Nova pesquisa demonstra equilíbrio na disputa pela prefeitura de Curitiba
22/03/2024 às 05:00
Paraná Pesquisas divulgou dados que mostram empate técnico entre cinco pretendentes à sucessão de Rafael Greca

A Paraná Pesquisas divulgou, nesta quinta-feira, uma pesquisa de opinião sobre os pretendentes ao cargo de prefeito de Curitiba. A exemplo da pesquisa da Radar Inteligência, os números mostram equilíbrio entre cinco nomes, que disputam a preferência do eleitorado: Eduardo Pimentel (PSD), Beto Richa (PSDB), Ney Leprevost (União Brasil), Luciano Ducci (PSB) e Deltan Dallagnol (Novo). Estes cinco candidatos estão empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,5 pontos percentuais.
PESQUISA ESPONTÂNEA
No primeiro cenário, a pesquisa não citou nomes de candidatos e chamou a atenção que o número de eleitores que não sabe em quem votar ou não quis responder está em 72,3%. Os que não votam em ningué, em branou ou nulo somam 5,6%. O prefeito Rafael Greca, que não pode participar da disputa porque já foi reeleito, aparece com 9,8%; Eduardo Pimentel tem 5,3%; Luciano Ducci, 1,6%; Ney Leprevost, 1,3%; Deltan Dallagnol, 1,1%; Paulo Martins (PL), 0,8%; Beto Richa, 0,4%; Goura, 0,4%; Carol Dartora (PT), 0,3%; Cristina Graeml (PMB), 0,1%; Luizão Goulart (Solidariedade), 0,1% e outros citados, 1,1%.
PESQUISA ESTIMULADA, CENÁRIO 01
Na pesquisa com os nomes citados dos candidatos, no primeiro cenário: Eduardo Pimentel lidera com 17,4%; Luciano Ducci, 15,9%; Beto Richa, 14,5%; Ney Leprevost, 13,1%; Deltan Dallagnol, 11%; Goura, 5,6%; Paulo Martins, 4,9%; Cristina Graeml, 2,8% e Luizão Goulart, 1,9%. Não sabem ou não responderam, 7,8% e votariam em branco, nulo ou nenhum candidato, 11,4%. Note-se que não foi citado candidato do PT neste cenário.
MAIS CENÁRIOS
No segundo cenário, o candidato do União Brasil, Ney Leprevost foi substituído pela deputada federal por São Paulo, Rosângela Moro e no Novo, saiu o nome de Deltan Dallagnol e entrou o de Valdemar Jorge. Eduardo Pimentel lidera com 21,1%; Luciano Ducci, 20,3%; Beto Richa, 16,4%; Paulo Martins, 8%; Rosângela Moro, 6,4%; Goura, 6,1%; Luizão Goulart, 2,1% e Valdemar Jorge, 0,5%. Não souberam responder ou não quiseram responder, 7,8%. Os brancos ou nulos somam11,4%. No cenário 3, não aparecem os nomes de Beto Richa, Goura, Deltan Dallagnol e Paulo Martins. A disputa tem Eduardo Pimentel como líder, com 25,5%; Luciano Ducci, 23,8%; Ney Leprevost, 22,8%; Luizão Goulart, 3,1% e Valdemar Jorge, 0,9%.
REJEIÇÃO
No quadro da rejeição, quem aparece como o mais rejeitado é Beto Richa, com 47,4%; seguido por Luciano Ducci, 15,9%; Rosangela Moro, 13,3%; Deltan Dallagnol, 12,5%; Goura, 12%; Ney Leprevost, 11,5%; Paulo Martins, 8,9%; Eduardo Pimentel, 8,1%; Cristina Graeml, 7%; Luizão Goulart, 6,9% e Valdemar Jorge, 6,6%.
AVALIAÇÃO DE QUEM ESTÁ NO PODER
A pesquisa mostra que 72,9% dos pesquisados aprovam a gestão do prefeito Rafael Greca e 23,5% desaprovam. Os pesquisados aprovam a gestão do governador Ratinho Jr. (74,8%). Os que desaprovam somam 22,4%. Sobre o presidente Lula, os pesquisados que aprovam a gestão somam 37,1% e os que desaprovam são 59,9%. A pesquisa foi feita entre os dias 15 a 20 de março, com 800 eleitores de Curitiba e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
‘REPUBLICANOS’ QUER DOBRAR NÚMERO DE FILIADOS
Os diretórios do partido Republicanos promovem, na próxima segunda-feira (25), no Clube Urca, em Curitiba (PR), um grande evento de filiações, com mais de 400 participantes. O partido, que conta com 88 vereadores, quatro prefeitos e nove vice-prefeitos no Paraná, pretende dobrar o número de representantes nas Câmaras Municipais e Prefeituras do estado nas eleições de 2024. O encontro, com condução do presidente estadual do Republicanos, Marcelo Almeida, e do presidente do diretório municipal do partido, deputado Alexandre Amaro, terá, entre os convidados, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD). Entre as lideranças do Republicanos confirmadas, a deputada estadual Mara Lima, além de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos da legenda. A estratégia do partido, de ampliação da representatividade da legenda nos municípios paranaenses, já tem resultados. Desde que o ex-deputado federal Marcelo Almeida assumiu o diretório estadual, o número de executivas municipais do Republicanos saltou de 99 para 212.
VEREADOR PROPÕE ÓTICA PÚBLICA
Duas sugestões do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) ganharam o aval da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e serão enviadas para análise do Executivo. Primeiro, foi votada a indicação para que a Prefeitura de Curitiba siga o exemplo da cidade de Florianópolis e crie um centro oftalmológico e uma ótica pública, para distribuir óculos às pessoas socialmente vulneráveis. “A fila de espera da oftalmologia é de 57,9 mil pessoas esperando por uma consulta”, justificou Leprevost. O vereador exibiu em plenário um vídeo do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, no qual ele explica que eles diagnosticaram reconsultas na oftalmologia em razão de as pessoas não terem como comprar os óculos receitados pelos médicos. “Com a ótica pública, a pessoa não volta ao oftalmologista com o mesmo problema, mobilizando uma consulta que é até mais cara que os próprios óculos”, explica o político catarinense, que foi elogiado em plenário por Eder Borges (PP).
TELÊMACO BORBA PEDE MAIS SAÚDE E EDUCAÇÃO
A Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a aproximação do cidadão com os parlamentares, realizou sessão especial em Telêmaco Borba na noite da última quarta-feira (20) para receber as reivindicações da região. Os parlamentares deixam o município dos Campos Gerais do Estado trazendo ao Poder Legislativo uma série de demandas, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Os documentos são assinados por órgãos públicos e associações da sociedade civil organizada. Esta é a 12ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná. A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, pela vice-prefeita, Rita Araújo, e pela presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso. Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo ao Poder Legislativo os anseios da sociedade.
HOMENAGEM A ROQUEIRO E ATOR
Dez projetos de lei ganharam o direito de tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), após terem sua legalidade avalizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A reunião da CCJ foi presidida pelo vereador Bruno Pessuti (Pode), com a participação de Mauro Ignácio (sem partido), vice, Indiara Barbosa (Novo), Noemia Rocha (MDB), Rodrigo Reis (sem partido) e Toninho da Farmácia (sem partido). Duas homenagens se destacam na lista de projetos aprovados pela CCJ. Uma é a proposta de Cidadania Honorária de Curitiba para o músico inglês Bruce Dickinson, vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden. O projeto de lei é de autoria dos vereadores Eder Borges (PP) e Nori Seto (PP). Na opinião dos vereadores, os shows constantes na cidade e a parceria da banda com a cervejaria curitibana Bodebrown, que elaborou um rótulo especial para o Iron Maiden, chamado Trooper, oficializando a primeira parceria do tipo formalizada pela banda fora da Inglaterra, justifica a homenagem. A outra homenagem, de autoria da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), é para o artista Alexandre Nero, natural de Curitiba, que ficou famoso ao estrelar papéis de destaque nas novelas da Rede Globo. Equivalente à cidadania honorária, ele ganhará o título de Vulto Emérito de Curitiba, que é a maior comenda que uma pessoa nascida na capital do Paraná pode ganhar das autoridades municipais.
DEFESA DE PACTO PARA OS MUNICÍPIOS
“Menos Brasília, mais Brasil”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) no Encontro dos Municípios do Paraná (Emupar) nesta quinta-feira, 21, em Curitiba. “É uma frase conhecida, que ouvimos há muito tempo, principalmente na época eleitoral. Mas o fato é que passa governo, passa eleição e a realidade continua sendo a concentração de poder e recursos em Brasília. O Brasil precisa de um novo Pacto Federativo para fortalecer os municípios”, afirmou Romanelli durante sua palestra no encontro. O deputado, coordenador da Frente Municipalista da Assembleia Legislativa, afirmou que a discussão sobre uma nova forma de distribuição de receitas precisa avançar. “Este é um grande tema nacional, fundamental para poder deixar mais recursos nos municípios", afirmou. "Brasília pode estabelecer políticas públicas nacionais, mas quem conhece a realidade local são prefeitos, vereadores. É quem está na gestão das cidades que tem que definir a melhor aplicação para os recursos públicos”, acrescentou. Romanelli também chamou a atenção para a concentração de verbas no Congresso Nacional, que concentra cerca de 30% do orçamento federal através de emendas impositivas e “emendas PIX”.
CONTRA INTOLERÂNCIA POLÍTICA
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei “Marcelo Arruda”, que institui o dia 9 de julho como o Dia Estadual de Luta contra a Intolerância Política e de Promoção da Tolerância Democrática. A iniciativa é de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT). “O objetivo do projeto, que homenageia o nosso companheiro Marcelo Arruda, vítima de um crime estimulado pela estupidez e intolerância a ideias opostas, é bem simples: paz na política. A paz é imprescindível para que a democracia permaneça e se fortaleça. Todos têm o direito de expressar suas predileções políticas, religiosas e culturais”, afirma o parlamentar. A data remete ao assassinato, em 9 de julho de 2022, do guarda municipal e dirigente do PT de Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda. Ele foi morto na própria festa de aniversário, que tinha como tema o presidente Lula, quando comemorava 50 anos com familiares e amigos, por um bolsonarista fanático. O assassino de Marcelo Arruda vai a júri popular no dia 4 de abril.
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio