Couro é estrela do salão bem inspirado
21/07/2025 às 15:36

A 32ª edição do Inspiramais, sediada no Pro Magno, em São Paulo/SP, abre às 11h desta terça, 15 de julho, com mais de 150 expositores e à tarde acontece a primeira palestra. Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal-Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, falará sobre Esperança, tema principal da pesquisa Human, que norteou a criação dos cerca de mil produtos em exposição. Em destaque o maior número de expositores de couros dos últimos dez anos: são 19 curtumes.

Os cerca de mil lançamentos expostos em São Paulo trazem a esperança como palavra-chave. “Serão produtos que transmitem a leveza de elementos da cultura pop, brilhos, volumes, acetinados, sobreposições, entre outros aspectos”, adianta Walter Rodrigues. Os materiais atendem coleções de moda, móveis e segmento automotivo, fazendo do salão o ponto de partida para a cadeia produtiva do setor no Brasil e América Latina.

Walter Rodrigues já havia adiantado em janeiro, na edição de Porto Alegre do Inspiramais, que Esperança surge diante da observação de que urge aos humanos sair desse período de genocídio, guerras e tragédias sociais e climáticas. Duas vertentes, Comunidade e Utopia, respondem ao caos na ótica dos designers para 2026. E em termos de materiais, correspondem a matérias-primas (couro, principalmente) que possibilitam conforto, leveza e movimento. Quanto à Utopia, bem ilustram materiais com brilho, estampas e luminosidade (verniz por exemplo).

Os couros, atendendo quesitos de sustentabilidade, são desde bovinos até exóticos (como peixe e python), envoilvendom muita pesquisa tecnológica. E em São Paulo, o Preview do Couro, antecipa o que estará na moda nas próximas estações.

O salão, que termina no dia 16, é uma realização da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, Abit e Abimóvel, com realização  do Brazilian Materials/Sebrae Nacional.

 Fundada em 8 de junho de 1983, a Assintecal, aos 42 anos e sediada em Novo Hamburgo/RS, representa mais de três mil empresas que emprega, diretamente, mais de 80 mil pessoas em todo o Brasil. Sua superintendente, Silvana Dilly, lembra que em janeiro, a visitação do Inspiramais, na grande maioria, foi da cadeia produtiva calçadista, por ser o Rio Grande do Sul o principal polo produtor do setor no País. Já em São Paulo, “até por ser o principal centro comercial do Brasil”, são esperados “compradores de diversos segmentos, do pet ao calçado”.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio