Arca de Noé, uma delícia
para as crianças de todas as idades
04/11/2024 às 15:42
Divertido, brasileiro, Arca de Noé é o filme para a criançada. Aliás, por favor, tire você e os filhos de frente das telas frias para curtir esse programa bem agradável. Nostálgica criação dirigida por Alois Di Leo e Sérgio Machado, que também co-escreveu o roteiro com Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães.  A nostalgia é imediata para quem viveu o lançamento do interativo LP que Vinicius de Moraes fez para as crianças 54 anos atrás (na Itália) e 44 anos (no Brasil). Mas é bem atual, nos arranjos e no argumento.
O filme, em cartaz a partir desta quinta 7 de novembro, é cheio de humor, aventura, números musicais extraídos dos discos Arca de Noé e toques sutis de política. Essa aventura bíblica reúne os casais de bichos durante o dilúvio - um cenário e agrupamento bem apropriados para explorar gentileza, amizade, cooperação e coragem.
Claro que surge o rei leão para explorar a ralé. A solução encontrada nesse conflito de interesses e luta de classe é um festival de música, estando entre os concorrentes Tom (Jobim) e Vini (Vinicius de Moraes), dois ratos com todas as chances de vencer o concurso.
O elenco de vozes é formidável: Marcelo Adnet (Tom), Rodrigo Santoro (Vini), Alice Braga, Lázaro Ramos, Gregorio Duvivier, Julio Andrade, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Eduardo Sterblitch, Ceu,  Ingrid Guimarães, Heloisa Périssé, Marcelo Serrado, Débora Nascimento, Monica Iozzi e Babu Santana, além de Seu Jorge. 
Obs: Talvez a criança ao seu lado fique irrequieta. Normal, as músicas há tempos não tocam no rádio nem na TV. Se tocar em sua casa ou no carro com alguma frequência, é possível que as crianças estejam familiarizadas com elas e curtam melhor o filme.
Arca de Noé é dedicado à Suzana de Moraes, filha de Vinicius falecida em 2015, que idealizou o projeto, sendo produtora com Gullane, VideoFilmes, Symbiosys, Globo Filmes, Telecine e Imagem Filmes (também distribuidora).
 Lembrando: Tempo de tétrica ditadura no Brasil, o primeiro elepê Arca de Noé foi lançado na Itália (L’Arca), em 1970, e dez anos depois ganhou edição brasileira, nas vozes de Toquinho (presente nos discos daqui e de lá), Milton Nascimento, Elis Regina, MPB4, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Walter Franco, Fabio Jr. Assim como Suzana Moraes não viu o filme pronto, seu pai não viu o LP finalizado - Vinicius morreu em julho de 1980, três meses antes do disco ir para o mercado.
Além das músicas, Arca de Noé notabilizou-se pelo trabalho gráfico, assinado pelo paranaense EliasAndreato. As crianças podiam elaborar outra capa do disco porque havia outra, em branco, com um encarte com desenhos dos bichos para elas recortar e colar.
Em 2013, Suzana Moraes produziu novo disco Arca de Noé, agora com Zeca Pagodinho, Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano e Moreno Veloso, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Ivate Sangalo e Chitãozinho & Xororó.
Sinopse:


Em Arca de Noé, Vini (Rodrigo Santoro) é um ratinho poeta muito carismático, mas ao mesmo tempo tímido. Seu melhor amigo, Tom (Marcelo Adnet), também um roedor talentoso, toca violão como ninguém. Quando a grande inundação é anunciada, os dois precisam entrar na arca construída por Noé sem que sejam percebidos, já que apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos.
 Com muita alegria, música e cantoria, Vini e Tom embarcam nessa aventura arriscada, mas bem acompanhados. Ao longo da jornada, eles encontram outros animais que também buscam abrigo e formam novas amizades, enfrentando desafios juntos. Com a ajuda de seus talentos artísticos, Vini e Tom não apenas tentam garantir seu lugar na arca, mas também inspiram todos ao redor a manter a esperança e a criatividade em tempos difíceis.
 
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio