Dia da Independência de Bangladesh
25/03/2024 às 18:15
Muitos foram os motivos que levaram o Paquistão Oriental a buscar sua independência do Paquistão Ocidental. A história nos conta que foi com muita luta e sacrifícios que este país alcançou sua almejada liberação, não obstante, três milhões de mártires pagaram um elevado preço para que no dia de hoje a República Popular de Bangladesh pudesse comemorar o seu 53º aniversário como nação livre.

Com a saída dos Ingleses da chamada Índia Britânica em 1947, duas nações tornaram-se soberanas, a Índia e o Paquistão, sendo que este último além do seu território principal possuía uma Asa Oriental, separada pelo território Indiano a 1.600 km de distância.

Este pequeno território chamado Paquistão Oriental começou a ser segregado não somente pela distância do seu governo principal, mas também por suas peculiaridades culturais e religiosas. Foram vinte e quatro anos de domínio paquistanês onde atitudes ditatoriais, levaram a uma crescente insatisfação da população Oriental até que culminasse numa grande guerra chamada de Guerra da Liberação em 1971.
    
Os principais motivos que levaram à guerra foram, a decisão do governo Paquistanês de tornar o Urdu a língua oficial do país em detrimento a língua Bengali, a discriminação étnica, a falta de autonomia regional, o total descaso do governo central após o Ciclone Bhola em 1970, dentre outras discrepâncias entre as duas Asas Oriental e Ocidental.
     
Mas o fato que realmente mudou a história foi a decisão do Presidente Yahya Khan de não reconhecer a liderança do Sheikh Mujibur Rahman na província Oriental. Após esmagadora vitória nas eleições gerais de 1970 a Liga Awami foi vencedora, mas não conseguiu assumir a liderança do Paquistão Oriental. 

Então em 07 de Março de 1971, num pronunciamento para mais de um milhão de pessoas em Dhaka, o chamado Bangabandhu (Amigo dos Bengaleses) Sheikh Mujibur Rahman, anunciou ao seu povo o início de um movimento de não-cooperação com o Paquistão Oriental e decorrente defesa do território em prol da Independência de Bangladesh. 

Em 25 de Março de 1971, o Presidente Khan iniciou uma operação para acabar com o movimento insurgente do Paquistão Oriental; então já nas primeiras horas do dia 26 de Março, pouco antes de ser preso por Conspiração contra o Estado, o Sheikh Mujib declarou a Independência de Bangladesh, levando o país a uma guerra pela sua liberação que terminaria nove meses depois, no dia 16 de Dezembro de 1971 - o chamado Dia da Vitória - à custa de milhões de vidas. 

Hoje em Bangladesh, 26 de Março de 2024, comemoram-se os 53 anos da sua Independência e a glória de todos estes mártires que perderam suas vidas pelo ideal de liberdade do seu país. As comemorações incluem solenidades cívicas, paradas, concertos, orações e pronunciamentos políticos e patrióticos.

Após anos de domínio paquistanês, Bangladesh obteve sua independência, mas apenas três anos e meio depois, sofreu uma revolta por parte de militares insurgentes que tomaram o poder. O país vivenciou por mais alguns anos administrações desastrosas, repletas de corrupção, instabilidade política, lentas mudanças econômicas e falta de infraestrutura.

Nas últimas duas décadas, após a queda do regime militar, Bangladesh vem experimentando um crescimento sem precedentes, sua economia tem crescido em torno de 6% ao ano. As medidas econômicas do governo promoveram uma drástica queda nos níveis de pobreza e levaram o país em 2015 ao status de renda média-baixa do Banco Mundial. Mesmo sendo um país de apenas 53 anos, seu GDP se equipara ao da Finlândia e supera o de Portugal, Nova Zelândia, Grécia, dentre outros.
 
Viva Bangladesh, Insha´Allah que os próximos anos sejam de contínuo crescimento e de prosperidade.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio