Automatização e tecnologias verdes são tendências para 2025
Especialista em inteligência artificial e indústria digital, Gil Giardelli palestrou na Feira do Empreendedor do Sebrae/PR
02/10/2024 às 10:00
Foto: Inove/ Divulgação
A três meses do fim do ano, 2025 já desponta no horizonte com suas tendências para o ambiente de inovação e negócios. Para Gil Giardelli, especialista em inteligência artificial (IA) e indústria digital, serviços de automatização de atividades repetitivas, tecnologias verdes (green tech) ligadas às mudanças climáticas e robotização estão entre os destaques para o ano que vem. O professor foi um dos palestrantes do último dia da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae/PR de quinta-feira (26) a domingo (29), no Viasoft Experience, em Curitiba.

“Estamos vivendo uma era de robótica avançada no Brasil. Curitiba, particularmente, já tem fábrica de robôs. Mas, como sociedade digital e da IA, teremos cada vez mais fábricas assim. Uma das grandes tendências é esse conceito de que se hoje você tem um smartphone no bolso – e quase 7 bilhões de pessoas têm um –, no futuro a gente vai ter um robô social ao nosso lado, ajudando na nossa casa, o que é fantástico”, afirmou Giardelli.

Segundo dados do CB Insights, 2,6 bilhões de dólares foram investidos em 110 negócios de startups com IA generativa pelo mundo em 2023. Outra oportunidade apontada pelo autor do livro “Pensando o Impensável” para o ambiente de empreendedorismo são as traduções simultâneas via inteligência artificial. “Agora, realmente chegou a hora do Brasil, falando seu idioma e seus sotaques, vender para o mundo inteiro, porque é só colocar uma ferramenta gratuita e ela fala mais de 100 idiomas e dialetos”, projetou.

Em sua palestra, apresentou 70 ferramentas gratuitas em várias áreas, como a produção de vídeos, que auxiliam no dia a dia dos pequenos negócios. “Era um serviço que custava muito caro, disponível apenas para estúdios de televisão e cinema, mas que agora é gratuito para as pessoas e seus perfis corporativos nas redes sociais. Também estão à disposição projetos de planejamento estratégico para a criação de empresas ou startups, como os conteúdos gratuitos viabilizados pelo Sebrae”, destacou.

“O que sempre indico para as pessoas: todo dia, separe pelo menos 15 minutos para estudar algo. 15 minutos para estudar sobre inovação, inteligência artificial, porque essa era veio para ficar para os próximos 10 anos, pelo menos. E está vindo aí a computação quântica com potencial para mudar tudo. Estude todo dia, não importa se por vídeos gratuitos ou cursos pagos. Todo conhecimento que contribua com seu aprimoramento é mais do que bem-vindo”, ensina.

E complementa: “Fazer a gestão de seres humanos e de seres com IA é uma necessidade crescente na chamada sociedade 5.0. Isso reforça a necessidade de buscarmos a educação continuada (lifelong learning). E quem puder, invista em um mestrado ou doutorado executivo.”

Giardelli enfatizou que vivemos a chamada “explosão de inteligência”: basicamente tudo que foi escrito ou previsto em filmes de ficção científica está acontecendo ao mesmo tempo. “As green techs, ou tecnologias verdes, nos ajudam a lidar com uma realidade climática extrema, em que se está muito frio ou muito calor em questão de dias. Também estamos vivendo um momento de automatizar uma série de atividades repetitivas. Ferramentas que eram ativos caros para as micro e pequenas empresas, agora começam a baratear ou ficar gratuitas. Eu tenho três CNPJs e tenho acesso a tudo que está acontecendo no meu bolso, todas as relações de entrada de leads, de caixa. Acho que isso é o mais importante”, finalizou.

IA ajuda público na Feira do Empreendedor

Ainda na Feira do Empreendedor, o Sebrae/PR lançou a inteligência artificial (IA) Bel para o atendimento aos clientes, ajudando os visitantes com informações em tempo real. Entre os dias 3 e 28 de setembro, foram 8,1 mil perguntas e 4,5 mil sessões de chat para clientes inscritos atendidas pela personagem virtual, segundo Cristiane Sucharski de Almeida, consultora do Sebrae/PR.

“Somente nos dois primeiros dias da Feira, a Bel respondeu 2.295 perguntas e atendeu 1.450 sessões de chat via WhatsApp. Ela também oferece suporte interno aos nossos atendentes, que podem acioná-la para auxiliar o atendimento ao cliente com resumos de histórico de relacionamento, apoio técnico em diversos temas e recomendações de produtos personalizados conforme o perfil dos clientes. A personagem Bel teve seu nome escolhido em votação com os colaboradores do Sebrae/PR e dá vida a essa IA, criada para aumentar a conexão, interação e satisfação dos clientes e da equipe”, explica.

A Bel pode ser acessada pelo link https://sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/app/ e via WhatsApp pelo 41 3330-5700 (Menu 1 - Feira do Empreendedor).

Cristiane detalha que o objetivo da personagem virtual do Sebrae/PR é agregar personalidade e humanização ao atendimento virtual, aprimorando a interação com o cliente. “A Bel atua como uma intermediária simpática e acessível, facilitando a comunicação e a compreensão das informações. Além disso, ela contribui para manter a consistência e a segurança na voz e no tom da marca, reforçando nossa identidade e valores. 

Plataforma redefine a gestão pós-obra com o uso da tecnologia

O mercado de construção civil finalmente parece ter recuperado o fôlego. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre deste ano, o PIB do setor registrou um crescimento de 2,5%, impulsionado por novos projetos e a retomada econômica. Entretanto, uma questão que ainda aflige construtoras e incorporadoras são os processos de gestão pós-obra dos empreendimentos, que estão cada vez mais complexos com a crescente demanda por transparência, eficiência no atendimento e redução de custos.

Para a Predialize, uma das top 10 construtechs do ranking "Open Startups 2023", a solução para este problema é clara: a construção civil precisa enxergar a inovação como um diferencial competitivo para crescer. E, para ajudar o setor nesse cenário, a startup se dispôs a desenvolver soluções digitais que transformam a forma como construtoras e incorporadoras gerenciam os empreendimentos após a entrega.

Fundada em 2020, com sede em Florianópolis/SC, a Predialize está presente em mais de 300 construtoras e impacta mais de 44 mil usuários, entre engenheiros, síndicos, proprietários e moradores. Responsável por criar uma plataforma que oferece gestão integrada e personalizada para atender às demandas da fase pós-obra, o objetivo é investir na inteligência de dados para automatizar processos e, como resultado, trazer eficiência e segurança jurídica para o setor, além de melhorar a experiência do cliente.

Jean Sacenti, engenheiro civil e CEO da startup, afirma que a construtech acompanha uma digitalização iminente no mercado. "Historicamente, a indústria da construção civil tem sido lenta na adoção de tecnologias, mas isso está mudando. A inovação e a integração de dados em tempo real estão remodelando tarefas complexas para torná-las práticas e intuitivas, e a nossa missão é fornecer uma visão abrangente do ciclo de vida dos empreendimentos, desde a entrega até a manutenção, para impulsionar a transformação digital", explica.

A Predialize organiza a oferta em diversos módulos do software. A licença da plataforma deve ser adquirida pela construtora, que disponibiliza o acesso para os síndicos e proprietários do empreendimento. O Manual Interativo é a principal solução e pode ser personalizado para permitir envio de imagens, geração de dados e recebimento de chamados, além de auxiliar na gestão de manutenções preventivas. Com o aplicativo, as corporações garantem o armazenamento de documentos e fotos que podem resguardar o negócio no caso de problemas futuros, proporcionando segurança jurídica.

Outro benefício também envolve a redução considerável de custos operacionais, já que a plataforma diminui o tempo de resolução de chamados e aprimora a qualidade técnica e jurídica na entrega de manuais, triplicando a qualidade da entrega do manual de uso e operação. A economia é uma consequência natural, que acaba agregando não só à sustentabilidade das empresas, como também à imagem reputacional dos usuários.

Os resultados são expressivos: clientes que adotam as soluções da Predialize observam uma redução de 30% nos atendimentos de pós-obra e uma diminuição de 50% no tempo de resolução de chamados. Além disso, o engajamento com os manuais do proprietário e condomínio aumentou em 90%, trazendo mais transparência e eficiência no relacionamento com os proprietários.
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