Empresa paranaense coloca Brasil no mapa da nanotecnologia sustentável
Indústria de soluções baseadas em nanotecnologia obtém o selo de Empresa B, unindo alta performance à responsabilidade social e ambiental
23/04/2025 às 13:32
Fabiano Polak, Diretor PD&I; Rodrigo Anderson de Matos, CEO; e Pablo Nieves, Diretor Comercial da empresa

A Nano4you, indústria de soluções baseadas em nanotecnologia voltadas à limpeza, conservação e revestimento, acaba de conquistar a certificação internacional de Empresa B (Certified B Corporation) – um dos selos mais reconhecidos no mundo em termos de impacto socioambiental positivo, governança corporativa e engajamento com a comunidade. O reconhecimento posiciona a empresa brasileira, fundada em 2018, ao lado de gigantes globais como Natura, Danone e Unilever, reforçando seu protagonismo no cenário da nova economia.

A certificação foi concedida após criteriosa análise dos relatórios de impacto da Nano4you nos anos de 2022 a 2024, conduzida pelo Sistema B Brasil, braço nacional do movimento global criado nos Estados Unidos em 2006. Hoje, o ecossistema B conta com mais de 10 mil empresas certificadas em mais de 90 países, sendo mais de 300 no Brasil.

“Alcançar essa certificação é um marco não apenas para a Nano4you, mas para o setor industrial brasileiro como um todo. Mostramos que é possível unir inovação, escalabilidade e responsabilidade socioambiental desde os primeiros anos de operação”, destaca Rodrigo Anderson de Matos, CEO da Nano4you. “Trabalhamos para transformar o impacto positivo em vantagem competitiva real, alinhando nosso crescimento ao desenvolvimento sustentável do país".

A conquista torna-se ainda mais relevante por se tratar de uma empresa não listada em bolsa e com apenas sete anos de mercado, característica rara entre as Empresas B, tradicionalmente formadas por corporações de capital aberto.

Para o Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), Fabiano Polak, a certificação reforça o DNA tecnológico da companhia. “Nossos produtos são criados a partir da demanda do mercado com base em tecnologias de última geração, com maior eficiência e sempre com foco em inovação e sustentabilidade”, afirma. “Isso nos permite entregar soluções altamente técnicas e alinhadas com os desafios atuais dos nossos clientes.”
 

TestBooster.ai desenvolve tecnologia inédita em TI

Com a digitalização dos últimos anos é cada vez maior o volume de aplicativos e softwares que a sociedade acessa diariamente. Porém, para que esses programas funcionem de forma adequada, inúmeros testes (test case) são realizados desde a criação do aplicativo até o lançamento. Para isso, os profissionais de Tecnologia da Informação precisam acessar cada função dentro do aplicativo e simular as variadas possibilidades de ação dos usuários, a fim de identificar erros e criar as soluções necessárias. Desta forma, os aplicativos chegam ao mercado somente quando estão funcionando corretamente, evitando prejuízos aos desenvolvedores e seus clientes.

“É uma área muito grande dentro da TI e que demanda muitas horas dos profissionais especializados. Agora, com o apoio da Inteligência Artificial (IA), em poucas horas o desenvolvedor consegue levantar todas as falhas do sistema, o que de forma manual poderia levar dias”, explica o CEO do TestBooster.ai, Juliano Haus, que atua há mais de 20 anos no ramo de tecnologia.

Um dos diferenciais é o uso de Inteligência Artificial, que acelera a execução dos testes de softwares, tornando a ação mais assertiva. Isso porque a própria IA acessa a tela e mapeia todas as variáveis possíveis, realizando as ações de forma automática.

“Até então, as soluções disponíveis no mercado faziam os testes de forma automática, porém era necessário que o profissional fizesse uma programação prévia dos pontos que gostaria de testar. Com o TestBooster.ai não há necessidade de programação neste processo”, ressalta Juliano Haus. “Sua interface intuitiva permite ainda que qualquer pessoa que conheça bem as regras de negócio de seus sistemas possa criar e realizar os testes, sem depender de um profissional especializado”, complementa.

Com a autonomia da IA, a tecnologia permite que vários testes sejam realizados de forma simultânea e em períodos noturnos, por exemplo, trazendo mais celeridade ao processo e aumentando a produtividade da equipe. Na NextAge, empresa de desenvolvimento de softwares que atua há 17 anos no mercado, o TestBooster.ai acelerou em 40% as atividades nesta fase de execução.

Lançado há 2 meses, o TestBooster.ai já conta com vários clientes em todo o Brasil, principalmente nas áreas financeira, cooperativas e SaaS. A solução pode ser acessada via assinatura, de acordo com a demanda do cliente. “Acreditamos que este é um importante passo para que no futuro tenhamos um sistema capaz de se autorregular, identificando as falhas e promovendo as correções de forma autônoma”, destaca Juliano Haus.

 

Edtech aposta em automação para reduzir evasão em faculdades

O JACAD, integrante do Grupo SWA, e a CRM Educacional anunciaram uma parceria estratégica com o objetivo de integrar seus sistemas e, assim, centralizar informações, automatizar processos e aumentar a eficiência na administração das operações de instituições de ensino, desde o recrutamento de alunos até a gestão acadêmica e financeira.

O anúncio ocorre em um contexto de forte crescimento no ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 registrou 4.325.960 inscrições confirmadas, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Para Rafael Pagani, CEO do JACAD, esse crescimento é reflexo do crescente interesse pela qualificação profissional e destaca a importância de ferramentas tecnológicas que otimizem os processos de captação e retenção de alunos.

A JACAD é uma plataforma especializada em Sistema de Gestão Educacional (SGE), que visa aprimorar os processos, a comunicação e o sucesso acadêmico nas instituições de ensino. Por outro lado, a CRM Educacional se destaca por seu software de Customer Relationship Management (CRM), que foca na captação e permanência de alunos.

Pagani reforça que a parceria foi estruturada para potencializar a captação e a permanência dos alunos por meio de ferramentas avançadas de gestão de leads, automação de marketing e análise de dados. “A personalização da jornada do aluno é um aspecto fundamental dessa união. Desde o primeiro contato até a conclusão do curso, nosso objetivo é garantir que cada estudante receba o suporte adequado em todas as etapas”, afirma.

Segundo o executivo, a integração promete uma gestão mais fluida, com a eliminação de erros e a automação de processos, o que resulta em maior produtividade das equipes. “Com o fluxo de informações centralizado, o acompanhamento do desempenho acadêmico e financeiro se torna muito mais eficiente, permitindo decisões baseadas em dados concretos”, completa.

Além disso, a comunicação entre setores como marketing, vendas e financeiro também se beneficia pela troca de informações em tempo real. Ferramentas como o Vestibular Digital e a Régua de Relacionamento são exemplos dessa inovação. O Vestibular Digital permite a realização de provas online com correção automática, enquanto a Régua de Relacionamento automatiza interações via e-mail, SMS, WhatsApp, chatbot e telefone, ampliando a eficiência da comunicação entre as instituições e seus alunos.
 

Atento democratiza o uso de IA na experiência do cliente

A Atento Luxco 1 ("Atento" ou a "Companhia"), uma das maiores provedoras mundiais de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BTO) e líder do setor na América Latina, consolida seu papel transformador no setor de Business Transformation Outsourcing. Por meio de sua oferta inovadora de soluções destinadas a aprimorar a Experiência do Cliente (CX) e a Experiência do Colaborador EX), a companhia redefine a forma como as marcas interagem com seus clientes, democratizando o acesso a tecnologias avançadas de alto impacto em diferentes setores.

A partir da implementação de sua estratégia baseada em tecnologia proprietária, inteligência artificial e automação inteligente, a Atento transforma processos-chave no atendimento ao consumidor. Essa evolução se traduz em experiências hiperpersonalizadas, interações mais intuitivas e operações mais eficientes para quase 100 clientes, atualmente, e continua a ser expandida para muitos outros em todas as regiões. Graças ao desenvolvimento do seu ecossistema de tecnologia, a empresa alcançou resultados notáveis que refletem sua capacidade de escalar a inovação.

"Na Atento, integramos a Inteligência Artificial no centro de nossas soluções para que qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou maturidade digital, possa se beneficiar dela", diz Dimitrius Oliveira, CEO da Atento. "Com mais de 100 mil pessoas, estamos focados em desenvolver, dimensionar e democratizar os avanços da IA. Nosso objetivo é claro: democratizar o acesso a tecnologias avançadas e transformar a inovação em resultados concretos para a experiência do cliente e do colaborador", conclui.

Por meio de seu ecossistema de soluções proprietárias, a Atento integrou inteligência artificial a processos críticos, melhorando a eficiência, personalização e escalabilidade para seus clientes em todo o mundo. Grande parte dessas soluções está concentrada no Atento AI Studio, sua plataforma de IA projetada para transformar a experiência do cliente e a eficiência operacional em ambientes seguros. Atualmente, já está impactando empresas de setores como finanças, energia, pagamentos, entre outros.

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