
A cidade e o corpo entrelaçam a peça Deriva, com a qual a Súbita Companhia comemora 18 anos de idade. Maíra Lour assina a direção. E no elenco estão Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano. Com entrada gratuita, a temporada começa em 20 de fevereiro no Teatro José Maria Santos.
Considerando o corpo como lugar de atravessamento de questões poéticas, políticas e estéticas, é a partir dele que o grupo realiza a pesquisa de linguagem cênica. A dramaturgia resultante, editada pela La lettre, estará à venda enquanto a peça ficar em cartaz.
Deriva percorre um centro histórico de certa cidade, pisando no asfalto que sepultou o rio, deparando com lixo, árvores centenárias com risco de vida, azulejos portugueses acolá, gentes refletidas nas vitrines... e a chuva vai chegar aqui.
Esse contexto nasce a partir da afirmação do geógrafo Milton Santos: "O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está".
Para trafegar nesse mapa urbano, com régua e afetos, Súbita convidou Carla Kinzo, Sol Faganello e Ivan Haidar para residências imersivas com elenco e direção, contribuindo assim com o pensamento e a prática sobre o corpo, a palavra e as tecnologias buscando traduzir a própria cidade sobre os corpos dos artistas em cena.
O projeto de criação da dramaturgia do espetáculo foi realizado através do Edital PNAB Fomento (Aldir Blanc II) da Fundação Cultural de Curitiba e o projeto de montagem através do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, no qual a companhia foi contemplada no biênio 2024-2025.
A companhia aniversariante
A Súbita Companhia de Teatro é um coletivo de artistas com sede em Curitiba/PR, que cria espetáculos, produtos audiovisuais, publicações e ações formativas desde 2007. A companhia desenvolve uma pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas com foco nos estudos do corpo e do movimento, sempre com interesse em estabelecer um lugar de criação e experimentação com outros artistas e companhias nacionais e internacionais para seguir atualizando desejos e modos de fazer teatro.
Em 18 anos são 18 peças, três cenas curtas, oito curta metragens, onze publicações em dramaturgia, além de eventos de formação artística e inúmeros workshops, residências, temporadas, circulações e participações em eventos culturais e festivais.
No biênio 2024-2025, as ações da companhia contam com o apoio da Funarte, através do Programa de Apoio a Ações Continuadas - Grupos e Coletivos.
Ficha técnica

Direção artística MAÍRA LOUR
Dramaturgia PABLITO KUCARZ e MAÍRA LOUR
Direção de Movimento JULIANA ADUR
Elenco DAFNE VIOLA, FLÁVIA IMIRENE, NATHAN GABRIEL, PABLITO KUCARZ e PATRICIA CIPRIANO
Direção de Produção GILMAR KAMINSKI
Produção Executiva DÂNATHA SIQUEIRA
Assistência de Direção e Contrarregragem ANNA WANTUCH
Orientação Dramatúrgica CARLA KINZO
Interlocução Artística IVAN HAIDAR, GIOVANA SOAR e SOL FAGANELLO
Trilha Sonora Original e Operação de Som ÁLVARO ANTONIO
Iluminação LUCRI REGGIANI
Cenografia GABRIELLE WINDMÜLLER
Figurino ISBELLA BRASILEIRO
Colaboração em Voz JULIA KLÜBER
Operação de Luz LUCRI REGGIANI e SEMY MONASTIER
Montagem de Luz FÁBIA REGINA, MARLON SCHENBERGER MARQUES e SEMY MONASTIER
Cenotecnia ALEC MATTOS
Arte Gráfica - Cenário EDUARDO MONTEIRO e PABLITO KUCARZ
Gráfica - Cenário CINEPRINT
Transporte - Cenário ADRIANO FRONZA e MAURÍLIO MANOEL BENTO
Costura MARIA APARECIDA IAMO
Assistência de Produção ARIELE LAÇALLES
Audiodescrição ELASAD (Roteiro JOSELBA FONSECA e HELENA DE JORGE PORTELA Consultoria SUZANA PORTAL e LUCAS ANTÔNIO FERREIRA Narração JOSELBA FONSECA)
Interpretação Libras NATHAN SALES e JÉSSICA NASCIMENTO
Assessoria de Imprensa FERNANDO DE PROENÇA
Estratégia Digital e Vídeo Creator GABRIELA BERBERT
Registro Audiovisual BRUNA PENA e LÍDIA UETA
Registro Fotográfico CAROL CASTANHO, MATEUS TROPO e VITOR DIAS
Realização SÚBITA e FLUTUA PRODUÇÕES
Imperdível
De 20 de fevereiro a domingo de carnaval, 2 de março
Terças, quartas, quintas e sextas, às 20h; sábados, às 17h e às 20h; domingos, às 17h.
No Teatro Zé Maria (Rua 13 de Maio, 655, Curitiba/PR)
Entrada gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações)
Classificação indicativa: 14 anos
Apresentações com LIBRAS: 21 e 28/02 (sextas-feiras), às 20h
Apresentação com Audiodescrição: 01/03 (sábado), às 17h