dia melhor”, falou.
Ao encerrar, manifestou seus votos de uma gestão profícua ao seu sucessor. “Mourão, repito aqui o que já lhe disse: sua gestão deve ser melhor que a minha!. Mas estou tranquilo porque sei que deixo a ACP em excelentes mãos, pois a nova Diretoria é composta por um time competente, preparado e que fará tudo o que estiver ao alcance para o desenvolvimento dos nossos associados”, parabenizou.
DARCI PIANA
“A interlocução que existe aqui no Paraná entre as entidades do setor produtivo e o Governo do Estado é permeada pelo diálogo”, lembrou o vice-governador do Paraná Darci Piana, que, em 2021 foi agraciado com a “Comenda Barão do Serro Azul”, a mais alta distinção da ACP.
EDUARDO PIMENTEL
“É uma alegria muito grande estar aqui hoje, em um lugar que tem um significado especial para mim. Esta é, de certa forma, a casa onde comecei, onde dei os primeiros passos, onde aprendi a importância do trabalho, da união e do compromisso com a nossa gente. Voltar aqui é sempre motivo de emoção e gratidão. Quero fazer um agradecimento especial ao agora ex-presidente Deggerone, um parceiro muito forte, que caminhou ao nosso lado, contribuindo com dedicação e espírito público para que possamos avançar cada vez mais. E que nossa parceria siga firme com a nova gestão que hoje se inicia. Viva a ACP!”, disse o Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
FLÁVIO FURLAN
“Ao longo da nossa trajetória, aprendemos uma lição muito clara: onde existe uma associação comercial bem organizada, existe uma sociedade próspera. Isso acontece porque as associações comerciais não defendem apenas empresas; elas defendem o desenvolvimento local, a geração de empregos, a qualificação das pessoas e a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade. Uma associação forte é um ponto de encontro de ideias, de soluções e de iniciativas que impulsionam o crescimento. Ela dá voz ao empreendedor, aproxima o poder público da sociedade e ajuda a construir caminhos mais sólidos para o futuro”, disse o Presidente da FACIAP, Flavio Furlan.
HENRIQUE DE MORAES
“O empreendedorismo é o principal instrumento de transformação social do nosso país. É o empreendedor que gera oportunidades, que cria empregos, que movimenta a economia e que, acima de tudo, leva dignidade às pessoas por meio do trabalho. Na Equifax, acreditamos muito nesse papel de contribuir para um ambiente mais transparente, mais eficiente e mais justo, onde as pessoas e as empresas tenham condições de prosperar. Que possamos continuar incentivando quem tem coragem de empreender, inovar e construir. Porque, ao fortalecer o empreendedorismo, estamos fortalecendo o país”, resumiu o CEO da Equifax, Henrique de Moraes.
ALFREDO COTAIT NETO
“O Paraná é o melhor estado do Brasil, que mostra ao país a força de uma liderança jovem e transformadora, como vemos em cidades como Curitiba. Falo em nome de uma Confederação que reúne mais de 2,3 mil associações comerciais: é hora de união. Tenho percorrido todo o Brasil para despertar uma sociedade que não pode permanecer quieta e passiva, porque, se não se manifesta e não ergue a sua voz, outros decidem por ela em Brasília. Precisamos defender nossas bandeiras, aprovar o voto distrital e garantir representantes de fato comprometidos com o setor produtivo, fortalecendo a grande ligação que une nosso país a partir dos estados e de sua gente”, resumiu Alfredo Cotait Neto, Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp).
Ainda fizeram uso da palavra para homenagear o ex-Presidente Deggerone e fazer votos de sucesso ao novo Presidente Mourão, o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba Tico Kuzma, o Deputado Estadual Ney Leprevost e Ágide Eduardo Meneguette, Presidente do Sistema Faep/Senar-Pr para o triênio 2024/2027.

Paulo Mourão, Eduardo Pimentel e Antônio Gilberto Deggerone

Deputado Ney Leprevost (à esquerda), presente ao evento, entregou em mãos, ao Paulo Mourão, o certificado de Menção Honrosa, aprovado na ALEP. Ao lado estava Antonio Deggerone. Ney desejou ao novo presidente da ACP “uma trajetória de muito diálogo, inovação e fortalecimento do empreendedorismo paranaense.”

Maria Camila Turmina, integra a nova diretoria da ACP, como uma das vice-presidentes. Na foto ela está ladeada por Paulo Mourão e Camilo Turmina, ex-presidente da entidade.

Ex-ministro da Saúde, Borges da Silveira; Domingos Murta, ex-presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (HC) e o vice-governador Darci Piana, presentes à solenidade de posse da nova diretoria da ACP.

Orlando Pessuti, esteve prestigiando da posse de Paulo Mourão. O ex-governador do Paraná atua como secretário representante do Paraná no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), e também ocupa cargo como vice-presidente do Movimento Pró Paraná (gestão 2025/2027) e é conselheiro no CIEE/PR

Vereador Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Mourão e Antônio Deggerone

Carlos Souza, conhecido como
Carlão, é jornalista e radialista, fundador do jornal
O Diário do Sítio Cercado (DS) ao lado de Paulo Mourão e Antônio Deggerone.

Paulo Mourão, agora atual presidente da ACP, entre uma parte da representação feminina que prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria da entidade, em evento realizado no Clube Curitibano.

Deputado federal e economista Reinhold Stephanes Junior, entre Antônio Deggerone e Paulo Mourão.

Prefeito Eduardo Pimentel, vice-governador Darci Piana, Antônio Deggerone e Rafael Greca de Macedo, que é engenheiro, urbanista, escritor, poeta, tri-prefeito de Curitiba. Foi ministro do Esporte e Turismo (1999–2000), deputado federal e estadual.