
O projeto Público Dança toma conta da Caixa Cultural Curitiba: são cinco coreografias contemporâneas, bate-papos, palestra e seminário visando estreitar as relações entre obra e espectador. As apresentações têm preços populares.
Em cartaz, até 20 de abril, o palco se abre para 5 Danças, da Rumo de Cultura e Entre Caboclos e Baianas, de Kunta Leonardo da Cruz. De 6 a 11 de maio serão apresentadas Picareta, de Vitória Gabarda e Desmundo, da desCompanhia de dança. E de 30 maio a 1 de junho, é a vez de Rotação, de Lívea Castro e Giovanni Venturini, com direção de Fernando de Proença.
Todas as ações são acompanhadas por um grupo de mediação, formado pelo projeto e pelas mediadoras Juliana Alves e Viviane Mortean, que realizam bate-papos e encontros com o público antes e depois de uma sessão de cada peça. O projeto também recebe estudantes de escolas públicas e oferece ações com tradução em libras.
O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo da UNINTER. Realização: Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura.
PROGRAMAÇÃO
5 DANÇAS
São cinco peças solos apresentadas em sequência, entre intervalos. É um convite para que o espectador emerja na história de cinco dançarinas – nascidas entre 1960 e 1969 - com atuação profissional ininterrupta de 40 anos, entre dançar e dar aulas de dança.
Data: 17 e 19 de abril, às 20, e no domingo às 19h
Entre Caboclos e Baianas
Kunta Leonardo da Cruz faz um um solo contemporâneo, compondo um mosaico de diversidade que são nossos modos de mover e comunicar. Busca- se assim outros possíveis desdobramentos para expressões corpóreo-vocais menos colonizadas na arte contemporânea.
Data: 18 e 20 de abril, às 20h
Picareta
|Vitória Gabarda mostra o corpo como um instrumento de abrir espaços, as escápulas como pás que através da repetição do movimento acessam camadas mais profundas da matéria. As veias como rios que circulam dentro de um território/corpo início.
Data: 06, 08 e 10 de maio, às 20h
Desmundo
A desCompanhia de Dança traz inquietações e também sonhos a respeito do mundo em que vivemos. É sobre a crise que gera novos impulsos, que aponta para novos caminhos no sentido de um recomeço, de uma reconstrução. É sobre viver adversidades e esperanças. É sobre, chorar, gritar, cantar, dançar, sonhar, comer e plantar.
Data: 7, 9 e 11 de maio, quarta e sexta-feira às 20, domingo às 19h
Rotação
Os artistas Giovanni Venturini e Lívea Castro, na companhia de dezenas de escadas, criam situações que emergem da ação de perspectivar - corpos, coisas e público - oferecendo encontros que multiplicam modos de estar com.
30 de maio a 01 de junho, sexta-feira e sábado às 20, domingo às 19h
Anote
Local: Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo 280, Centro)
Classificação: 14 anos para todas as atividades
Entrada a 10 e 20 reais
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: Site
Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba
(41) 4501-8722