Smart City Expo Curitiba 2025 apresenta soluções inovadoras para cidades
E mais: Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards anuncia cidades vencedoras
26/03/2025 às 15:05
Iniciativa premia os melhores projetos brasileiros em cinco categorias. Divulgação

Começou nesta terça (25) e vai até quinta (27) o Smart City Expo Curitiba 2025 na Ligga Arena, na capital paranaense. Com o tema "Transformando cidades: Construindo felicidade", o maior evento de cidades inteligentes das Américas reúne especialistas para debater inovações, com foco em inclusão, eficiência e bem-estar.

Promovido pelo iCities com o apoio da Prefeitura de Curitiba e com a chancela da Fira Barcelona, a 6ª edição do evento conta com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais, que discutirão o impacto de soluções inteligentes das cidades na qualidade de vida das pessoas. 

"Acreditamos que pessoas inteligentes constroem cidades inteligentes, e este evento é o catalisador desse movimento. Nosso objetivo é humanizar a tecnologia, demonstrando seu potencial como aliada da cidadania, através de exemplos concretos de como ela pode ser uma ferramenta para a criação de um futuro mais inclusivo, sustentável, seguro, humano e, consequentemente, mais feliz", afirma Beto Marcelino, sócio-diretor do iCities.

O Smart City Expo Curitiba recebe cerca de 140 expositores que mostram inovações que estão na vanguarda do ecossistema de cidades inteligentes em todo o mundo. Durante o Smart City Expo Curitiba, são realizados eventos paralelos dentro da estrutura da Ligga Arena:

Fórum Econômico Smart Brasil (25/03) – encontro exclusivo para líderes e especialistas discutirem os desafios e oportunidades da nova era econômica no contexto das cidades inteligentes. Através de discussões de alto nível sobre investimentos e desenvolvimento sustentável busca impulsionar a transformação urbana por meio do desenvolvimento econômico. O evento conta com a participação de renomados especialistas, sendo um deles, Marcos Troyjo, economista, cientista social e diplomata brasileiro.

"Construções Inteligentes" by Tomorrow Building (25 a 27/03) – espaço dedicado à discussão sobre o futuro da construção civil, com foco em inovações, materiais sustentáveis e soluções de financiamento verde, visando aumentar o número de edifícios inteligentes, a descarbonização e fomentar a infraestrutura inteligente. 

GazzSummit Food & Agrotech (26 e 27/03) – evento que irá explorar a sinergia entre agrotecnologia e cidades inteligentes, visando uma produção e distribuição de alimentos mais sustentável. O evento de dois dias contará com palestras, painéis, networking e exposições de startups e empresas, onde serão debatidas tecnologias como IoT, IA, robótica, blockchain e biotecnologia, impulsionando a transformação digital no setor com foco em sustentabilidade, inovação, logística e automação no agronegócio.

"Sprint Urbano" – iniciativa inovadora para auxiliar na revitalização do centro de Curitiba. O projeto, que teve início 80 dias antes do evento, contará com um escritório aberto aos visitantes da feira nos dois primeiros dias de Smart City Expo Curitiba. No terceiro dia, profissionais de arquitetura e urbanismo farão uma visita guiada ao centro da cidade, com o objetivo de desenvolver soluções e protótipos inteligentes. Posteriormente, essas soluções serão apresentadas ao poder público através de um documento público com sugestões transformadoras para a região, a fim de implementar as ideias geradas.

Brazilian Awards – O Smart City Expo Curitiba acaba de anunciar os vencedores da segunda edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards em uma cerimônia emocionante que contou com a presença do Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e mais de mil pessoas na Ópera de Arame. Os ganhadores das cinco categorias são:

  • Prêmio Cidade Inteligente: São Gonçalo do Abaeté - MG foi a grande vencedora com o projeto “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-Estar”, de autoria da prefeitura municipal. O projeto contemplou a criação do índice “Felicidade Interna Bruta”, que integra preservação ambiental, desenvolvimento econômico e bem-estar social, colocando o ser humano no centro da gestão pública, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como resultado, houve redução da gravidez na adolescência, maior senso de comunidade, valorização de recursos locais e redução da criminalidade, dentre outros.
  • Equidade Social: Salvador - BA foi reconhecida nesta categoria com o projeto Mulher no Volante, que promoveu capacitação e emprego a partir da habilitação de mulheres para o transporte público. Em um ano, houve um aumento de 100% de mulheres dirigindo ônibus na cidade, fomentando a inclusão social no município. 
  • Prêmio Inovação e Transformação Digital: Nesta categoria, a cidade vencedora foi Mangaratiba – RJ, com o projeto Estratégias de Governo Digital para o Desenvolvimento de Cidades: O Caso de Mangaratiba - RJ, de autoria do Sebrae (RJ). A partir de um projeto de governança digital, foi criado um sistema próprio para licença de entrada de veículos de turismo, projeto que reduziu o tempo de emissão de cinco dias para emissão imediata online. O sistema gera o QR code para autenticação e conta com dashboard, que permite a análise de dados para decisões estratégicas.
  • Mobilidade Urbana: O projeto SorriMobi - Mobilidade Urbana da cidade de Sorriso - MT foi a grande vencedora nesta categoria. O projeto desenvolvido pela prefeitura municipal considerou a construção de uma plataforma para gestão da frota municipal. Foram estabelecidos cinco veículos ativos que já fizeram 48 mil corridas com mais rapidez e eficiência na realização de transporte de servidores, documentos e materiais essenciais para administração pública, gerando economia de recursos públicos.
  • Cidade Sustentável: A cidade de Paranaguá – PR venceu com o projeto AMA: Desenvolvendo bairros lixo zero em Paranaguá com 100% de Aproveitamento de Resíduos Recicláveis. Um projeto de autoria do AMA - Agentes do Meio Ambiente que considerou a criação de um aplicativo de celular para registro do descarte de lixo reciclável correto pela população. Todo cidadão participante concorre a até três prêmios por semana. 


Programa da Positivo Servers & Solutions cresce 67% em um ano

O programa de canais da Positivo Servers & Solutions acaba de completar dois anos com grandes conquistas. Só entre março de 2024 e o mesmo mês de 2025, o PSS Connect registrou aumento de 67% no número de revendas participantes, passando de 195 parceiros para 326. O resultado consolida a iniciativa como um dos mais estratégicos ecossistemas para canais de distribuição do setor de TI brasileiro. Desde sua criação, em 2023, o projeto já distribuiu mais de R$ 4 milhões em benefícios financeiros aos associados, disponibilizados por meio de rebate e Marketing Development Funds (MDF).

O PSS Connect foi criado com o objetivo de agregar valor às operações de revendas que comercializam soluções de servidores, armazenamento, conectividade, inteligência artificial e infraestrutura de TI. Para Silvio Ferraz de Campos, CEO da PSS Servers & Solutions (empresa do grupo Positivo Tecnologia), a expansão do projeto superou as expectativas ao ampliar o número de canais, implementar diversos benefícios financeiros e fortalecer a capacitação dos parceiros. “O impacto desse crescimento refletiu diretamente no volume de negócios gerados, e potencializou as oportunidades comerciais dos parceiros”, afirma. “Queremos ampliar a atuação junto aos nossos parceiros e garantir que eles tenham acesso a ferramentas que impulsionem as suas operações e os seus resultados.”

Em 2025, o PSS Connect seguirá comprometido com o desenvolvimento dos canais participantes. Para isso, a Positivo Servers & Solutions investirá na qualificação e no treinamento contínuo dos parceiros. A empresa também ampliará as capacitações técnicas e comerciais para aprimorar habilidades e aumentar a competitividade dos seus associados no mercado. “A plataforma do programa irá receber ferramentas de inteligência artificial e business intelligence para oferecer mais inovações aos usuários, desde o chatbot Buddy, que agiliza o suporte aos parceiros, até um painel de gestão com dados estratégicos sobre desempenho, metas e participação em treinamentos”, destaca Campos.

Os benefícios financeiros seguem como um diferencial estratégico para o programa. O rebate recompensa parceiros de alta performance, o que aumenta a rentabilidade dessas empresas, enquanto o MDF apoia ações de marketing e a geração de demanda, permitindo que os canais expandam a presença no mercado. Além disso, descontos nas PoCs (Proof of Concept) facilitam a validação de soluções, aceleram as vendas e fortalecem a relação com os clientes. O PSS Connect também conta agora com uma parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul, que dá descontos de até 50% em cursos de graduação e pós-graduação para colaboradores e familiares dos parceiros.
 

Reconhecimento facial: sistema ajudou a prender mais de 500 pessoas

Desde sua entrada em operação em dezembro de 2023, o sistema de reconhecimento facial implementado no Rio de Janeiro auxiliou a efetuar mais de 500 prisões, segundo dados divulgados pela Polícia Militar em fevereiro. Isso foi possível por meio de uma tecnologia que integra câmeras de alta resolução, que permitem visualizar rostos a grandes distâncias, a um software de reconhecimento facial de grande assertividade que consegue realizar a identificação das faces nas mais adversas condições.

“O grande diferencial é que se trata de um software de alta assertividade interligado a câmeras de alta resolução, com sistema de transmissão de dados criptografado. Essa combinação é capaz de identificar faces em meio a uma multidão. Pessoas com óculos e boné, e até mesmo rostos expostos em angulação severa, e transmitir essas informações de forma totalmente segura para o Centro de Comando”, explica Rafael Grande, Diretor da Vertical de Segurança Eletrônica da L8 Group, empresa responsável pelo fornecimento dos softwares e câmeras.

Além de faces, o sistema possui a capacidade de identificar outras características dos indivíduos presentes nas imagens, como cor da roupa, gênero e idade estimada, e o uso ou não de acessórios como bolsas, mochilas, chapéus e óculos.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio