MENUx
Criada em 14 de dezembro de 2007 como a “Agência Curitiba de Desenvolvimento”, a instituição que nasceu com a missão de fomentar as atividades econômicas na capital paranaense avançou em suas atribuições, adotou “Inovação” no nome e em sua razão de ser, e, neste sábado (14/12), celebra seus 17 anos de existência tendo sido fundamental para a integração e consolidação do ecossistema da cidade, o Vale do Pinhão, criado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca.
Aniversariante do dia, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação também comemora sua contribuição para a cidade ter sido eleita a mais inteligente do mundo, como agente do Poder Público municipal responsável pela promoção da formação empreendedora voltada para o desenvolvimento de empresas de tecnologia, inovação e impacto socioambiental.
“Nesses últimos oito anos, a Agência Curitiba investiu esforços para integrar o poder público, as universidades e pesquisadores, as empresas e a sociedade civil em torno do Vale do Pinhão, para juntos, buscar soluções inovadoras para tornar Curitiba uma cidade cada vez mais inteligente, humana e sustentável. Nesse período, conquistamos muita coisa, com projetos exitosos, o que torna este aniversário de 17 anos digno de comemoração”, destaca o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
A Agência Curitiba promove o desenvolvimento sustentável de empreendedores e das atividades econômicas da cidade, incentiva empresas e instituições de base tecnológica a investirem na cidade e integra ações de melhoria dos serviços públicos ao curitibano, mostrando que a capital está pronta para os desafios do futuro.
Entre as mais recentes tarefas, a Agência Curitiba dá suporte técnico à Secretaria Municipal Extraordinária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial (Sedeia), criada em março deste ano, tornando a capital paranaense o primeiro município a ter uma pasta voltada à nova tecnologia.
A Agência apoia a Secretaria na articulação, promoção e integração de novos projetos da cidade que usem a tecnologia de Inteligência Artificial (IA), área da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de simular o raciocínio, a aprendizagem e a percepção humana por meio de máquinas.
A Secretaria de IA também realizou debates sobre os rumos da tecnologia com especialistas de big techs, como OpenIA, Nvidia e Google.
A Agência Curitiba tem participação ativa nas inscrições de Curitiba para premiações que destaquem a cidade como smart city (cidade inteligente), com resultados expressivos, com a conquista de vários títulos e reconhecimentos nacionais.
Nos últimos 8 anos, foram mais de 180 premiações e reconhecimentos a projetos da Prefeitura em todas as áreas (governança, transporte, urbanismo, saúde, mobilidade, cultura, educação, segurança alimentar, meio ambiente, e-gov).
Em 2024, Curitiba conquistou um feito internacional inédito: em menos de um ano, venceu os três principais prêmios do mundo para cidades inteligentes, abarcando troféus em três continentes (América, Ásia e Europa), a “tríplice coroa”:
Com apoio da Agência Curitiba, os micro e pequenos empreendedores se qualificaram gratuitamente em diferentes programas:
Nos últimos dez anos, Curitiba multiplicou por 8 o número de startups, de 84 para 670, além de 185 ambientes de inovação. Além disso, tem 3 startups-unicórnio: Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.
A cidade foi eleita como 2º ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina (ranking Global Startup Ecosystem Report 2023).
Em 2017, o prefeito Greca inaugurou o Worktiba Barigui, o primeiro coworking público do Brasil. Depois, vieram mais dois: Worktibas Cine Passeio/Engenho da Inovação e Boqueirão. Ao todo, beneficiaram 350 empresas e instituições em estágio inicial.
Este ano, os Worktibas passaram a ser pré-incubadoras, espécie de “berço para startups”, para auxiliar no crescimento sólido de novas empresas.
Em março de 2024, a cidade ganhou o Pinhão Hub, centro de inovação na edificação central do Engenho da Inovação, no Rebouças,ponto de encontro do ecossistema.
Conta com 28 residentes (empresas, startups e investidores); recebeu 16 eventos corporativos; comitivas nacionais e internacionais, gravou podcasts e realizou aulas de inovação a estudantes e universitários.
Entre as iniciativas de legislação para inovação na cidade que tiveram participação da Agência, estão a Lei da Inovação, o Alvará Digital, o Decreto do 5G, que modernizou as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular, e o relançamento do Tecnoparque, que favorecem a performance econômica das empresas de base tecnológica instaladas na cidade.
Também participou da elaboração da Lei do Sandbox Regulatório, que simplificou as regras para startups e empresas desenvolverem e testarem novas tecnologias e permitiu parceria, para 2025, com a Atech, empresa do grupo Embraer, que escolheu Curitiba para realizar testes de delivery por drones em ambientes urbanos.
Favorecendo o desenvolvimento, integração e capacitação no Vale do Pinhão, a Agência Curitiba promove os encontros mensais como o Paiol Digital, Business Round, Transformação Digital. Além de edições anuais do Conexões Vale do Pinhão, Feira de Empreendedorismo e Feira da Inovação, Mutirão MEI e a agenda de eventos da Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço de exposição das iniciativas inovadoras de Curitiba.
Para atrair investimentos em tecnologia para a região Sul do país, Curitiba uniu-se a Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul no programa TechRoad.