MENUx
O Paysandu entra em campo nesta quarta-feira (23) em busca de defender o posto de atual campeão da Copa Verde e conquistar o pentacampeonato da competição. Para ampliar a hegemonia na competição, a equipe deverá superar os donos da casa. O adversário do Papão será o Goiás, às 21h, no Serra Dourada, em Goiânia.
Diante de cerca de 32 mil pessoas no Mangueirão, em Belém, no dia 9 de abril, os paranaenses empataram sem gols com o Esmeraldino. Com esse cenário, precisam ganhar do Goiás durante o tempo regulamentar ou, em caso de novo empate, vencer na disputa por pênaltis. Mais de 30 mil torcedores já confirmaram a presença para o segundo duelo.
Em entrevista à Papão TV, o lateral-direito Edilson destacou a dificuldade da partida, diante de um adversário com tradição. Ele reforçou que a partida é uma oportunidade para o Paysandu, que ocupa a 17ª posição na Série B e ainda não venceu na competição, reverter o momento difícil que atravessa.
"Vai ser um jogo muito difícil, (o Goiás) é uma grande equipe, acredito que chegaram as duas melhores na final. A nossa equipe está muito bem postada, estamos passando por um momento um pouco complicado. Mas são nesses momentos de adversidade que a gente cresce e fica mais coeso. Vamos entrar com o nosso melhor, dividindo cada palmo do gramado, para que a gente possa sair com o titulo", afirmou.
Um novo título aumentará a hegemonia da equipe na competição. Além de ser o atual vencedor, o Paysandu é o maior campeão da Copa Verde, com quatro conquistas. Levantou a taça nas edições de 2016, 2018, 2022 e 2024.
Desta vez, o Papão irá reencontrar o Serra Dourada, palco do jogo de volta da final de 2022 sobre o Vila Nova-GO. Na ocasião, ficou no 1 a 1 com a equipe goiana e se sagrou campeão com a vitória nas penalidades por 5 a 4 - as equipes não movimentaram o placar na ida.
A tradição do clube também se mostra no número de finais disputadas. Das 12 edições da Copa Verde, incluindo esta, o Paysandu brigou pelo título em nove oportunidades. Ficou com o vice-campeonato em 2014, 17, 19 e 23. Nesta última decisão, o algoz foi o Goiás, adversário desta final.
O Papão estreou nesta Copa Verde nas oitavas de final, contra o Gazin Porto Velho-RO. Avançou por 5 a 4 nos pênaltis, após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Nas quartas de final encarou o Manaus. No jogo de ida, não movimentou o placar e goleou por 4 a 1 no duelo de volta.
Em seguida, pela semifinal, enfrentou o São Raimundo-RR: empate em 2 a 2 no primeiro encontro e vitória convincente por 3 a 0 para garantir a vaga na decisão.
Entre os trunfos do time paraense, está o atacante Rossi, artilheiro do torneio com quatro gols.