Hatus apresenta Raízes da Nossa Música
20/03/2025 às 20:59
Sob regência do maestro Roberto Sion e participação especial do cantor Tony Gordon, vencedor do The Voice Brasil 2019, cerca de cem jovens músicos da Orquestra do Instituto Hatus e coral celebram os 15 anos da instituição com o concerto Raízes da Nossa Música, agendado para 28 de março, em São Paulo. O repertório é de músicas clássicas e contemporâneas.
O Instituto Hatus (IH), que atua como organização sem fins lucrativos, destaca-se na promoção de ações socioculturais que transformam a vida de jovens de baixa renda, moradores de Osasco e Vila dos Remédios, em São Paulo.
Sua orquestra é composta por jovens com idades entre 7 e 17 anos. Gislene Nunes, presidente do IH, lembra que mais de três mil alunos já se beneficiaram dos projetos ao longo dos anos. A orquestra, observa, neste momento dá ênfase à música brasileira, “porém, nossos alunos estudam música clássica e autores diversos da música universal”.
 
Regendo o Futuro


Desde sua fundação em 2009, o Instituto Hatus oferece programas de aulas gratuitas de canto coral e instrumentos musicais no contraturno escolar. As turmas, com 200 alunos, estão divididas entre manhã e tarde, com carga horária que varia de seis a nove horas semanais. E têm à disposição cerca de 40 pessoas, entre professores de música e assistentes social e psicossocial.
O IH obteve no ano passado a Certificação ESG para a área social. E Gislene Nunes comemora os resultados: melhora no desempenho escolar, baixo índice de desistência e até mesmo a geração de emprego, com a contratação de ex-alunos como monitores do projeto.
O Instituto, entretanto, atua em imóvel alugado, representado altos custos de adaptação para atender as classes. Projetando sede própria, Gislene Nunes conta: “Queremos ampliar, dobrar a nossa capacidade, para receber as crianças e adolescentes que estão na fila de espera, e têm o sonho de aprender música”.

 Prestigie:

Teatro Aspro (Rua Joaquim Dias de Oliveira, 22 – Osasco-SP), dia 28 de março, às 19h30.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio