Flow, uma história de solidariedade animal
15/02/2025 às 19:22
Concorrente ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, disputando com Ainda Estou Aqui, depois de ganhar vários prêmios, incluindo o Globo de Ouro, Flow, animação de produção europeia, entra em cartaz nesta quinta dia 20. É notabilizado ainda por ser completamente renderizado no software de código aberto Blender e não ter diálogos, só música e sons reais dos animais.
Sinopse: Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, um tsunami, ele encontra refúgio em um barco que vai amealhando espécies diferentes, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
O filme, sem humanos nem animais humanizados, dá uma aula de humanidade, gênero de primeira necessidade nesse mundo de guerra, ódio e intolerância.  E acena com esperança: o mundo tem salvação.
Flow (do inglês, fluir, fluxo) apresenta o fofinho gato preto, um náufrago à deriva numa espécie de arca de Noé. Com tanta alteração climática, o mundo está desabitado de humanos, pelo jeito. E para sobreviver, o gatinho, mais um cachorro, um lêmure, uma capivara e uma majestosa garça se ajudam mutuamente. Mas, além da natureza, o filme acena para transcendência da vida, tanto em direção ao céu (voo da garça) como ao mar (veja cena final após os créditos).  Ainda que de temática singela (a união faz a força), essa fábula ganha prêmios e público desde a estreia no Festival de Cannes/Un Certain Regard, em maio de 2024. E é apenas o segundo longa do jovem letão Gints Zilbalodis.
 
Prêmios:
 
- Globo de Ouro
- Annecy (Prêmio do Público/Prêmio do Júri)
- European Film Awards
- Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles
- Círculo de Críticos de Cinema de Nova York
- National Board of Review
- Associação dos Críticos de Cinema de Boston
 - Annie:
Melhor Animação Independente
Melhor Roteiro
 
Indicações:
- Oscar
Melhor Animação
Melhor Filme Estrangeiro
 
- Critics Choice Awards
Melhor Animação
Melhor Filme Estrangeiro
 
- BAFTA
Melhor Filme de Animação
Melhor Filme Infantil
 
- César
Melhor Animação
 
- Sindicato dos Produtores da América
Melhor Filme de Animação
 
Título Original: Flow|Straume 
Letônia – Bélgica – França 2024 | 85 min.
Animação – Aventura – Fantasia
Direção: Gints Zilbalodis
Roteiro: Matiss Kaza e Gints Zilbalodis
Distribuição: Mares Filmes | Alpha Filmes
Renderização: processo de finalização de uma imagem digital ou modelo 3D. Software de código aberto significa possuir código-fonte que pode ser modificado por qualquer pessoa. 
Orçamento: apenas 3,7 milhões de dólares.
 

Curiosidades
 
1-O gato preto ganhou uma estátua em Riga, capital da Letônia, diante do sucesso mundial do filme. Criada pelo artista Kristaps Andersons, está instalada em frente ao Monumento da Liberdade.

2-O designer de som Gurwal Coïc-Gallas usou a própria “voz” dos animais para cada personagem, exceto a capivara. Por serem agudo e desagradável, o som real dela foi substituído pelo de um camelo bebê.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio