62º Salone del Mobile.Milano: onde o design evolui
20/02/2024 às 17:55
O Salone del Mobile.Milano abre novas fronteiras com a proposta de ser um ecossistema aberto e uma experiência capaz de conectar e oferecer múltiplas visões de futuro à comunidade de design - Crédito foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano / Andrea Marian
A proposição da 62ª edição do Salone del Mobile.Milano não poderia ser mais convergente com o atual estado de espírito da humanidade: evolução. Com o mote “where design evolves”, “onde o design evolui”, o Salone del Mobile.Milano 2024 se realiza entre 16 e 21 de abril nos pavilhões de Fiera Milano Rho. Evolução e inovação são as palavras-chaves que melhor descrevem o momento, além de oferecer um quadro de referência para a indústria internacional do design. De uma feira de negócios, segundo propôs a organização no preview do evento para imprensa, na última semana no prestigiado Piccolo Teatro Strehler, o Salone está se tornando “cada vez mais um contexto inclusivo, responsável e baseado em valores, voltado a gerar relacionamentos, histórias e projetos significativos durante todo o ano. Enfim, uma grande plataforma para o presente, o futuro e também a memória do design.
Trata-se de uma edição que busca soluções e se conecta com os desafios da vida contemporânea, de olho nos aspectos socioambientais. As inovações da 61ª edição do Salone del Mobile abrangem a expansão da proposta de otimização dos layouts e percursos da EuroCucina com FTK – Technology For the Kitchen e do Salone del Bagno, com a contribuição da neurociência. Tudo alinhado com a filosofia de ter o ser humano no centro das soluções do design e do layout.
O resultado é um layout que envolve uma reorganização completa dos pavilhões com o objetivo de agrupar os expositores por conteúdo e público-alvo, de forma a ampliar o valor e o significado da experiência do visitante. O layout em forma de anel é mais intuitivo, sendo simples de percorrer e fácil de lembrar. A organização também buscou propor uma oferta expositiva repleta de significado ao longo de todo o percurso. Um caminho simétrico foi criado colocando as arquibancadas contra as paredes perimetrais externas, os corredores principais foram alargados para melhorar a orientação e instalações culturais e áreas de descanso foram instaladas para lidar com o cansaço típico do museu também experimentado no Salone. Em particular, para visitar todos os stands, os visitantes terão de caminhar apenas 640 metros em vez dos anteriores 1,2 quilômetros.
Já entre os serviços digitais, além da introdução de pacotes com produtos digitais e de comunicação diversificados, estarão disponíveis serviços de matchmaking e marcação de consultas nos estandes, o que deverá otimizar o tempo na feira. Do lado do visitante, serão muito práticos os serviços de bilheteira online, o localizador dos expositores e a possibilidade de preparar a visita através de serviços dedicados amplamente disponíveis.
 
Brasileiros
O Brasil como um forte centro criativo para o design e o mercado mundial de mobiliário, decoração e arquitetura. Ao longo da última década, em especial, o país vem consolidando posição como foco de inspiração para o mundo do design, interiores e arquitetura. Hoje, é percebido como um dos mais relevantes ‘novos centros criativos globais´. De observador, o Brasil passou a ser observado e a levar suas marcas e talentos com frequência crescente para mercados reconhecidamente icônicos neste universo, como Itália, França, Holanda, Reino Unido e também a América, com ênfase em praças de referência no consumo de design, arte e luxo, como Nova York e Miami, nos Estados Unidos. Marcas brasileiras de design autoral e assinado, atuantes geralmente no mercado de alto padrão, se destacam no cenário global. Entre elas, Modalle Móveis, Sier, Uultis, Sollos e A Lot Of Brasil estarão expondo nos disputados pavilhões de design do Salone del Mobile.Milano. Muitas delas, por várias edições consecutivas na feira, passando por uma das mais exigentes curadorias do mundo para expor. “Para participar como expositor do Salone del Mobile é preciso ser aprovado por uma exigente banca de curadoria, especialmente na área de Design. Há também uma ampla fila de espera, muitas marcas não conseguem expor. Temos muito orgulho pela Modalle fazer parte desta selecionada curadoria. Fomos selecionados para expor no Salone del Mobile dentre cerca de 250 marcas globais que se candidataram”, revela o CEO da Modalle, Valdevir Pires.
Também fora da feira, o Brasil dá passos importantes nas exposições externas ao Salone. Entre estas marcas, está a Ornare, que realizará o lançamento oficial durante a Milan Design Week de seu showroom, aberto na Via Manzoni, um dos endereços mais prestigiados de Milão. Ocupando o histórico Palazzo Gallarati, datado do século XVIII, a Ornare, com showrooms em mercados internacionais como Estados Unidos e Dubai, demarca a abertura de sua primeira flagship store no continente europeu.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio