Descoberta grande lacuna no mercado de alimentos congelados
18/02/2025 às 20:44
Pertencente à Holding inFlux, a indústria de alimentos Chef’s Factory nasceu de uma carência no mercado de produtos premium congelados
 
A indústria de alimentos Chef’s Factory, pertencente à Holding inFlux English School — a rede de franquias mais premiada no século XXI pela Associação Brasileira de Franchising — foi criada para preencher uma lacuna crítica encontrada no mercado de alimentos congelados. A curiosidade é que a indústria, em um primeiro momento, nem estava planejada de existir.
Durante a criação do Zingy Smart Coffee, segunda rede de franquias da Holding, a necessidade de manter padrões elevados de excelência era primordial. Consultorias renomadas e baristas premiados foram contratados para a concepção do cardápio de bebidas. No entanto, a formatação do cardápio de alimentos revelou uma carência: mesmo após uma série de degustações nas mais variadas indústrias de alimentos do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, não foram encontradas opções de salgados ou doces assados e congelados que proporcionassem a experiência gastronômica premium esperada para a rede Zingy, segundo o CEO da Chef’s Factory, Paulo Oliveira Junior.  Para viabilizar a criação da rede de cafeterias, a Holding inFlux percebeu então a necessidade de verticalizar a produção dos alimentos, dando origem à Chef’s Factory.
No comando da produção da indústria entrou na sociedade o renomado Chef Junior Stelita, trazendo toda sua bagagem como especialista em viennoiserie -  a arte dos folhados, como ele mesmo chama. Com os melhores insumos do mercado, Junior conta com uma seleta equipe de confeiteiros, engenheiros alimentares e especialistas em qualidade que, com uma atenção meticulosa aos detalhes, transforma cada produto em obras-primas folhadas.

Novos mercados
Além dos produtos exclusivos para a rede Zingy, foi criada também uma linha de produtos para levar a hotéis, padarias, cafeterias, lojas de conveniência ou supermercados. Hoje são mais de 30 opções entre doces e salgados: croissants, mini croissants, éclairs, quiches, rolls, tortas e twists, todos com sabores únicos.
Somado ao evidente diferencial sensorial, a indústria se diferencia por adotar um processo que evita desperdícios e eleva a experiência do consumidor final. Ao invés de oferecer produtos in natura, que demandam fermentação e assamento demorados nos estabelecimentos, a fábrica entrega alimentos já fermentados, assados e ultracongelados.
Esse moderno processo de ultracongelamento preserva o frescor, textura e sabor dos alimentos, como se fossem produzidos no momento do consumo, garantindo ainda um prazo de validade estendido de até 6 meses, sem adição de conservantes, além de praticidade e economia aos negócios parceiros.

Sustentabilidade em cada etapa
A fábrica Chef’s Factory, localizada em Campo Largo (PR), também se destaca por práticas sustentáveis alinhadas aos modernos princípios de ESG. Desde o descarte correto de resíduos até a utilização de energia 100% gerada por placas solares, cada etapa visa minimizar o impacto ambiental. O compromisso inclui ainda a gestão responsável da origem de suprimentos, economia de água e energia, e rigoroso cuidado com a segurança alimentar.
Segundo o CEO, o combustível para continuar crescendo vai muito além de vender doces ou salgados. “Nossa missão é transformar negócios através de alimentos ultracongelados de excelência, garantindo eficiência operacional e diferenciação aos nossos parceiros, além de proporcionar momentos de pura alegria aos consumidores finais com experiências gastronômicas memoráveis.”, ressalta.
Atualmente, a fábrica produz cerca de três mil produtos diariamente e planeja expandir essa capacidade em 2025. “Queremos chegar à marca de 10 mil/dia, em produção diária”, revela o executivo.
Com uma proposta que une qualidade, inovação e sustentabilidade, a Chef’s Factory se posiciona no mercado nacional pronta para redefinir a referência sensorial dos brasileiros, transportando-os a uma viagem gastronômica pelos cafés mais icônicos de Paris.

Mais informações: https://chefsfactory.com.br/
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio