
O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ficou com um dos cargos do primeiro escalão como Secretário de Desenvolvimento Sustentável
Deu no blog Politicamente: “Quase uma quinzena de ex-prefeitos que encerraram os mandados em 2024 já foram abrigados no Palácio Iguaçu. E a listagem pode aumentar. Praticamente todos têm o mesmo objetivo: ocupar o cargo até abril de 2026, quando devem desencompatibilizar da função no governo para disputar a eleição. Os primeiros contemplados foram os ex-prefeitos que administraram cidades maiores — e consequentemente, com mais poder político. Rafael Greca (Curitiba), Leonaldo Paranhos (Cascavel) e Ulisses Maia (Maringá) foram chamados para compor o secretariado do governador Ratinho Junior. Os demais ex-gestores aliados de Ratinho acabaram sendo nomeados em cargos de 2º e 3º escalão”.
ALGUNS AINDA AGUARDAM NOMEAÇÕES
As mais recentes nomeações são na Casa Civil e também no Porto de Paranaguá. Numa tacada só, o governo nomeou Clodoaldo Fernandes dos Santos (PL), ex-prefeito de Nova Tebas, Fran Boni, de Santa Cruz de Monte Castelo, e Edilen Henrique Xavier, mais conhecido como Mineiro, ex-prefeito da cidade de Dr. Camargo, que agora dão expediente como assessor na Casa Civil, subordinado a João Carlos Ortega. O mesmo Diário Oficial, número 11.882, de 10 de abril, traz ainda a nomeação de Davi Aparecido de Carvalho, ex-prefeito de Florestópolis, também para a secretaria de Ortega — assim como Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, que até dezembro era prefeito da cidade de Toledo, no Oeste do Paraná. Já José Paulo Vieira Azin (PSD) – o Zé Paulo — foi nomeado num cargo em comissão na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. Ele era prefeito do município de Antonina. Tauillo Tezelli, que até dezembro de 2024 era prefeito de Campo Mourão, foi indicado para o cargo de Diretor de Regularização Fundiária da Cohapar. Ele foi eleito e empossado no início de abril e o mandato é de dois dois anos, referente ao biênio 2025/2026. Alguns ex-prefeitos ainda aguardam um espacinho no governo: Márcio Rauber (de Marechal Cândido Rondon), Roberto Justus (Guaratuba) e Cleber Fontana (Francisco Beltrão) são alguns aliados que esperam um cargo no Executivo, destacou o blog Politicamente.
DESINFORMAÇÃO SOBRE VACINAS
Atendendo solicitação do Conselho Estadual de Saúde (CES-PR), a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) promove nesta quarta-feira (23/04) uma reunião entre a Comissão de Saúde, o Bloco Parlamentar e o Conselho Estadual de Saúde do Paraná para discutir o impacto da desinformação na cobertura vacinal. Márcia lidera o Bloco Parlamentar e é vice-presidente da Comissão de Saúde da Alep. O Conselho vem demonstrando preocupação com discursos que colocam em xeque a eficácia dos imunizantes, valendo-se de desinformações já desmentidas em inúmeras ocasiões. Na semana passada, o órgão emitiu uma nota de repúdio ao movimento anti-vacina, que tem ajudado a trazer de volta doenças imunopreveníveis que estavam sob controle no Brasil. A cobertura vacinal exige índices elevados de imunização entre a população para se manter eficiente. “A recusa ou o atraso na vacinação coloca em risco não apenas o indivíduo, mas toda a população, especialmente grupos vulneráveis, como idosos, imunossuprimidos e crianças”, disse a nota emitida pelo CES-PR.
ÔNIBUS GRATUITO PARA AGENTES DE SEGURANÇA
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa um projeto de lei que propõe isentar do pagamento da tarifa do transporte público os policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e guardas municipais, independentemente de estarem ou não fardados. Para o autor da proposta, vereador Da Costa (União), a medida busca “promover uma maior proteção para os usuários do transporte coletivo”. O projeto de lei determina que, quando estiverem fardados, os profissionais embarcarão e desembarcarão pelas portas traseira e dianteira dos ônibus. Já quando estiverem à paisana, o acesso seria permitido pela porta da frente, mediante apresentação da carteira funcional. Em terminais e estações-tubo, bastaria mostrar o documento funcional para ter direito à gratuidade. Na prática, a proposta do vereador Da Costa estende um benefício já existente, atualmente limitado a policiais e guardas municipais fardados.
CAMPANHA ABRIL LARANJA
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia (CCJ) desta terça-feira (22) aprovou o projeto de lei 270/2024 que cria a Campanha Abril Laranja – mês de prevenção contra a crueldade animal. Iniciada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), a campanha visa prevenir e conscientizar a população sobre o seu papel de combater veementemente a crueldade contra todos os animais, e não apenas de cães e gatos, mas também de animais de produção, silvestres e exóticos. “No Paraná a campanha visa representar um compromisso do estado em assumir sua responsabilidade moral e ética para com os animais, reconhecendo seu valor intrínseco e seu direito a uma vida livre de sofrimento”, explicam os autores da proposta que é assinada pelas deputadas Ana Júlia (PT), Cristina Silvestri (PP), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Maria Victoria (PP) e pelos deputados Alexandre Amaro (Republicanos), Goura (PDT), Arilson Chiorato (PT), Dr. Antenor (PT), Professor Lemos (PT) e Requião Filho (PT).
HOMENAGEM A POLICIAIS PENAIS
Nesta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para homenagear os policiais penais que atuam na cidade e no estado. A iniciativa foi agendada pela vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), com o objetivo de reconhecer o trabalho essencial desempenhado por esses profissionais. O evento está marcado para as 19h30, no Palácio Rio Branco, e será transmitido ao vivo pelo canal da CMC no YouTube. Conforme o requerimento que agendou a sessão solene, os policiais penais são responsáveis por garantir a ordem e a disciplina dentro das unidades prisionais, prevenindo fugas, enfrentando riscos diários e contribuindo diretamente para a segurança pública. “É um trabalho que exige preparo, coragem e comprometimento”, complementa a justificativa. “Já estive à frente de uma cadeia e sei, na pele, o quanto é desafiador e essencial o trabalho dos policiais penais. A homenagem é mais que merecida: é um reconhecimento à coragem e à dedicação de quem garante a segurança mesmo longe dos holofotes”, reforça Tathiana Guzella. Ao todo, 120 profissionais da ativa e aposentados deverão ser homenageados.
SEMANA ESTADUAL DE ECONOMIA CRIATIVA
Teve início na segunda-feira (21) a Semana Estadual da Economia Criativa, uma iniciativa que busca fortalecer a presença da Economia Criativa em políticas públicas, programas governamentais e ações da iniciativa privada, além de conscientizar a população sobre sua importância para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. A semana foi instituída por meio da Lei Estadual nº 22.170, de autoria dos deputados estaduais Cobra Repórter (PSD) e Batatinha (MDB), e integra oficialmente o Calendário de Eventos do Estado do Paraná. A escolha da data coincide com o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebrado em 21 de abril e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com a legislação, a Economia Criativa abrange atividades que têm como base o conhecimento, a inovação, a criatividade e o capital intelectual de indivíduos. Essa economia valoriza a produção de bens, serviços e experiências que geram trabalho, renda e desenvolvimento sustentável, promovendo também a preservação cultural e o estímulo à diversidade.
ASSEMBLEIA E CÂMARA DE LUTO PELO PAPA
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do Papa Francisco, ocorrido na madrugada de segunda-feira (21), em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano. O pontífice vinha enfrentando complicações decorrentes de uma pneumonia, que o manteve internado por cerca de 40 dias recentemente. O chefe do Poder Legislativo lamentou a morte de Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, e destacou que o pontífice foi o primeiro papa a representar a América Latina, levando a voz de todo o continente ao coração da Igreja. “Hoje nos despedimos de um grande líder espiritual e lamentamos a morte de um homem de fé, humildade e coragem, que tocou milhões de vidas com suas palavras e gestos de amor ao próximo. Que seu legado de paz, justiça e compaixão continue a inspirar o mundo”, declarou Curi. Em nome da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o presidente Tico Kuzma (PSD) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21), em Roma, aos 88 anos. Líder espiritual de milhões de pessoas ao redor do mundo, o Papa Francisco marcou a história com sua simplicidade, compaixão e compromisso com a justiça social. Primeiro pontífice jesuíta e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo, Francisco deixa um legado de diálogo, acolhimento e esperança que transcende fronteiras religiosas. "O Papa Francisco foi uma das vozes mais humanas e firmes do nosso tempo. Sua liderança espiritual, marcada pela simplicidade e pelo amor ao próximo, deixa um legado que continuará inspirando o mundo. Curitiba se une em oração e respeito neste momento de luto", lamentou o presidente da CMC.
MOSTRA DE ARTISTAS COM TEA
Como os artistas com o transtorno do espectro autista (TEA) enxergam o autismo? Essa é a proposta da exposição itinerante "A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas", que desembarcou, nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A mostra inédita, organizada pela Gibiteca de Curitiba, pode ser visitada até o dia 4 de maio.
Com entrada gratuita, a atividade faz parte das ações do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. A mostra está instalada na portaria do anexo 2 da CMC, com entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto. As obras são assinadas por artistas de diferentes graus de suporte de TEA, de diversos estados brasileiros.