Empreendedor cria negócio que faz venda de carros em 40 minutos
16/12/2024 às 18:16
Empresário Ycaro Martins: necessidade de criar algo inovador no setor automotivo (crédito da foto: antonionetofotografias - 70
Sempre muito curioso e questionador, Ycaro já tinha alma de vendedor desde criança e almejava ser grande. Inspirado no pai, que sempre foi um ótimo profissional de vendas, seu objetivo de vida era ser ainda melhor.Com perfil de liderança, Ycaro sempre esteve à frente das coisas e nunca teve  medo de desafios.
Antes de empreender chegou a trabalhar como vendedor de livros, com pessoas que o ajudaram a transformar sua mentalidade. Ele também foi limpador de carros, vendedor de call center, de loja de eletroeletrônicos, até que iniciou no setor automotivo, vendendo carros. Por onde passava, ele sempre ganhou destaque pelo bom desempenho e o número de vendas realizadas sempre muito à frente de seus colegas de trabalho.
Após cinco anos no varejo, atuando como coordenador de vendas de cinco lojas, ele foi convidado para entrar como sócio em uma das empresas terceirizadas, mas o negócio não vingou e Ycaro se viu sem trabalho e sem dinheiro. Meses depois, ele conseguiu entrar para a Ford e, no primeiro mês, conseguiu vender 16 carros e impressionou toda a equipe. Como a empresa não deu a porcentagem equivalente ao que ele havia vendido, Ycaro ficou insatisfeito e recebeu uma proposta para trabalhar como gestor de grandes contas em um banco, de home office e saía apenas para reuniões presenciais.

DESAFIOS
Com novos desafios, sua missão era fomentar os negócios entre seus clientes que estavam longe de serem fáceis, ficavam no norte do Paraná. Mais uma vez, Ycaro conseguiu bater todas as suas metas e no meio do caminho, descobriu que seria pai de sua primeira filha. Foi então que ele pediu um aumento e seu chefe disse que ele só conseguiria ganhar mais se batesse as metas do trimestre. Ele bateu todas, por dois anos, até que recebeu uma proposta de seu antigo chefe da Ford.
Ycaro se mudou para Florianópolis e se tornou gestor de novos negócios em concessionárias, sendo sua primeira oportunidade para liderar pessoas. Devido a distância e saudade da filha, ele abriu mão da oportunidade e decidiu voltar para Londrina. O retorno foi no momento certo, quando começou a inaugurar uma nova Nissan na cidade. Ele recebeu uma oportunidade para assumir a gestão da concessionária e através de estratégias de marketing e do seu método inovador TMEA (treinar, motivar, executar e acompanhar), vendeu 120 carros em um mês e posicionou a marca como segundo lugar no market share.
Entre 2015 e 2016, ele recebeu uma proposta de trabalho na Peugeot, que estava falida, devendo 5 milhões. Mais uma vez, ele aceitou o desafio e começou a vender de forma escalonada, colocava no show room para demonstração e vendia de 40 a 60 veículos por mês, sem estoque.

CRIATIVIDADE
Com o passar do tempo, ele percebeu que o mercado automotivo era muito carente de inovação e as pessoas ganhavam muito dinheiro, mas ele não era valorizado na empresa. Foi então que decidiu lutar pela sua própria batalha. Ele pensou em criar um site para a venda de carros, mas percebeu que não tinha nada de inovador para a venda de produtos de alto valor agregado. Foi então que ele sentiu a necessidade de criar algo inovador no setor automotivo, visando facilitar a compra e venda de veículos trazendo conforto e segurança em uma modalidade exclusiva para pessoas que necessitavam vender seu carro. 
Através de um amigo, ele percebeu que fazer o intermédio da venda de veículos era muito mais lucrativo, já que ele sabia quem queria comprar e quem queria vender.  Como Ycaro já tinha experiência na área através dos trabalhos em concessionárias descapitalizadas, ele precisava encontrar um comprador dos seminovos em menos de uma hora. Isso fez com que ele descobrisse seu público alvo e montasse sua startup com a proposta de vender qualquer veículo em 50 minutos.
Após o insight, Ycaro redirecionou seu negócio e fez sucesso com a empresa, mas devido a problemas de gestão e inexperiência, ele faliu. Após enfrentar muitas dificuldades pessoais e financeiras, ele decidiu recomeçar e criar a Vaapty em 2020, que virou franquia em 2021 e se tornou líder absoluta de mercado.

 FUTURO DA VAAPTY
A empresa que tem como pilar a intermediação de venda de veículos quer alcançar todo território nacional, com cidades acima de 80 mil habitantes. Atualmente, a Vaapty está focada no desenvolvimento humano das pessoas, de capacitação, liderança e gestão, para que elas tenham o desejo de crescer assim como a empresa.
Ycaro criou programas para seus funcionários e franqueados que ensinam a fazer vendas de excelência, com pessoas altamente capacitadas.
Em 2024, o empreendedor criou um programa de imersão de 12 meses, investiu meio milhão em educação e capacitação de franqueados e líderes. Através de treinamentos presenciais e online, aulas voltadas para finanças, gestão, marketing, atendimento, fidelização do cliente, entre outros temas, para fazer com que esses empreendedores permaneçam no mercado com uma alta performance. Seu objetivo é reduzir o índice de mortalidade dos negócios, criar um ecossistema onde as pessoas cresçam, prosperem e mude seu mindset. 
O CEO também lançou uma tecnologia exclusiva chamada Auto Check, atrelada a Inteligência Artificial, que faz toda a perícia e scanner do carro em apenas 20 minutos. A ideia é levar praticidade e otimização de tempo, para que enquanto esse cliente estiver fazendo suas compras, a Vaapty já esteja fazendo a venda desse veículo.
 
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