Prima Facie e outras peças lotam teatros
24/03/2025 às 16:30
Mais de cinco mil pessoas vão ao Guairão, nesta terça 25 e quarta, ver  Débora Falabella, que acaba de ganhar o Prêmio Shell de Teatro/Rio de Janeiro, por sua atuação em Prima Facie. É o primeiro monólogo da carreira da atriz mineira de 46 anos. E integra as maiores atrações do Festival de Curitiba, que começa hoje, dia 24, com Os Mambembes, no Teatro Positivo.
Tendo um tribunal por cenário, a atriz interpreta uma advogada que narra o estupro que sofreu por um colega de trabalho. Escrito por Suzie Miller, o texto ganhou dezenas de montagens ao redor do mundo, conquistou a Broadway e o West End inglês, virou objeto de disputa entre produtores e inspirou debates e esforços para mudar algumas leis britânicas. A peça teve sua estreia em Londres, em 2022.
Débora Falabella, sob direção de Yara de Novaes , iniciou a encenação em abril de 2024 no Rio de Janeiro e se tornou em um fenômeno de público instantâneo. No Guairão, as  duas sessões estão lotadas.
Também com temática envolvendo abuso sexual e já com lotação do teatro esgotada, Nebulosa de Baco tem por protagonista a  atriz curitibana Rosana Stavis, que por sua performance em A Aforista foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz. Seu novo papel é de uma atriz experiente que precisa ajudar uma colega iniciante a interpretar uma vítima de abuso sexual na infância. Essa personagem é vivida pela curitibana Helena de Jorge Portela.
Nebulosa de Baco, exibido dentro da Mostra Lúcia Camargo, estará no Guairinha nos dias 5 e 6 de abril, com ingressos das duas sessões esgotados.
 
 Palco para Leminski e Trevisan

O 33° Festival de Curitiba apresenta, na sua mostra principal, homenagem teatral para os escritores Paulo Leminski e Dalton Trevisan. E os ingressos já estão esgotados.
O diretor Rodrigo Fornos e a escritora e compositora Estrela leminski, filha de Paulo, e Eduardo Ramos idealizaram o Cabaré Haikai em 2024, nos 80 anos do poeta.  Dele estão textos, poemas e composições.
 Já o espetáculo de homenagem aos cem anos de Dalton Trevisan, Daqui Ninguém Sai, encena mais de 30 contos do Vampiro de Curitiba. O espetáculo, em estreia nacional, é uma realização do Teatro de Comédia do Paraná (TCP) do Centro Cultural Teatro Guaíra, coem direção de Nena Inoue e dramaturgia de Henrique Fontes.
Estão agendadas duas apresentações, nos dias 26 e 27 de março às 20h30, no Guairinha. Atenção: os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro
 

 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio