
Claudio Calluf (Art Market), Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais e Katia Velo (Katia Velo - Arte Cultura e Comunicação) Crédito: @_giklein
Na terça-feira (15 de abril), em celebração ao
Dia Mundial da Arte, São José dos Pinhais viveu um momento histórico. Foi a realização do Primeiro
Leilão de Arte da cidade que reuniu convidados no Abbey
Gastronomia (@abbey_sjp), localizado na Rua Voluntários da Pátria, 815, naquele município da Região Metropolitana de Curitiba.
Idealizado pela
Art Market (@artmarket), com curadoria de
Claudio Calluf e organização e assessoria de comunicação de
Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação, o evento revelou a potência artística da cidade, abrindo portas para um novo tempo de valorização das artes visuais, do colecionismo e da sofisticação cultural. O acontecimento contou com apoio da videomaker Paola Pallú (@paolapallu.fotovideo)
Com apenas
30 convidados criteriosamente selecionados, o leilão proporcionou uma atmosfera intimista e exclusiva. O público pôde apreciar não apenas obras e objetos de extremo valor artístico e histórico, mas também desfrutar de uma
experiência gastronômica refinada.
Entre as obras de arte estavam
quadros assinados por nomes como Fernando Calderari, Armando Romanelli, Manoel Costa, Fernando Ikoma, Paulo de Carvalho, Arlene Senegaglia, Katia Velo, entre outros artistas consagrados. Outro destaque foram os
tapetes persas autênticos, oriundos de regiões renomadas como
Tabriz, Mood, Yalameh, Gouchan e Gabeh, com desenhos florais e geométricos que encantaram colecionadores e apaixonados por arte.
O evento contou com a presença de personalidades representativas, como a
prefeita Nina Singer, os membros do
Comitê de Geminações Leopoldo Scherner, Roberto Machniewicz (presidente), Maria J. Nogueira e Elza Maria Delage; e representantes da imprensa, como
Vera Rosa (Órbita Feminina), Michel Rodrigues (Savannah Comunicação), Jonhi Pablo (Folha da Mulher) e Jaqueline Guerra, Jornalista e apresentadora do programa Business Woman na TV e correspondente do espaço Juk Business News, em SJP.
A organizadora e assessora do evento,
Katia Velo (@katiavelo), comentou que
“Moro há mais de 20 anos em São José dos Pinhais e acredito que este é o momento da cidade se consolidar como um polo de Arte. Foi uma noite de celebração, conexão e beleza.”
Já o curador
Claudio Calluf também ressaltou a importância do evento salientando que
“Nosso propósito foi unir arte e excelência, oferecendo ao público uma experiência memorável de apreciação e aquisição. São encontros como este que fortalecem o elo entre o artista e o colecionador e elevam o nível cultural da cidade.”

Obra do artista Calderari foi um dos destaques do Leilão. Credito Katia Velo

Claudio Calluf e Alexandre Sabbag (Art Market). Crédito Katia Velo

Prefeita Nina Singer, jornalista Jaqueline Guerra e a comunicadora Vera Rosa.