
Ao termino da reunião cumprimentos e aplausos entre os participantes do encontro
O projeto “Curitiba de Volta ao Centro” foi debatido na quarta-feira (09.04), na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), com a presença do prefeito Eduardo Pimentel e empresários e empreendedores.
Foram abordadas as estratégias de revitalização do centro da capital paranaense, com foco no fortalecimento do comércio local, modernização da infraestrutura urbana e ações de segurança pública. O objetivo é transformar a região central em um ambiente mais dinâmico, atrativo e seguro para moradores, consumidores e investidores.
O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, destacou a importância do diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada, reforçando o papel histórico da Associação na defesa dos interesses dos associados e da sociedade, missão proposta pelo Barão do Cerro Azul há mais de um século.
“Com o passar do tempo, os desafios se transformam — e hoje não é diferente. Curitiba é um polo de inovação e desenvolvimento, mas ainda enfrenta questões que precisam da atenção do poder público, especialmente no centro da cidade, onde estamos agora”, afirmou.
Deggerone também salientou que enfrentar os problemas da cidade requer planejamento, escuta ativa da população e, sobretudo, ação.
“Costumo dizer que, para mudar o mundo, precisamos começar olhando para a nossa casa, para o nosso bairro, para o nosso entorno”, salientou.
Ao ressaltar a importância do comprometimento coletivo para revitalizar a região central da capital, o vice-presidente da entidade e coordenador do Conselho do Centro Vivo, Jean Michel Galiano, fez questão de homenagear o fundador do projeto Centro Vivo, Jonel Chede, a quem classificou como um visionário e idealista.
“Enquanto muitos centros urbanos brasileiros perdiam movimento e vitalidade, ele acreditou que o comércio de rua de Curitiba poderia resistir e se reinventar. E assim foi feito”, afirmou.
Segundo Galiano, foram mais de duas décadas de desafios e conquistas que mantiveram o projeto ativo e resiliente. Atualmente, sob nova gestão e diante de novos obstáculos, o Centro Vivo segue firme. Reconheceu avanços significativos, especialmente na área de segurança, e defendeu a criação de políticas públicas que incentivem empresas a abrirem filiais no centro e estimulem o retorno de negócios que migraram para outras regiões. “Acredito firmemente que conseguiremos fazer o centro de Curitiba voltar a pulsar com vida, oportunidades e desenvolvimento.”
CÂMARA DOS VEREADORES
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma, também participou do encontro e ressaltou o compromisso do Legislativo com a revitalização da área central.
“A Câmara Municipal abraçou esse desafio do Novo Centro”, disse. Celebrou a continuidade do movimento Centro Vivo e o envolvimento coletivo para avanços mais significativos”.
Já o prefeito Eduardo Pimentel apresentou um panorama dos principais feitos dos 100 primeiros dias de sua gestão e destacou iniciativas estratégicas para revitalização do centro da cidade. Entre as principais citou a implantação de um modelo inovador de permuta de terrenos, a autorização para concurso público com 100 novas vagas na Guarda Municipal, e a redução da tarifa de ônibus aos domingos e feriados, que ampliou em 30% a circulação de pessoas nesses dias, estimulando o uso do transporte público e o movimento no Centro.
TRÊS FRENTES DE AÇÃO
O prefeito detalhou o plano de revitalização do Centro, que está dividido em três frentes. No curto prazo: substituição da iluminação pública em 52 ruas com 1.700 novos pontos de LED, realização do programa Domingo no Centro, retomada da Virada Cultural e entrega de novas barracas na Feira do Largo da Ordem.
O prefeito também destacou o lançamento do Selo Produto Original de Curitiba, certificação para produtos que representam a identidade curitibana. A médio prazo: incentivo à moradia na região central, com empreendimentos privados de uso misto (residencial e comercial) surgindo, impulsionados pela flexibilização de exigências como vagas de garagem.
A longo prazo: projeto de retrofit e recuperação de prédios abandonados, com estudo de incentivos fiscais como descontos em IPTU e ITBI, em discussão com a Secretaria de Finanças.
TURISMO LOCAL
Pimentel também celebrou o bom desempenho do turismo local, com ocupação máxima na rede hoteleira durante o Festival de Teatro de Curitiba e o Smart City Expo Curitiba 2025. “Isso é bom para o empresariado, que ganha, reinveste e gera empregos”, afirmou.
Destacou ainda dois pilares para o desenvolvimento da cidade: desburocratização para facilitar investimentos e qualificação profissional. Cursos gratuitos nas áreas de tecnologia, metalmecânica, beleza, culinária e turismo serão ampliados em parceria com escolas técnicas e entidades.
SEGURANÇA
O prefeito também abordou o enfrentamento à situação de rua e ações de segurança. Em 45 dias, mais de 100 operações conjuntas foram realizadas com o Governo do Estado, Guarda Municipal e demais forças de segurança.
Paralelamente, medidas sociais como acolhimento, tratamento de saúde mental, combate à dependência química, acesso à creche e profissionalização estão em curso. Um exemplo é o vale-refeição de R$ 440 para catadores de cooperativas, que agora podem comprar nos Armazéns da Família.
Finalizando, o prefeito celebrou a inauguração do Estúdio Riachuelo, voltado à cultura gamer, e a revitalização do Cine Lido, reforçando a criação de um complexo cultural no centro de Curitiba, que também incluirá o Solar do Barão e o Cine Passeio.

Auditório da ACP completamente lotado para assistir as exposições do projeto

Presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone: “ainda enfrentamos questões que precisam da atenção do poder público, especialmente no centro da cidade”.

Prefeito Eduardo Pimentel: “O plano de revitalização do Centro, que está dividido em três frentes”.

Ao centro, Eduardo Pimentel cumprimenta o atual presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, ladeados pelos ex-dirigentes da entidade, (da esquerda para direita) com Jonel Chede, Ardisson Akel, Glaucio Geara e Camilo Turmina