MENUx
Na próxima terça-feira, 22 de abril, é comemorado o Dia da Comunidade Luso-brasileira. A data celebra a fraternidade entre Brasil e Portugal, nações irmãs que compartilham idioma, arquitetura, folclore e outras semelhanças. É também o Dia do Descobrimento do Brasil e da assinatura do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta (Estatuto de Igualdade) entre os países.
A presença lusitana é marcante em Curitiba, com uma comunidade que preserva e valoriza a sua cultura. Foram os portugueses os fundadores da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em 29 de março de 1693, que posteriormente se chamaria Curitiba. Entre os séculos 18 e 19 foi a cultura lusitana que predominou na cidade.
O Bosque de Portugal, no bairro Jardim Social, é um memorial da Prefeitura de Curitiba que homenageia a imigração portuguesa. Inaugurado em 1994, o espaço abriga uma alameda com pisos de pedra em meio a mata nativa. São 22 pilares que contêm versos de poetas portugueses como Luís de Camões e Gregório de Matos.
Outro ponto da cidade é a Praça Brasil 500 Anos, no Parque Tingui. A praça foi feita para comemorar o quingentésimo aniversário do descobrimento do país e faz referência à tribo indígena Tingui, que habitava Curitiba na época de sua fundação.
Outros aspectos da cultura portuguesa estão presentes no cotidiano de Curitiba. A arquitetura colonial representou um marco na Curitiba recém-fundada. As feiras de rua também expressam a cultura lusitana através de comidas típicas como bolinho de bacalhau e pastel de Belém.
Para preservar a herança cultural portuguesa, instituições promovem eventos e ações. Marja Lawana Braga, presidente da Associação de Cultura Portuguesa de Curitiba, destaca a comunidade na capital paranaense. “A presença dos portugueses em Curitiba tem dois momentos. O primeiro é aquele pessoal bem antigo que são os comerciantes que se estabeleceram no Brasil e deixaram descendentes. Também há uma leva que veio com as empresas multinacionais que se instalaram aqui”, explica.
A Associação surgiu em 2018 após um grupo de amigos decidir criar um novo grupo para reafirmar sua cultura. Suas principais ações envolvem a banda Bacalhau com Notas, que toca músicas tradicionais e contemporâneas portuguesas, e os almoços promovidos eventualmente.
“Cada povo que veio constituir o Brasil acaba trazendo sua contribuição. E como é um país de todos, ele absorve essas culturas e as incorpora”, finaliza Marja Braga.