
Em 15 minutos alguém estará ouvindo, pelo planeta, a célebre música de Maurice Ravel, Bolero. Sim, de 15 em 15 minutos, isso acontece, segundo Anne Fontaine, diretora francesa que leva para o cinema a complexa personalidade do criador dessa obra-prima entregue ao mundo, mais precisamente para a bailarina russa Ida Rubinstein, em 1928.
O filme, nos cinemas brasileiros a partir desta quinta 17, entrelaça a vida pessoal do compositor com sua angústia diante de uma inexplicável crise de inspiração, justamente para compor essa peça. Esse compasso de espera é enervante para o público (meu caso, pelo menos) ansioso para ouvir Bolero. Quando a música explode no corpo da bailarina, no entanto, Ravel tem ímpetos de fúria, contrariado pela leitura erótica feita por Ida Rubinstein.
Nascido parisiense em 7 de março de 1875 e morto em 28 de dezembro de 1937, Ravel nunca se casou, nunca teve filhos, mas parece que nutriu um amor platônico por sua musa Misia Sert, irmã de seu amigo mais próximo. Outro amor foi pela mãe, uma espanhola da região basca, o que explica a vibração dos 17 minutos de Bolero. Do pai, um engenheiro mecânico, herdou o sentido do ritmo das máquinas, mesmo as mais ruidosas.
Anne Fontaine, depois de Coco Antes de Chanel, em Bolero – A Melodia Eterna debruça por esse aspecto da vida de Ravel, sem se aventurar por explicações psicológicas. E permanece no mesmo cenário da célebre estilista, Paris.
O elenco se entrega, generosamente, aos personagens. Maurice Ravel é vivido por Raphaël Personnaz, Doria Tillier é Misia Sert e Jeanne Balibar é a bailarina que fez Bolero desabrochar da alma do compositor. No entanto, o balé é melhor dançado por um dançarino, ao final, quando aparecem os créditos, pelo menos é o que eu esperava, talvez influenciada pela lembrança de Claude Lelouch.]
Ficha técnica
França | 2024 | 120 min. | Drama – Biografia | 14 anos
Título Original: Bolero
Direção: Anne Fontaine
Roteiro: Anne Fontaine, Claire Barré, Pierre Trividic
Elenco: Raphaël Personnaz, Doria Tillier, Jeanne Balibar
Distribuição: Mares Filmes