Comes&Bebes/Dia Mundial do Café
14/04/2025 às 11:47
Hoje, 14 de abril, é Dia Mundial do Café. Porém, os brasileiros possuem outras duas datas a mais para comemorar: o Dia Nacional do Café, em 24 de maio, coincidindo com a colheita que começa em maio, e o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro, estipulado desde 2014 no calendário da   Organização Internacional do Café.
.Sabia que o café turco foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial em 2013 pela Unesco? Afinal, foi em Istambul, então a Constantinopla dos otomanos, que o hábito ficou popular. Isso posto, vamos nos servir? Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, o brasileiro consome, em média, 1.430 xícaras de café por ano.
A neurologista Viviane Felici, do Centro Especializado em Neurologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, revela para nossa alegria: “Há cada vez mais evidências de que o consumo regular e moderado de café pode estar ligado a um risco menor de doenças neurodegenerativas. O estudo publicado na Alzheimer’s & Dementia contribui com essa hipótese, ao mostrar uma possível conexão entre a cafeína e a redução do acúmulo de β-amiloide no cérebro, uma das marcas da doença de Alzheimer”.
E o cardiologista Álvaro Avezum, do mesmo  hospital, cita outro estudo também de nosso agrado: “O consumo de 0,5 a 3 xícaras de café por dia, em comparação com o não consumir, foi associado a uma redução de 12% na mortalidade por todas as causas, redução de 17% na mortalidade cardiovascular e redução de 21% no risco de acidente vascular cerebral (AVC)”.
 Ah, e café se consome de muitas formas. Confira:
 Com especiarias
Kitano, líder nacional no segmento de ervas e especiarias, pega carona na efeméride e nos convida a redescobrir essa bebida tão especial com um toque de criatividade. As combinações são uma forma de reinventar o café do dia a dia, trazendo aromas marcantes e sabores surpreendentes.
 Eis uma sugestão adaptada do café marroquinho. Ingredientes:
Café solúvel
Pimenta-do-Reino Preta em pó
Cardamomo
Gengibre moído
Canela em pó
Cravo-da-índia
Cominho em pó e Noz-moscada
 Modo de Preparo:
 A medida ideal é meia colher de cada especiaria para cada 500 g de café moído. Basta misturar as especiarias em algum recipiente e colocar duas colheres de sopa do pó condimentado junto com o pó de café. Aguarde a água fervida transformar os ingredientes no filtro em uma bebida única. O açúcar é opcional.

Sorbet especial
Criado pela chef gelatiere Harlen Brandão, da Crema Lab, o  blend clássico do Lucca Cafés se une ao sabor laranja do Cointreau Noir, resultando em um sorbet leve, refrescante e ousado. Bem inspirada nas gelaterias tradicionais da Itália, a Crema Lab já trabalha com uma carta de cafés assinada pelo Lucca.
A chef explica: “A ideia era complementar o café, não competir com ele. “A laranja já aparecia naturalmente no café por conta da acidez, então trouxe o licor para intensificar essa característica e criar um fundo elegante, com camadas de sabor”. Ela utiliza o café do Lucca, com notas sensoriais que incluem chocolate, caramelo e acidez cítrica que remete à laranja. No sorbet, sente-se um toque sutil de conhaque.
Tem Crema Lab à Rua Deputado Antônio Baby, 18 – Batel. Abre de domingo a quinta, das 11 às 21h    Sexta e sábado, das 11h às 22h. E no Shopping Barigui.
 
Coado em sachê
Que tal conhecer uma novidade para festejar a efeméride? É a Cafellow, que já foi noticiada nesta coluna.  É a primeira marca do Brasil de café coado em sachê, criada por Paula Veloso Campolina, uma empresária apaixonada pela bebida. Entre os sabores é de se conhecer o Café da Criatividade, pois combina arábica com extrato de cogumelo, além de oferecer um toque suave de caramelo e baunilha, visando estimular a imaginação e fortalecer as funções cognitivas.
A Cafellow está disponível na loja online, com entregas em todo o Brasil, e também nos Empórios Frutaria Oscar Freire e Vila Nova, em São Paulo.
 
 E para acompanhar?
A rede Croasonho avisa que consome quase uma tonelada de café por mês em suas lojas, lembrando que o estado de São Paulo responde por 25 milhões de xícaras bebidas por dia. E como cafezinho vai sempre bem com um pão na chapa ou croissant, a franquia sugere harmonizar com recheio de chocolate com morangos, com o creme com morangos, Nutella, Brigadeiro de Pistache e doce de leite Havanna. Eles também combinam com os dias mais frios do outono, quando a procura por pratos e bebidas quentes aumenta.
Sorvete pingado
Para celebrar a data, a rede Soft Ice Cream e o Moka Clube lançam o Sorvete Pingado. São nove receitas que misturam cafés especiais com sorvetes artesanais, todas inspiradas no tradicional pingado, que leva um toque de leite. As criações incluem o curioso Pingado, sorvete feito a partir do espresso do café Bala de Caramelo do Moka com leite; o Misto Pingado com Pistache; e o Affogato, que vem do italiano afogado: sorvete de pingado “afogado” em uma dose de espresso.
“Quem provou no ano passado já sabe o quanto essas combinações são especiais, e agora temos ainda mais opções com perfis distintos de sabor e textura”, conta Matheus Krauze, sócio fundador da Soft, advertindo que as novidades ficam disponíveis até 22 de abril, nas 14 lojas da marca  nas cidades de Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Apucarana (PR), Maringá (PR), Londrina (PR), Guaratuba (PR), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Ubatuba (SP), Goiânia (GO), Varginha (MG) e Itabuna (BA).

Espresso Martini Tia Maria
 Receita de um drinque  enviada pela TodoVino que distribui  de bebidas da importadora Interfood:
Ingredientes:
- 30 ml de licor de café Tia Maria
  • 30 ml de café espresso
  • 30 ml de vodka
  • Gelo a gosto
Modo de preparo: 
Despeje todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Agite bem e coe em uma taça de martini previamente gelada. Para um toque clássico, decore com três grãos de café.
Produtos disponíveis no e-commerce, TodoVino, no televendas (11) 2602-7266, site ou também pode ser encontrado em lojas especializadas.
Pedro Eco

E para terminar, veja só: Pedro Okagawa Braga, morador de São Paulo, aos nove anos criou marca de café especial e administra sua “empresa”, cuida do estoque, vendas e até da identidade visual do seu produto. E já sonha: “Também quero ampliar meu site de e-commerce para vender café para todo o Brasil e, no futuro, expandir internacionalmente”.
Ao visitar a cafeteria de um amigo da família, que trabalha com torrefação e distribuição de cafés especiais de pequenos produtores, Pedro encomendou de início vinte pacotes, vendidos para amigos e familiares. O café, que leva a marca Pedro Eco, ficou popular entre professores e seus  colegas da Escola Bilíngue Aubrick. “Quando vimos a qualidade do trabalho dele com o café, ficamos impressionados”, conta a coordenadora pedagógica Patricia Torres Azevedo.
 
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