A inspiração que vem da favela
07/02/2025 às 17:40

A presença da CUFA-Central Única das Favelas foi uma das interessantes iniciativas do 31º Inspiramais, realizado mês passado em Porto Alegre. Seis artesãs expuseram sua artesania, de roupas a bolsas. A presença feminina se explica: “As mulheres têm mais engajamento”, diz Pablo Dalavera, coordenador de Estatística e Dados da organização na cidade de São Leopoldo.

Ao lado da mãe, Derci Dalavera, e artesãs do universo de 750 mil favelados do Rio Grande do Sul, ele contabiliza: “Nosso PIB é maior que o do Paraguai. O potencial das doze mil favelas brasileiras representa mais de 200 bilhões de reais, sendo 12,5 bilhões só no Rio Grande do Sul”.

Esses números, por si só, explicam a participação no maior evento de exposição de matérias inovadoras criadas por empresas brasileiras. Para Pablo Dalavera, mais do que importante, a oportunidade de estar no Inspiramais é “revolucionária”, uma vez que o salão realizado pela Assintecal gera conexões com empresas da cadeia produtiva do couro e calçados, que podem ajudar - e serem ajudadas - na atuação junto à CUFA.

Soma-se a isso a capacitação para 2200 pessoas nas áreas de gastronomia, informática, barbearia, manicure, entre outros cursos. Afinal, “se fôssemos um Estado, seríamos o quarto mais populoso e o sexto mais rico do Brasil”, pondera Pablo, informando que a CUFA atua em 15 cidades gaúchas.

O diretor-executivo do Complexo de Oportunidades da CUFA, Eduardo Pereira Cardoso, também destaca que “favela é potência econômia”. E unidos, uma carência pode ter solução: “Na favela faltam oportunidades e na indústria falta mão de obra”.

 

Tênis usados lideram venda em marketplace 

 

Na categoria moda, os tênis foram os itens de segunda mão mais vendidos por meio da OLX, com 17,72% de share, entre janeiro e novembro de 2024. O levantamento do maior marketplace de classificados de produtos usados do Brasil aponta o Apple Watch, com 11,39% de representatividade, como o objeto de segunda mão mais comercializado da categoria que reúne roupas, calçados, acessórios e artigos de beleza e de cuidados pessoais.

Os tênis também lideram os rankings de procura (17,21%) e de anúncio (16,11%). O Apple Watch (15,67%) permanece aqui também em segundo como produto de moda mais procurado, enquanto entre os mais anunciados, o vestido (14,72%) vem na segunda colocação.

O par de tênis de segunda mão, na OLX, chega a ter quase 26% de economia em relação aos novos. Já uma calça  alcança em média 87,69% de vantagem em relação a uma peça nova. Os preços explicam o interesse do consumidor pela secoind hand e os defensores do meio ambiente agradecem.

Contudo, todo cuidado é pouco. O próprio marketplace lista uma série de cuidados para vendas e compras online com segurança. Um deles aadverete que a OLX nunca solicita códigos de confirmação ou de segurança, seja por telefone, e-mail, chat ou aplicativos de mensagens.

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