MENUx
Com 2.125 doses recebidas de vacina anticovid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba retoma, a partir desta segunda-feira (2/12), o reforço da vacinação contra a doença em 108 unidades de saúde da capital paranaense.
Poderão ser imunizadas as crianças de 6 meses a 4 anos, pessoas com 5 anos ou mais que façam parte do público prioritário (veja mais abaixo) e adultos com 18 anos ou mais, que não tenham recebido dose da vacina no último ano.
A média diária de aplicação da vacina anticovid é de 500 doses em Curitiba. Com isso, estima-se que o insumo disponibilizado seja suficiente para pouco mais de quatro dias de vacinação, a depender da demanda.
Há um desabastecimento nacional da vacina anticovid, que fez com que a vacinação já fosse interrompida e retomada diversas vezes nos últimos meses. As vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) são fornecidas pelo Ministério da Saúde, que envia os imunizantes aos estados, que repassam aos municípios.
A vacina anticovid estará disponível em 108 unidades de saúde da capital, a partir de segunda-feira (2/12), enquanto durarem os estoques. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba. Somente a Unidade Ouvidor Pardinho, no Centro, não vacina crianças. Todas as demais atendem a todos os públicos.
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.
Público prioritário
Calendário Infantil
Reforço semestral da vacina anticovid
Reforço anual da vacina anticovid
Esquema primário
Pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinados contra a covid (nenhuma dose aplicada) terão a oportunidade de se vacinar com o esquema primário: uma dose da vacina contra a covid-19 monovalente XBB.
com SMCS