
Luis Matias e Anderson Nery, fundadores da startup Robozin (Foto: Divulgação)
Imagine ficar horas na internet pesquisando por um profissional para consertar algo na sua casa ou empresa e ainda ter que se cadastrar em diferentes sites ou passar informações repetidamente para localizar o prestador adequado? Foi para sanar essa dor que os curitibanos Anderson Nery e Luis Matias criaram o
Robozin, um assistente virtual gratuito que conecta clientes a profissionais diretamente pelo WhatsApp, sem a necessidade de baixar aplicativos.
A ideia surgiu de uma necessidade real: ao realizar uma reforma, Anderson precisou contratar mais de 10 pessoas e percebeu como era difícil falar com o prestador certo na hora em que precisava, além de receber orçamentos inflacionados devido às taxas cobradas pelas plataformas de busca. Foi então que decidiu facilitar o dia a dia dos consumidores e ajudá-los a encontrar prestadores de serviço de forma prática, eficiente e acessível.
Gratuito e 100% integrado ao WhatsApp, o Robozin conta com mais de 1500 profissionais cadastrados e validados em Curitiba, em 100 categorias de serviços, entre elas: eletricistas, encanadores, diaristas, pintores, jardineiros, passeadores de cães e fotógrafos. Para usar, basta enviar uma mensagem de texto ou áudio no
WhatsApp (41) 98421-0888, informando o serviço e a data que precisa e a própria ferramenta realiza a busca pelo profissional qualificado e faz a recomendação, com base na geolocalização, especialidade e disponibilidade.
“Criamos o Robozin para revolucionar a maneira como os consumidores contratam serviços em Curitiba, investindo em uma tecnologia de gestão inteligente que se torna um facilitador tanto para quem oferece quanto para quem contrata. A proposta é trazer mais praticidade, eficiência e economia para o dia a dia”, diz Anderson Nery, fundador da startup.
Vale do Pinhão de Curitiba ganha nova marca
O ecossistema de inovação de Curitiba está de cara nova: oito anos após sua criação, o Vale do Pinhão ganhou a recriação de sua marca, que representa sua evolução e a incorporação de novos programas da Prefeitura de incentivo ao empreendedorismo e à inovação.
“Esse redesign atualiza tudo o que o Vale do Pinhão agregou em torno de si após oito anos de sua criação. Nesse período, a Prefeitura implantou novos programas para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entregamos para a cidade o Pinhão Hub e esses avanços refletem na nossa nova marca”, diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
A nova marca foi apresentada ao ecossistema de inovação na última terça-feira (11), durante o evento Paiol Digital – Especial Mulheres. “O redesign do Vale do Pinhão unifica visualmente todo o ecossistema, criando uma identidade coesa e flexível que reforça sua versatilidade e inovação”, explica a designer da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Mayra Pedroso, que realizou as novas artes.
O trabalho priorizou a manutenção da essência da marca anterior e coloca no mesmo patamar os atores do ecossistema e os programas de incentivo ao empreendedorismo e à inovação da Prefeitura.
Para isso, o tema da rosácea curitibana – formada por pinhões interligados – foi mantido e ganhou traços referentes ao Pinhão Hub, o centro de inovação gerenciado pela Agência Curitiba, no Rebouças. A nova marca trocou o conjunto de linhas finas que formavam a rosácea por um traço único e que gera a figura.
Na parte interna de alguns dos pinhões, revela-se a malha composta por triângulos equiláteros sobre o qual o novo ícone foi desenhado. Essa malha simboliza a base do ecossistema, formada pelos integrantes da tríplice hélice que sustenta o Vale do Pinhão: poder público, universidades e empresas.
Com aplicação monocromática em preto, a nova marca pode também incorporar diversas combinações de cores presentes no símbolo do Pinhão Hub, com gradientes modernos e dinâmicos e que reforçam a versatilidade e a inovação.
Estácio promove evento gratuito sobre IA
A Inteligência Artificial (IA) está transformando rapidamente o mundo e, entre os avanços mais recentes, estão as tecnologias desenvolvidas na China, como a DeepSeek. Para discutir o impacto dessas inovações e as oportunidades que surgem para profissionais de diversas áreas, a
Escola de Inteligência Artificial da Estácio promove um evento especial com a participação de Caio Moretti, CEO do GrupoQ. Online e gratuito, o encontro será realizado no dia 25 de março, das 20h às 21h. Para se inscrever, basta acessar o link
DeepSeek e as IAs Chinesas.
Moretti, que é um entusiasta do tema, abordará como essas novas tecnologias estão remodelando o mercado e a sociedade, além de compartilhar insights sobre como os profissionais podem se preparar para esse cenário em constante evolução. Segundo ele,
"Nós não seremos substituídos pela IA, mas por aqueles que sabem utilizá-la. Por isso, é fundamental acompanhar as discussões e aprender a usar as ferramentas."
O uso estratégico da Inteligência Artificial já pode ser considerado um diferencial competitivo. Por isso, a Estácio tem investido fortemente na capacitação tecnológica, oferecendo cursos inovadores e acessíveis que acompanham as últimas tendências do setor. Sua Escola de Inteligência Artificial disponibiliza conteúdos atualizados mensalmente, proporcionando uma formação contínua para quem deseja se aprofundar no tema. Entre os cursos, destacam-se: Domínio de Texto com ChatGPT, Marketing e Vendas com Inteligência Artificial, Criação de Imagem com Inteligência Artificial, Ética e Inteligência Artificial, Agentes Autônomos, Fundamentos da Inteligência Artificial, Gestão de Projetos com Inteligência Artificial e Análise de Dados com Inteligência Artificial.
Para mais informações sobre a
Escola de Inteligência Artificial da Estácio e seus cursos,
acesse.
Tecnologia muda preparação de líderes empresariais
A transformação digital está redefinindo a educação executiva e as áreas de corporate education, impulsionando mudanças profundas na forma como profissionais e empresas encaram o aprendizado contínuo. O Life long learning se tornou regra e, com a introdução de novas tecnologias e metodologias inovadoras, as instituições de ensino e corporações precisam se adaptar rapidamente para formar líderes capacitados a enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais digital, globalizado e com mudanças cada vez mais significativas e aceleradas.
Segundo o consultor de carreira e negócios da
ESIC Internacional, Alexandre Weiler, a ascensão das tecnologias digitais está reformulando a maneira como as empresas operam, exigindo que os profissionais adquiram novas competências para se manterem relevantes no mercado. “Essa evolução afeta desde processos internos, até modelos de negócios, tornando essencial a atualização contínua para acompanhar as demandas do cenário corporativo. É importante que profissionais desenvolvam não apenas habilidades técnicas, mas também competências comportamentais, como adaptabilidade, pensamento crítico e inteligência emocional”, afirma.
Weiler também explica que é essencial que os profissionais saibam lidar com a velocidade das mudanças tecnológicas e sejam capazes de liderar equipes em ambientes de inovação constante. “A educação executiva deve oferecer ferramentas e metodologias que capacitem os líderes a compreender e implementar novas tecnologias e ferramentas não apenas nos times e organizações que lideram, mas em sua própria atuação, promovendo uma cultura organizacional voltada para a transformação digital e o aprendizado contínuo", comenta.
As instituições de ensino estão cada vez mais incorporando recursos como inteligência artificial, realidade virtual, aprendizado adaptativo e plataformas digitais interativas para proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficiente e personalizada. “Essas inovações permitem que executivos e profissionais de diferentes áreas tenham acesso a conteúdos relevantes de maneira dinâmica e acessível, independentemente da localização geográfica”, explica Weiler. Importante ressaltar que estas inovações como a IA não trazem vantagens apenas geográficas, mas também influenciam diretamente o ritmo, o nível, o foco e a velocidade do aprendizado, algo muito conectado com os desafios da agenda atribulada de executivos e profissionais C LEVEL.