Zonta compartilha sua história, experiências e expectativas para o futuro do Condor
29/03/2025 às 08:29
O presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, foi um dos convidados do Painel “Escolhas que transformam: o varejo na era da sustentabilidade e tecnologia”, que faz parte da programação do GazzSummit Agro e Foodtechs dentro da Smart City Expo Curitiba.

Junto com Carlos Beal, diretor do Festval, e do Everton Muffato, diretor do Muffato, Zonta compartilhou sua história e sua experiência com os visitantes. Um dos assuntos abordados foi tecnologia, que segundo o presidente do Condor, se trata de uma corrida constante em função da velocidade de transformação do mundo e do varejo. “A tecnologia está presente em todas as etapas da cadeia de suprimentos do varejo. Agora, a Inteligência Artificial vem para agilizar e entregar informações ainda mais precisas, o que nos permite conhecer melhor o consumidor e interagir melhor com ele”, disse Zonta.

O empresário também falou sobre inteligência de mercado e a importância das pesquisas para o negócio. “Para expandir, precisamos sondar cada região, avaliar a viabilidade e o retorno. Mas, apesar de sempre buscar prever o futuro de cada estabelecimento, o varejo é muito dinâmico e intercorrências aparecem. Então, o sucesso também depende da nossa resiliência, fé e a capacidade de aprender com os erros”, destacou.

Zonta também relembrou a sua trajetória e os desafios enfrentados no decorrer dos 50 anos do Condor. “Entre as principais dificuldades, está o congelamento de preços no governo Sarney, momento em que a empresa encolheu 20%. Outro momento marcante, que acabou se transformando em oportunidade, foi a chegada das multinacionais em Curitiba. Fui assediado para vender, mas recusei a proposta e decidi investir na modernização e expansão da empresa”.

Quanto ao futuro, Zonta falou que sempre se preocupou com a sucessão e que, em 2007, decidiu iniciar a preparação de maneira planejada. “Imaginava que a sucessão era preparar os sucessores, mas trouxe uma assessoria externa e vi que a empresa era quem precisava ser preparada. Fizemos o plano de sucessão gradualmente, meus três filhos se prepararam, passaram por todos os setores e a empresa está pronta, mas enquanto eu puder, pretendo seguir vivendo o meu negócio”, completou.

Sobre o Condor
A Rede Condor possui 58 lojas, entre super e hipermercados e está presente em 20 cidades do Paraná e Santa Catarina.

Com uma visão empreendedora sem limites, o fundador da empresa expandiu para além do varejo alimentar, com o Grupo Zonta.

Em 2015, ingressou no segmento de postos de combustíveis. Em 2016, deu um passo adiante rumo à Santa Catarina, inaugurando a sua primeira unidade fora do Paraná. Em 2021, seguiu com sua trajetória de conquistas ao inaugurar o Gigante Atacadista. E em 2023, adquiriu duas tradicionais empresas catarinenses: CIPLA, especializada em plásticos injetáveis, e Hipermais, uma rede de atacado. Também em Santa Catarina, adquiriu o Shopping Joinville.

Outra aquisição foi da empresa Ouro Fino, tradicional indústria paranaense com 125 anos de história. Foram adquiridas a estância de 600 hectares e a operação comercial da Ouro Fino, assim como a marca.

Hoje, o Grupo Zonta é uma verdadeira potência, abrangendo 99 unidades, entre supermercados, hipermercados, atacarejos, atacados, postos de combustíveis, indústrias, shopping, matriz administrativa e serviços financeiros. A empresa também deixa sua marca nos setores imobiliário, logística, administração de crédito, setor publicitário e processamento de carnes e frios. O entreposto é responsável pela produção de 138 itens, sendo 58 cortes bovinos, 20 cortes suínos, 20 itens de lácteos, 28 itens de industrializados, além da produção própria de 8 itens de temperados suínos e 4 itens de temperados de frango.

A central de distribuição conta com mais de 80 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.

O Condor também faz parte do ecossistema de inovação para o varejo com o Condor Connect, hub que oferece oportunidade de mentoria, incubação e aceleração para empreendedores que desejam inovar, desenvolver seus negócios ou retirar uma ideia do papel.
No setor financeiro, o Grupo possui uma operação própria de Cartão de Crédito, o Z-On. Ele pode ser utilizado em todas as marcas do Grupo Zonta com a proposta de ampliar a oferta de serviços aos clientes e de oferecer um SAC próprio, sem vínculo com bancos.

Para intensificar a atuação social do Condor nas comunidades em que a rede possui loja, foi criado o Instituto Joanir Zonta. Presidido por Sandra Zonta, ele viabiliza projetos em benefício da população na área social, educacional e ambiental.

São mais de 13 mil colaboradores que fazem parte da Família Condor e que garantem o atendimento a mais de 60 milhões de clientes por ano.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio