por Felipe Almeida e Maximilian Santos
contato@stereopop.com.br
Amanhã, dia 24 de agosto, o escritor, poeta, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor, o multiartista curitibano
Paulo Leminski completaria 80 anos. E para comemorar, em uma homenagem ao “poeta pop”, o
Stereo Pop separou dicas de programações e produções que celebram a existência de Leminski. Em “
Na Tela”, o documentário “Ervilha da Fantasia”, que fala sobre a vida e obra de Leminski, com entrevistas pessoais interessantíssimas. Já “
No Palco” o espetáculo Cabaré Haikai, no Teatro Zé Maria, que é baseado na obra do poeta. E “
No Fone”, a dica não podia deixar de ser o álbum “Leminskanções”, de Estrela Leminski e Téo Ruiz. Já “
Na Agenda”, o Festival Paulo Leminski 80 Anos, que toma conta amanhã da Pedreira. Boa leitura!
:: NA TELA ::
Em “Ervilha da Fantasia”, documentário de 1985, um pouco sobre a vida e a obra de Paulo Leminski

(
Reprodução/Werner Schumann)
Está disponível gratuitamente pela Paranáflix, plataforma colaborativa criada para difundir produções cinematográficas produzidas em todo o Paraná, o documentário média-metragem “
Ervilha da Fantasia”. Escrito e dirigido por Werner Schumann no ano de 1985, a produção relata fatos da vida e obra do escritor, poeta, compositor, jornalista e professor Paulo Leminski.O trabalho descreve todo o seu pensamento sobre poesia, cinema, literatura, psicanálise e apresenta a sua obra. Na equipe de produção, além de Werner Schumann, fazem parte o roteirista Altenir Silva e seu irmão, o nosso colega colunista aqui no Diário Indústria & Comércio, Willy Schumann, e tem edição de Eduardo Pioli Alberti. Hoje, o documentário é uma das principais fontes sobre o Leminski, sendo material de estudo de estudantes de Literatura e Letras no Brasil, dialogando também com a nova geração de artistas e criadores influenciados pelo artista.
Aponte o celular para o QR Code e assista “Ervilha da Fantasia” gratuitamente na Paranáflix.
:: NO PALCO ::
Peça Cabaré Haikai, no Teatro Zé Maria, é baseada na obra de Paulo Leminski

(Créd. Eduardo Ramos)
A obra de Paulo Leminski, que abordou de forma crítica e inovadora o papel da arte na sociedade, é o mote da peça
Cabaré Haikai, que está em cartaz neste fim de semana no Teatro José Maria Santos. Com direção de Roddrigo Fôrnos, o espetáculo é uma forma de celebrar a vida e obra do artista curitibano, que faria 80 anos em 2024. A montagem aborda, entre outros aspectos, as suas reflexões e produções questionando a função da arte no contexto sociocultural brasileiro.
“Leminski constantemente desafiou a separação entre a alta cultura e a cultura popular. Ele acreditava que a arte deveria ser acessível e refletir a vida cotidiana das pessoas, rompendo com a elitização”, reflete o diretor.
Partindo de obras consagradas de Leminski, como Ensaios e Anseios Crípticos, Gozo Fabuloso, Songbook, Catatau e Toda Poesia, a peça reflexiona sobre a obra de Leminski como poeta e escritor, mas também consagra a sua vertente musical, em que sua carreira como compositor correu paralelamente e tão intensamente quanto a literária. No palco, os atores Ane Adade, Michele Bittencourt, Renata Bruel e Kauê Persona se debruçam sobre a obra literária e musical do artista curitibano, que é reconhecido por explorar formas alternativas e experimentais, valorizando a liberdade criativa. As apresentações ocorrem hoje (23) e amanhã (24), às 20h e, domingo (25), às 19h, com valores a partir de R$ 30 (meia-entrada + taxas), pelo Disk Ingressos.
Confira mais informações e adquira seu ingressos pelo QR Code
:: NO FONE ::
10 anos do álbum ‘Leminskanções’ com Estrela Leminski e participação de Téo Ruiz

(Créd. Daniela Carvalho)
Estrela Leminski, filha de Paulo Leminski e Alice Ruiz, é cantora, letrista e tem a literatura como um de seus combustíveis, assim como o pai. Há 10 anos, a também multiartista decidiu gravar um disco especial com canções dele, que conta com várias composições ao longo de sua vida. Neste álbum duplo de “
Leminskanções”, são destacadas não só as músicas do “poeta pop”, mas também suas poesias em um trabalho musical poético que é fruto de seis anos de pesquisas nos arquivos musicais e suas anotações. Muitas de suas criações na música foram interpretadas por grandes nomes da MPB, como Ney Matogrosso, Caetano Veloso e Arnaldo Antunes. Para não deixar esse legado artístico esquecido, Estrela gravou junto de Téo Ruiz essas relíquias, que foram lançadas em 2014 e que completam 10 anos. A obra, que conta a musicalidade da banda Os Paulera, também tem a participação de vários artistas nacionais, como Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, entre outros. Uma verdadeira viagem artística no mundo de Paulo Leminski que todos devem ouvir.
Aponte seu celular para o QR Code e ouça no Spotify “Leminskanções”
:: NA AGENDA ::
Ocorre neste sábado (24), na Pedreira Paulo Leminski, o Festival Paulo Leminski 80 Anos

(Reprodução)
Neste dia 24 de agosto, Leminski completaria 80 anos e, para comemorar, o Instituto Paulo Leminski promove o
Festival Paulo Leminski 80 Anos, com grandes nomes da música no maior palco aberto da América Latina, na Pedreira Paulo Leminski, a partir das 15h, em um espaço de música, arte e natureza que leva o seu próprio nome.
Na programação musical, grandes nomes locais e nacionais que contam em seus trabalhos com a influência e inspiração do grande Leminski, como Arnaldo Antunes, Paulinho Boca de Cantor (Novos Baianos), Zeca Baleiro, Vitor Ramil, A Banda Mais Bonita da Cidade, Blindagem, Rogéria Holtz, Leminskanções, entre outros. Outras vertentes artísticas, além da música, farão parte do evento, como quatro grandes lançamentos editoriais durante o evento: um da ilustradora Juliana Mota, que lança a obra “Instantes”, com poemas infantis de Paulo Leminski, pela Editora Saraiva Educação; do também ilustrador Marcio Levyman, que apresenta o seu livro infantil “A Lua no Cinema”, pela Editora Ficções; a nova edição de “Metaformose - Uma Viagem pelo Imaginário Grego”, com prefácio de Eduardo Jorge de Oliveira, pela Editora Iluminuras; e da publicação da Revista Pernambuco - Especial Paulo Leminski, organizada por Mario Hélio.
Aponte seu celular para o QR Code e obtenha mais informações sobre o Festival Paulo Leminski 80 Anos