MENUx
Israel diz que “dezenas percentuais” da Faixa de Gaza se tornaram parte da “zona de segurança” de Israel, ou zona com proibição de entrada para residentes.
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, fez esta declaração no domingo pelas redes sociais, dizendo que centenas de milhares de residentes já foram retirados das zonas de combate.
Acredita-se que as áreas de segurança tenham se expandido por conta de um novo corredor que separa a cidade de Rafah, no extremo sul, do resto de Gaza. As forças israelenses anunciaram a conclusão do corredor no sábado, dizendo que haviam cercado Rafah.
Katz disse, também, que quanto mais o Hamas persistir em sua recusa, mais a atividade dos militares israelenses se intensificará. Ele acrescentou que Gaza se tornará menor e mais isolada.
Israel voltou a usar seu poder militar para aumentar a pressão sobre o grupo islâmico. As negociações sobre a extensão do cessar-fogo foram paralisadas após o término da pausa inicial de seis semanas no combate.
Na segunda-feira, um veículo de comunicação árabe informou que uma delegação do Hamas manteve conversações no domingo, no Cairo, com autoridades da inteligência egípcia. O Egito tem trabalhado como mediador entre Israel e o Hamas.