Paraná é um celeiro de artistas de destaque nas mais variadas áreas
19/07/2024 às 11:39
por Felipe Almeida e Maximilian Santos
contato@stereopop.com.br

O Paraná é um celeiro de artistas de destaque nas mais variadas áreas. Pensando nisso, as dicas desta semana são voltadas  a obras produzidas por paranaenses, sejam eles de nascimento ou de coração. Em “Na Tela”, o anúncio da série “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, na Max, que tem a direção do cineasta radicado em Curitiba Aly Muritiba e, de alguns episódios, pelo curitibano Bruno Costa. Já “No Palco”, a dica é o show da banda “Troy e os Calvos”, no Teatro Paiol na próxima semana. E “No Fone”, o novo EP do músico curitibano Luciano Cardoso, que tem feito muito sucesso nos EUA. E como aqui é Indústria & Comércio, em “Na Agenda”, a exposição pela GT Building “Lange,Turin” com obras originais dos imortais escultores paranaenses. Boa leitura!
 
:: NA TELA :: 

Série “Cidade de Deus”, com direção geral de Aly Muritiba, cineasta radicado em Curitiba, e de alguns capítulos pelo curitibano Bruno Costa, já tem data de estreia na Max

 

(Reprodução/Max)
 
Um dos maiores sucessos do cinema nacional, “Cidade de Deus”, ganhador de quatro prêmios Oscar, chega na plataforma Max com uma série original. O diretor Aly Muritiba, baiano radicado em Curitiba, anunciou em suas redes sociais na última quarta-feira (17) a data que a produção entrará no catálogo do streaming, que será no dia 25 de agosto, com o nome “Cidade de Deus: A Luta Não Para”. Assinam o roteiro, Armando Praça, Renata Di Carmo, Estevão Ribeiro e Rodrigo Felha, comandados por Sérgio Machado. No elenco, grandes nomes da dramaturgia nacional, como Andreia Horta, Marcos Palmeira, Thiago Martins, Alexandre Rodrigues, Roberta Rodrigues, Sabrina Rosa entre outros. 
A série, que é uma das mais aguardadas do ano de 2024, tem o DNA curitibano também com a direção do cineasta Bruno Costa, de “Mirador”, em alguns dos episódios. A trama parte do trabalho do fotógrafo Buscapé, interpretado por Alexandre Rodrigues, com recursos de flashback para reconstrução das memórias e lembranças dos protagonistas, com foco em uma comunidade que enfrenta diariamente a disputa entre traficantes, policiais e milicianos. 

 
Aponte o celular para o QR Code e assista o vídeo teaser oficial. 
 
:: NO PALCO :: 

Banda Troy e os Calvos promove show especial no Teatro do Paiol


(Créd. Faena Rossilho)

O Teatro Paiol será o palco da banda Troy e os Calvos na terça-feira (23). Formada por Troy Rossilho (voz e violão), Leo Barros (guitarra), Mauro Castilhos (bateria), e Thiago Menegassi (baixo), o grupo realiza esse projeto com objetivo de apresentar ao público músicas autorais de Rossilho, solo ou em parceria com artistas como Luiz Felipe Leprevost, Cesar Rossilho, Alexandre França, entre outros. A direção musical de Troy e os Calvos é de Thiago Menegassi, com produção de Mariane Antunes.
Troy Rossilho, cantor e compositor paranaense, é autor e parceiro de canções gravadas por vários artistas. Também é criador de trilhas para peças de teatro e cinema e tem no seu currículo dez álbuns autorais. O músico é idealizador do canal no YouTube “No Estúdio do Troy”, que prestigia bandas e artistas locais em sua maioria; e também do canal “Troy Rossilho”, em que apresenta seu trabalho autoral em vários formatos e em parceria com diversos convidados. Atualmente, tem um projeto em parceria com o “Kilânio Orquestra de Violões”, com direção de Fabiano Silveira, o Tiziu e participação especial da atriz e cantora Letícia Sabatella.
Os ingressos para o show no Teatro Paiol estão disponíveis com valores a partir de R$ 17,50, na plataforma do Deu Balada.


Confira informações e adquira seu ingressos pelo QR Code (QR Code 2)

:: NO FONE :: 

The Chanceller, do músico curitibano Luciano Cardoso, lança EP e aposta em uma pegada mais Pop


(Créd. Divulgação/Luciano Cardoso)

Com 13 anos de vida, o The Chanceller, projeto  criado pelo compositor e músico curitibano Luciano Cardoso (que mora em Boston, nos EUA), é reconhecido como um dos principais projetos do Synthpop brasileiro. Já foram 15 trabalhos lançados, entre álbuns e EPs, que fazem uma leitura extremamente criativa de um dos estilos mais importantes dos anos 1980. Recentemente, Cardoso começou a escrever um novo capítulo nessa história com o lançamento do EP "Still Here" (2024). Entretanto, desta vez, além das camadas de sintetizadores que marcam a essência do Synthpop, as quatro canções do álbum também trazem muitos elementos do que existe de mais moderno na música Pop. Justamente por estar familiarizado com o cenário musical estadunidense, o curitibano decidiu gravar o EP no Brooklyn Bridge Studios, em Nova York, com produção de Dimi Strauss. A faixa que abre o novo EP, "Loss & love", é um bom retrato dessa guinada, pois lembra um pouco até o trabalho de algumas musas do Pop atual, entre elas, a cantora estadunidense Katy Perry. O álbum está disponível nas principais plataformas digitais, mas uma delas, o Bandcamp, foi escolhida para ser o canal principal de "Still Here" porque, na visão de Luciano, é uma opção muito mais rentável para os artistas independentes.



Aponte seu celular para o QR Code e ouça no Bandcamp o EP “Still Here” 
 
:: NA AGENDA ::

GT Building inaugura exposição com obras de artistas paranaenses

(Nilton Russo)

A GT Building inaugurou, na última segunda-feira (15), a Exposição Lange,Turin com obras originais dos artistas Lange de Morretes e João Turin no espaço Universo GT, localizado na Avenida Nossa Senhora Aparecida. A exposição celebra o lançamento do empreendimento Lange,Turin e é aberta ao público. As visitas são guiadas, proporcionando uma imersão nas peças e na história dos artistas, recebendo também estudantes de arte e arquitetura, além do público geral.
João Turin (1878-1949) foi escultor paranaense conhecido por obras como "Marumbi" e "Luar do Sertão". Suas esculturas frequentemente retratam a onça-pintada. Já Frederico Lange de Morretes (1892-1954) foi pintor e cientista, aprendeu pintura com Alfredo Andersen e estudou Artes Plásticas na Alemanha. Foi um dos responsáveis pelo movimento paranista e contribuiu significativamente para o Modernismo no Paraná. “Esta curadoria homenageia os artistas João Turin e Frederico Lange de Morretes, destacando suas expressões poéticas do Paraná e explorando arte, paisagem, natureza e cultura paranista,” comenta Rafaela Tasca, curadora do projeto.



Aponte seu celular para o QR Code e assista no Instagram ao vídeo da exposição

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio