
Portal da cidade de Holambra: acesso a múltiplas atrações - Foto: Ken Chu/Expressão Studio
Conhecida nacionalmente como a “Cidade das Flores” e famosa por sua herança holandesa, a cidade paulista de Holambra, integrante da microrregião de Campinas, é dona de um charme europeu com ruas floridas, arquitetura típica, culinária marcante e um clima acolhedor durante todo o ano. É também responsável por cerca de 45% da produção de flores e plantas ornamentais do país, o que a torna ainda mais especial para os visitantes.
Entre 4 e 8 de agosto, Holambra será o cenário do 8º Conexidades, evento que desde 2018 objetiva criar pontes entre o setor público, empresas e a sociedade, discutindo temas relevantes como saúde, educação, turismo, cultura, sustentabilidade, infraestrutura e tecnologia. O local será o Centro de Eventos da Expoflora
Para quem pretende participar do evento, é bom conhecer os principais atrativos da cidade. Um deles é parque Van Gogh, espaço cultural e de lazer inspirado na obra do artista holandês, com jardins temáticos e um cenário ideal para fotos e passeios em família. A relação segue com o Moinho Povos Unido, considerado o maior moinho de vento da América Latina, um verdadeiro cartão-postal de Holambra e que oferece uma vista panorâmica da cidade a partir do seu mirante; Museu Histórico Cultural de Holambra, local onde os visitantes podem mergulhar na história dos imigrantes holandeses e na formação da cidade, com objetos, fotos e documentos históricos.
E mais: Boulevard Holandês, um charmoso centro comercial e gastronômico com cafés, lojinhas de souvenirs, restaurantes e uma arquitetura que remete diretamente à Europa; Campos de flores, um dos passeios mais procurados, os campos de flores em Holambra encantam com seus tapetes coloridos. São visitas guiadas que explicam o cultivo e a produção das flores; Expoflora, maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizado anualmente e que movimenta a cidade com apresentações culturais, danças típicas, exposições e desfiles.
O Conexidades chega a Holambra depois de passar por cidades como Ubatuba, São Carlos, Olímpia, Guarujá, Jundiaí e, mais recentemente, São Sebastião. É realizado pela Multiplicidades em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo. Informações:
https://conexidades.com.br/ .