Apagão de energia atinge Portugal, Espanha e França
28/04/2025 às 19:10
Foto: Freepik

Um apagão atingiu nesta segunda-feira (28) toda a Península Ibérica, que abriga Portugal e Espanha, e partes da França – uma região onde moram mais de 50 milhões de pessoas. A queda de energia ocorreu às 12h30 (horário local). As causas do incidente ainda são desconhecidas.

A queda de energia paralisou o transporte público, causou grandes engarrafamentos e atrasou voos. Em Madrid, Lisboa e no Porto o metrô foi fechado. Na Espanha, o tráfego ferroviário foi interrompido em todo o país. Linhas telefônicas e caixas eletrônicos também foram afetados.

De acordo com o site de rastreamento de voos Flight Radar, o Aeroporto de Madri ficou fechado para partidas e chegadas por pelo menos meia hora, mas o movimento de aeronaves agora é visível ao redor do campo de aviação.

Segundo relatos de usuários, os semáforos que regulam o trânsito em Madri estão fora de serviço, assim como o metrô e os celulares, com várias pessoas ficando presas nos elevadores de prédios.

Em Lisboa, as estações de metrô fecharam, e serviços de emergência, como viaturas de polícia e ambulâncias, circulam constantemente pelas ruas. Os icônicos bondes da capital estão parados nas ruas, enquanto turistas não conseguem acessar apartamentos turísticos cujas portas são abertas com chips eletrônicos, e famosos restaurantes de frutos do mar frescos estão preocupados com a deterioração devido à falta de refrigeração. 

A operadora da rede elétrica espanhola Red Electrica afirmou estar trabalhando para restaurar o fornecimento de energia. “Este é um problema europeu mais amplo”, destacou a Red Electrica.

A Red Eléctrica informou que por volta das 12h30 que o consumo de energia, que estava em torno de 25.184 megawatts, caiu repentinamente para 12.425 megawatts. A operadora relatou que foi registrado um “zero” no sistema elétrico peninsular, o que geralmente indica um apagão generalizado.

Posteriormente, o sistema elétrico da península começou a recuperar a tensão nas regiões norte e sul, de acordo com a empresa.

De acordo com o jornal espanhol El Pais, autoridades espanholas investigam a possibilidade de um ataque cibernético ter causado o apagão. Os governos de Portugal e Espanha convocaram reuniões de emergência.

Na França, a operadora da rede elétrica RTE informou que houve uma breve interrupção de energia, mas a eletricidade já foi restaurada.

A Comissão Europeia disse estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica. Bruxelas adiantou existirem “protocolos para restabelecer o funcionamento do sistema”, como previsto na legislação comunitária referente às redes de emergência e restabelecimento.
Com agências internacionais

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio