Papa Francisco morre aos 88 anos
21/04/2025 às 06:50
Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história Foto: Reprodução

O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. O óbito ocorreu um dia após o pontífice dar a benção a milhares de católicos na Praça de São Pedro, no Domingo de Páscoa. A morte foi confirmada pelo Vaticano.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, informou o Vaticano em um comunicado oficial.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Jorge Bergoglio foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica.

Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com bronquite e depois apresentou uma infecção polimicrobiana. Em seguida, o papa recebeu um diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões. O Vaticano descreveu a infecção como “complexa” e explicou que foi causada por dois ou mais microrganismos.

Enquanto esteve no hospital, em Roma, o pontífice apresentou diferentes quadros de saúde, tendo pioras seguidas de melhoras. Durante a internação, Francisco precisou de transfusões de sangue em decorrência de uma baixa contagem de plaquetas, associada à anemia.

O pontífice também esteve em “estado crítico” enquanto internado e apresentou insuficiência renal inicial leve. Os episódios respiratórios de Francisco exigiram que ele usasse ventilação mecânica não invasiva, que envolve colocar uma máscara sobre o rosto para auxiliar na passagem do ar pelos pulmões. Ele recebeu alta no dia 25 de março.

Páscoa

O papa apareceu no Domingo de Páscoa (20) para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, arrancando aplausos da multidão de católicos que estava no local.

“Irmãos e irmãs, feliz Páscoa!”, disse Francisco, com a voz mais forte do que nunca desde a sua hospitalização. Ele acenou para a multidão e pediu a um assessor que lesse o seu discurso.

Francisco também andou no papamóvel em meio aos fiéis na Praça de São Pedro. Ele não celebrou a Missa de Páscoa no local, delegando-a ao cardeal Angelo Comastri.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio