Nova pesquisa mostra crescimento expressivo de Eduardo Pimentel
15/05/2024 às 05:00
Contando com o apoio da máquina da prefeitura e do governo do estado, Eduardo Pimentel vai crescendo nas intenções de votos dos curitibanos

O Instituto Paraná Pesquisa divulgou, nesta terça-feira, o resultado da pesquisa de opinião sobre a intenção de votos dos curitibanos para a prefeitura da cidade. A pesquisa foi encomendada pela Band TV e mostrou um crescimento surpreendente de Eduardo Pimentel (PSD), que se descolou do empate com os demais pré-candidatos. A pesquisa foi feita com 800 eleitores entre 8 e 13 de maio e a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea, sem a citação de nenhum nome, os que não sabem ou não responderam são 71,8%. Os que não votam em ninguém, em branco ou nulo são 5,8%. Os pré-candidatos citados são: Eduardo Pimentel, 6,5%; Rafael Greca (que não pode concorrer), 5,4%; Luciano Ducci, 2,1%; Deltan Dallagnol (que desistiu da disputa), 1,6%; Goura, 1,4%; Ney Leprevost, 1,3%; Roberto Requião, 1,3%; Beto Richa, 0,8%; Paulo Martins, 0,8%; Cristina Graeml, 0,3%; Luizão Goulart, 0,1%.
OUTROS CENÁRIOS
No cenário 1, com a citação dos pré-candidatos, Eduardo Pimentel aparece com 22,9%; Luciano Ducci, 13,1%; Ney Leprevost, 12,8%; Roberto Requião, 11%; Beto Richa, 8,1%; Paulo Martins, 6,5%; Goura, 5,4%; Cristina Graeml, 2,3%; Luizão Goulart, 1,4%; Zeca Dirceu, 0,8%; Samuel de Mattos, 0,4% e Andrea Caldas, 0,1%. Não votam em nenhum, brancos e nulos são 10%; não souberam ou não responderam são 5,4%. No cenário 2, com menos nomes, a disputa ficou com Eduardo Pimentel na ponta, com 26,4%; Luciano Ducci, 14,5%; Ney Leprevost, 14,5%; Roberto Requião, 11,6%; Beto Richa, 8,4%; Goura, 5,8% e Luizão Goulart, 1,6%. Nenhum/branco/nulo, 11,5% e não souberam ou não responderam, 5,8%.
MAIS CENÁRIOS
No cenário 3, sem Requião e Goura, a situação mostra Eduardo Pimentel na liderança com 28,5%; Luciano Ducci, 19,9%; Ney Leprevost, 19,3%; Beto Richa, 10,6% e Luizão Goulart, 2,1%. Nenhum/branco/nulo, 13,4% e não souberam ou não responderam, 6,3%. No cenário 4, com apenas quatro pré-candidatos, sem Ney Leprevost e Requião, surge Eduardo Pimentel como líder com 34,4%; Luciano Ducci com 24,1%; Beto Richa, 13,9% e Luizão Goulart, com 2,6%. Nenhum/branco/nulo, 17,9% e não souberam ou não responderam, 7,1%. No cenário 5, com Ney Leprevost e sem Requião, Eduardo Pimentel lidera com 30,4%; Luciano Ducci, 22,9%; Ney Leprevost, 22,8% e Luizão Goulart, 2,5%. Nenhum/branco/nulo, 15%; não souberam ou não responderam, 6,5%.
RICHA E REQUIÃO, OS MAIS REJEITADOS
No quesito rejeição, Beto Richa lidera com 56,3%; Roberto Requião tem 41,3%; Zeca Dirceu, 17,5%; Luciano Ducci, 16%; Goura, 12,1%; Ney Leprevost, 12%; Eduardo Pimentel, 10,8%; Paulo Martins, 10,8%; Luizão Goulart, 10,3%; Samuel de Mattos, 10,3%; Cristina Graeml, 9,9% e Andrea Caldas, 9,4%.
AVALIAÇÃO DAS GESTÕES
A gestão do prefeito Rafael Greca é vista como ótima ou boa por 60,3% e ruim ou péssima por 14,3%. Já a gestão do governador Ratinho Jr. é vista como ótima ou boa por 63,3% e ruim ou péssima por 11,3%. Os curitibanos consideram que a administração do presidente Lula é ótima ou boa por 25,1% e ruim ou péssima por 51,3%.
REPASSE AO RIO GRANDE DO SUL
 A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) anunciou que vai repassar R$ 2 milhões em socorro às vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O valor deve se somar a repasses do Governo de Estado, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Tribunal de Contas do Estado, de acordo com informações repassadas pela Mesa Executiva durante a sessão plenária. De acordo com a Casa de Leis, os recursos serão enviados à Defesa Civil do Paraná para viabilizar a contratação de serviços no estado vizinho. A disponibilização de recursos atende a pedidos dos parlamentares que se sensibilizaram com a situação vivenciada pelo estado gaúcho. No último dia 6, o deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) apresentou um requerimento pedindo a liberação de recursos pela Alep e defendeu o posicionamento durante a sessão plenária. O parlamentar recebeu o apoio dos demais deputados estaduais.
PLANO PLURIANUAL
Na metade do Plano Plurianual 2022-2025, a Prefeitura de Curitiba já superou as metas da Muralha Digital com 1.680 câmeras instaladas, da ampliação da Educação Infantil com 55,9 mil vagas, do apoio a startups com 148 atendidas pela Agência Curitiba e de incremento da infraestrutura verde com 309 mil árvores plantadas. Ainda faltam realizar o novo concurso da Guarda Municipal, implantar 1,4 mil unidades habitacionais e reduzir o rejeito da coleta seletiva de 35% para 15%. Esses e outros números foram apresentados aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta terça-feira (14), pelo Executivo. Cumprindo exigência da lei 15.926/2021, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) apresentou à CMC, em audiência pública de prestação de contas coordenada pelo presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Serginho do Posto (PSD), o cumprimento das metas do PPA 2022-2025. Falaram aos vereadores o presidente do Imap, Alexandre Matschinske, e a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos. Eles alertaram que os dados apresentados são referentes ao período de janeiro de 2022 a dezembro de 2023; metade do ciclo, portanto, abrangido pelo PPA, que por regra federal não coincide com o mandato do Executivo.
SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS
Projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pretende criar o Programa Roda de Conversas nas escolas na rede municipal. O objetivo é prevenir doenças mentais na infância, para que a prevenção se torne uma ação permanente dentro do espaço escolar. Programadas pela equipe pedagógica da unidade de ensino, em espaço lúdico do próprio estabelecimento, as atividades seriam realizadas a cada 15 dias. “A base da prevenção é a informação. Através dela, o professor consegue identificar melhor as situações de risco, dosar a reação emocional diante de alguém que está enfrentando um problema de saúde mental e garantir mais segurança para conversar com os alunos sobre o tema”, diz, na justificativa do texto, a autora Sargento Tânia Guerreiro (Pode). A vereadora diz que o programa deve encorajar e envolver os alunos de maneira a mobilizá-los para aspectos sociais e emocionais de autocuidado e cuidado ao próximo.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
A Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das associações de Municípios e Consórcios Municipais realizou sua 3ª reunião ordinária para debater mercado de trabalho, qualificação e geração de renda nos municípios paranaenses. As ações, políticas e iniciativas que visam promover e fortalecer a qualificação profissional e a geração de emprego e renda, em especial nos pequenos municípios paranaenses para apoiar seu crescimento e sustentabilidade foram debatidos na reunião. Para o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), “a área que envolve o mercado e trabalho é para lá de desafiadora, porque nós temos uma das menores taxas de desemprego do Brasil hoje, e efetivamente, uma grande parte dos trabalhadores que estão desempregados é por falta de qualificação profissional. Eles não conseguem acessar as vagas que estão disponíveis no mercado de trabalho. Além disso, também há um desafio, que decorre de uma conjuntura macroeconômica, que envolve a questão do salário, embora a inflação esteja sob controle e tenha havido também ganhos reais em termos do salário médio do paranaense, ainda assim, há muita insatisfação em relação ao valor de salário. Este tema tem muito a ver com qualificação e renda”.
ARTAGÃO JR. AGRADECE HOMENAGEM AO PAI
Em sessão plenária, o deputado Artagão Júnior (PSD) agradeceu aos deputados estaduais pela homenagem prestada à memória de seu pai, Artagão de Matos Lima. No seu discurso, o deputado destacou a importância da aprovação da denominação do viaduto principal de Guarapuava com o nome de seu pai, uma figura que dedicou sua vida ao serviço público. Há duas semanas, durante um evento em Guarapuava, que contou com a presença do governador Ratinho Júnior e diversas lideranças políticas, foi inaugurada a duplicação do perímetro urbano da cidade, um investimento significativo de cerca de R$ 120 milhões. Neste mesmo evento, foi oficializada a nomeação do viaduto principal da cidade como "Artagão de Mattos Leão", em honra ao seu legado. Artagão Júnior expressou a gratidão de toda a família pela aprovação unânime da homenagem pela Assembleia Legislativa do Paraná. Ele ressaltou que a nomeação do viaduto não apenas reconhece os feitos e as conquistas de seu pai, mas também representa o reconhecimento das lutas e do empenho dedicados por ele ao longo de sua vida como professor, pai, conselheiro, empreendedor e deputado.
TRANSPARÊNCIA AO CADASTRO IMOBILIÁRIO
Em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei busca aumentar a transparência dos dados relacionados ao cadastro imobiliário da capital. Proposto pela vereadora Indiara Barbosa (Novo), o objetivo é disponibilizar publicamente informações detalhadas sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Se aprovado, o projeto exigirá que a Prefeitura de Curitiba forneça acesso aberto e download desses dados através de um portal específico. Segundo a autora do projeto, vereadora Indiara Barbosa (Novo), a iniciativa visa a oferecer transparência na arrecadação municipal e na alocação de recursos. Ela argumenta que essa transparência fortalece a compreensão dos cidadãos sobre o destino dos impostos e seu impacto na comunidade. “Isso fortalece os mecanismos de transparência, permitindo que os cidadãos compreendam como os impostos são aplicados em benefício da coletividade”, justifica a parlamentar.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio