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Após um 2024 marcado por demanda aquecida e crescimento de produção e vendas, o setor automotivo deve registrar bons números também em 2025. Segundo levantamento realizado pela Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, 68% dos brasileiros desejam comprar ou trocar de carro este ano, sendo 37% ainda no primeiro semestre. O dado é parte da Pesquisa sobre Intenção de Compra realizada anualmente com usuários da plataforma para identificar motivos e preferências na compra de carros no Brasil. Para a edição de 2025, foram ouvidas 2.499 pessoas entre 6 e 17 de janeiro de 2025. Os resultados da pesquisa foram apresentados nesta segunda-feira (10/02) em evento da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Quando perguntados sobre como pretendem pagar pelo novo carro, o financiamento parcial é a opção mais mencionada pelos respondentes (47%), seguido por pagamento à vista (32%), financiamento total (15%) e leasing/consórcio (6%). "Esses dados reforçam a importância de ações de bancos, montadoras e concessionárias que ofereçam vantagens na compra ou troca do automóvel, como bônus na troca pelo usado, pagamento do preço da tabela de mercado ou condições de financiamento favoráveis. Essas iniciativas podem impulsionar a decisão do consumidor pela compra ou troca e fomentar um ambiente mais favorável para esse negócio no país", explica Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
ITAIPU APOIA A AGRICULTURA FAMILIAR
Considerado um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, o Show Rural Coopavel vai ampliar o espaço dedicado à agricultura e à agroindústria familiar em 2026. O anúncio foi feito, em Cascavel (PR), pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, na abertura da programação do Espaço Impulso, uma iniciativa da Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec e a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel). De acordo com Verri, a Binacional vai investir R$ 2 milhões no projeto, que terá o apoio da própria Coopavel e de parceiros da Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital). A área do pavilhão, hoje de 450 metros quadrados, será ampliada para 800 metros quadrados, elevando de 45 para 81 espaços de comercialização. “Queremos que a agricultura familiar também possa mostrar no Show Rural o que ela produz e consiga novos parceiros comerciais para vender a sua produção”, disse.
O diretor observou que a demanda por alimentos saudáveis, produzidos pelos agricultores familiares, vai aumentar a partir da redução do limite de alimentos processados e ultraprocessados no cardápio das escolas públicas. Os novos parâmetros foram anunciados na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Brasília.
EVENTO AUTOMOBILÍSTICO EM MARÇO
Um dos maiores eventos automotivos do sul do país está confirmado. Entre os dias 28 e 30 de março, acontece a 6ª edição da tradicional feira Old & Low Car Curitiba, que está consolidada como um dos principais eventos do setor automotivo do sul do país, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Os apaixonados por carros vão poder fazer uma viagem ao passado da cultura automotiva ao conferir a exposição de carros antigos e customizados, além de aproveitar a feira de negócios e as atrações para toda a família. Neste ano a novidade fica por conta da seleção de veículos icônicos, diretamente do acervo do Museu do Automóvel e de colecionadores de raridades. A tradição e a qualidade da seleção de veículos garantem uma experiência única para os apreciadores. Entre os modelos de destaque do Museu do Automóvel estarão um Chevrolet Suburban 1956, um Ford Phaeton 1929, um Alfa Romeo GTV 1968, um Lincoln Coupe 1947, um Chevrolet 1925 e um Buick Roadmaster 1951. A exposição é uma oportunidade imperdível para apreciar a beleza e a história desses automóveis cuidadosamente preservados. A Old & Low Car proporcionará uma experiência completa para os visitantes, pois além da mostra de carros de diversas épocas e culturas automotivas, haverá uma variedade de produtos e serviços relacionados ao mundo automobilístico.
MARKETING DE PRODUTO
O marketing de produto vai muito além de lançar um item e esperar resultados. É um processo que envolve analisar o mercado, entender as dores do público e planejar a evolução de cada oferta ao longo do tempo. Muitas empresas ainda confundem essa área com o marketing tradicional, mas, como explica o especialista Rafael Ribas, o grande diferencial está em “gerenciar o ciclo completo do produto, desde a concepção até a retirada de linha, sempre alinhado à estratégia de negócio e às necessidades do cliente”. Para desmistificar esse processo, Ribas acaba de lançar o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de produtos”, que reúne boas práticas e exemplos reais do mercado brasileiro. Segundo o autor, a obra surgiu da vontade de compartilhar experiências que não se encontram facilmente em manuais ou cursos isolados. “Como Rafael Ribas diz em seu livro, entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio saudável”, ressalta. O uso de dados e o feedback constante do público são pontos centrais dessa abordagem. Marcas como Netflix e Amazon se destacam por coletar informações de seus clientes, adequando sugestões e ofertas em tempo real.
SUPERMERCADOS JÁ DISPONIBILIZAM PRODUTOS DE PÁSCOA
Nesta semana, as lojas do Condor começam a receber Ovos de Páscoa, entre os tradicionais chocolates com brinquedo e os presenteáveis. Além da linha regular, a rede também aposta nos ovos trufados e de colher, confeccionados pelas próprias confeitarias das lojas com ingredientes selecionados e sabores que são tendência. Segundo a diretora comercial do Condor, Andreia Zonta, a rede antecipou os planejamentos para a Páscoa para garantir as melhores oportunidades aos clientes. “Realizamos negociações diferenciadas e com muita antecedência para oferecer um mix completo e com preços bem competitivos”, afirma. Na linha de Páscoa, estão os licenciados, presenteáveis, zero lactose, zero açúcar, caixas de bombons e chocolates em barra. A rede também aposta nos itens consumidos com mais frequência na quaresma, que são os peixes, bacalhau, azeites e vinhos.
FEIRA NA BOLÍVIA RENDE US$ 5 MILHÕES AO SETOR DE CALÇADOS
A feira IFLS+EICI, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de fevereiro, em Bogotá/Colômbia, deve gerar mais de US$ 5 milhões para fabricantes brasileiros de componentes e máquinas para calçados. A participação de 30 empresas verde-amarelas foi apoiada pelo Brazilian Materials, programa de incentivo às exportações do setor realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca a quantidade e a qualidade dos contatos realizados durante o evento, principalmente com compradores da América Latina. Conforme relatório da Assintecal, foram mais de 700 visitas aos estandes brasileiros, o que gerou, in loco, mais de US$ 1 milhão em negócios, o que é somado a mais US$ 4 milhões em vendas que ficaram alinhavadas no evento, o dobro do registrado no mais recente evento, em julho de 2024. "A IFLS+EICI é uma grande oportunidade para apresentar produtos ao mercado da América Latina, que responde por 6 dos principais 10 mercados para os componentes químicos para calçados fabricados no Brasil", comenta.
EXPORTAÇÃO DE TABACO EM 2024
Os números divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC/ComexStat) apontam que o Brasil segue mantendo a tradição de ser um grande player no mercado mundial de tabaco. Em 2024, o produto brasileiro foi exportado para 113 países: foram 455 mil toneladas que geraram divisas de US$ 2,977 bilhões. Na média histórica, o Brasil tem mantido um embarque anual de 500 mil toneladas e US$ 2 bilhões nos últimos dez anos. Segundo o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing, o resultado ficou dentro do projetado pela consultoria Deloitte no volume (-15% e -10,1%), mas o valor das vendas externas foi afetado por questões logísticas globais. Ainda assim, o tabaco teve um aumento de +9,08% em divisas, quando o previsto pela pesquisa girava entre +20,1% e 25%. “Apesar de todas as questões climáticas enfrentadas na safra 2023/24, primeiro com a estiagem e depois com a enchente ocorrida no Rio Grande do Sul, obtivemos um desempenho muito positivo. Não alcançamos os US$ 3 bilhões estimados pela pesquisa por um problema logístico global. A safra foi produzida, processada, comercializada e acabou não sendo totalmente embarcada dentro de 2024”, comentou Thesing, lembrando que os problemas logísticos são recorrentes, mas nos últimos anos tem ocorrido uma intensificação por conta de guerras e outros fatores que atrasam o fluxo de exportação.
DIA DE SÃO VALENTIM AQUECE O MERCADO DE FLORES
O Valentine's Day, celebrado no dia 14 de fevereiro, tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil, apresentando-se como uma oportunidade para o setor de flores e plantas, mais especificamente, para produtores e revendedores do segmento de flores de corte do Ceaflor. Originalmente uma celebração de origem anglo-saxônica, o Valentine's Day homenageia São Valentim, um sacerdote que se destacou por realizar casamentos em segredo durante um período em que o imperador romano proibiu a união de jovens. Com o passar dos anos, a data se transformou em uma celebração do amor e da amizade, sendo amplamente comemorada em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Nos últimos anos, o Valentine's Day começou a conquistar espaço no calendário brasileiro, especialmente entre os jovens e os apaixonados. A influência da cultura americana, somada ao desejo de celebrar o amor, tem impulsionado a adoção dessa data, que se junta a outras comemorações românticas, como o Dia dos Namorados, celebrado em junho no Brasil. O setor de flores e plantas, tradicionalmente aquecido por datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e o Natal, vê no Valentine's Day uma oportunidade de diversificar suas vendas e atrair novos consumidores.
IPCA DE JANEIRO TEM MENOR VALOR DESDE 1994
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,16% em janeiro, marcando uma forte desaceleração em relação à alta de 0,52% registrada em dezembro. Esse é o menor índice para o primeiro mês do ano desde a implementação do Plano Real, em 1994. A queda expressiva na energia elétrica residencial (-14,21%) teve um impacto decisivo na desaceleração, puxando o grupo de Habitação para uma retração de 3,08%, com efeito de -0,46 ponto percentual no índice geral. O IPCA acumulado em 12 meses está em 4,56%, alinhado às previsões do mercado, mas ainda acima da meta do Banco Central, de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual.