Lecar muda planos e agora vai para o Espírito Santo montar carro híbrido
25/08/2024 às 14:33
Empresa promete investimento de R$ 870 milhões em linha de montagem e quer fabricar mais de 100 mil unidades por ano
Depois de namorar a Bahia, a Lecar mudou os planos e se instalou no Espírito Santo. A empresa, que pretendia fazer um veículo elétrico nacional, agora planeja erguer uma fábrica em Sooretama, cidade a 119 km da capital Vitória.
Em março, a Lecar chegou fazer uma proposta ao Governo da Bahia para assumir a ex-fábrica da Ford em Camaçari (BA), mas a operação ficou nas mãos da BYD. A ideia era fazer um carro 100% elétrico por lá. Agora, a companhia acena com investimentos de R$ 870 milhões: R$ 240 milhões para obras e instalações e R$ 630 milhões destinados às automações para a linha de montagem. O capital, segundo a Lecar, será proveniente de recursos próprios e investidores privados, mas a empresa diz que busca financiamentos junto a fundos, entidades e instituições financeiras públicas.
A escolha da cidade foi estratégica. Sooretama fica a 25 km de Linhares e a 100 km do complexo portuário do Espírito Santo. Além disso, fica em região próxima a outras fabricantes instaladas, como Marcopolo, Volare, Agrale e Randon.
A fábrica ficará em um terreno de 460 mil m² às margens da rodovia BR-101 e com 100 mil m² de área construída, com direito a uma pista de testes. A previsão é que sejam gerados 130 empregos diretos na fase de obra e cerca de 300 na fase de instalações e linha de produção. A empresa terá isenção e benefícios fiscais referentes à construção e operação da unidade por um período de 10 anos. A previsão de inauguração da fábrica da Lecar no Espírito Santo é agosto de 2026.
As metas de produção são bastante ousadas. A Lecar fala em capacidade para 120 mil carros por ano, com 1.500 funcionários diretos e até 3 mil indiretos. O primeiro carro produzido será o 459 Híbrido.

Como será o primeiro carro híbrido da Lecar
O Lecar 459 Híbrido é um crossover com estilo cupê. Usará motor flex fornecido pela Horse, joint venture de produção de motores entre Renault e Geely, em conjunto com dois propulsores elétricos: um de 165 cv, que traciona as rodas, e outro auxiliar, alimentado por bateria de 18,4 kWh para gerar energia ao motor elétrico principal.
Segundo a Lecar, o 459 Híbrido pode fazer o 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Já a autonomia total do veículo é de 1.000 km. O carro está em pré-reserva no site da empresa.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio