MENUx
Ao celebrar 40 anos, o Forum Ipanema, galeria com endereço na Praça Nossa Senhora da Paz do mais icônico bairro do país, expõe, até 30 de novembro, a mostra fotográfica A Beleza do tempo: 20 Mulheres em permanente evolução, com registro das faces atuais de modelos notabilizadas nas passarelas do Rio e que retornaram a desfilar no dia do aniversário.
As (sempre) tops Adriana Mattoso, Alexia Deschamps, Carla Barros, Daniela Sarahyba, Georgia Wortmann, Jacqueline Sperandio, Juliana Galvão, Luiza Brunet, Magda Cotrofe, Sylvia Pfeifer e Veluma estão entre as personagens desse capítulo da história da moda brasileira.
Esse capítulo é povoado de interessantes personalidades e de marcas que ganharam o mundo, como Farm e Lenny Niemeyer. Curador de moda do Forum Ipanema e diretor criativo do Forum Ipanema 40 Anos, Alexandre Schnabl lembra que a galeria foi construída no terreno do antigo Cinema Pax, demolido em 1979. Para seu lançamento foi programado desfile de La Bagagerie (de Sonia Mureb), Suka (de Suely Sampaio) e Marco Rica, do Grupo Moda Rio. Na trilha sonora, sons de gaivota, numa criação do Dj Lulu Prado, que tanbém assinou a trilha do desfile realizado nessa terça, quando foi aberta a exposição.
A passarela, que ocupou a calçada da Rua Vicente Irajá, contou com as veteranas modelos, como Silvia Pfeifer e Veluma, que vestiram criações da The Paradise, marca de Thomaz Azulay e Patrick Doering. Sempre elegante, Luiza Brunet, há 16 anos sem pisar em passarelas, desfilou para a grife carioca também na SPFW, nessa quinta dia 9.
Desde a sua inauguração, em 1983, Forum Ipanema é endereço de Alberto Sabino, Alice Tapajós, Ameline, Aspargus, Blue Man, Boys and Girls, Carol Rossato, Chor, Datelli, Dress To, Espaço Fashion, Farm, Fernanda Chies, Frankie Amaury, Gare 7, KA Store, La Bagagerie, Lenny Niemeyer, Liliana Azulay, Manufact, Marcia Pinheiro, Marco Rica, Marco Sabino, Maria Filó, Mary Zaide, Pilar Rossi, Ricardo Filgueiras, Rio Summer, Rygy, Salinas, Sobral (dos cobiçados acessórios ali instalada nos anos 90), Swains, Suely Sampaio e Yes Brasil, entre outras.
Outra boa lembrança da curadoria: o conceito do Rio de Janeiro como capital mundial da moda praia começou ali com a BumBum Ipanema, que depois foi garimpar clientela em Ibiza e Miami, tendo Magda Cotrofe como garota-propaganda. E com a Praia Brazil, aquela dos maiôs Catalina usados pelas misses, grande exportador de beachwear e responsável pela linha de maiôs assinada por Luiza Brunet.
Um momento marcante foi a chegada da multimarcas Virtú, de Xênia D’Ávila, que comercializava no Rio as paulistanas Gloria Coelho, Carlota Joaquina e Reinaldo Lourenço. No seu lançamento, em 1996, desmontou um ônibus para reproduzi-lo na loja a fim de acomodar o público, enquanto modelos como Chris Moniz, Paula Schettino e Juliana Galvão desfilavam como se fossem rodomoças.
Forum Ipanema passou a atrair também marcas de todo o país e estrangeiras, como Joel Molineux, de um grupo de franceses que trouxe para o Brasil a linha de jeans de Jean Paul Gaultier, a italiana La Perla e a multimarcas Collezzione, que vendia também expoentes da SPFW como o curitibano Jefferson Kulig, de saudosa memória.
(Rua Visconde de Pirajá, 351 - Ipanema, Rio de Janeiro.Visitação de segunda a sexta, das 8 às 20h, sábados, das 8 às 18h)
ZERO GRAU vai aquecer a Serra Gaúcha
Incluída na programação do Natal Luz, a 13° edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios reserva bons momentos para os visitantes, além de movimentar o varejo nos dias 20, 21 e 22 de novembro, em Gramado-RS. Em cena estarão as coleções outono/inverno 2024. “Todos os nossos expositores estão mobilizados para montar as melhores estratégias para atrair os compradores, pois não só podem incrementar ainda os negócios do final deste ano, como também já deixar amarrado o primeiro bimestre do próximo ano”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator, há vinte anos promovendo feiras do setor.
Duas grndes empresas, a Beira Rio e a Ferracini, já se pronunciaram publicamente sobre a importância da Zero Grau. A Beira Rio, afinal, durante a feira atende 80% de lojistas do mercado interno e cerca de 20% de compradores estrangeiros. E a Ferracini, tradicional fabricante de calçados masculinos, já destaca as tecnologias exclusivas, como Dry, Flow e Float, além da Greenwave, uma linha ecoeficiente, para atender o varejo nacional e internacional.
Para Maribel da Silva, diretora comercial e de marketing da Beira Rio, na Zero Grau se tem a oportunidade de demonstrar aos lojistas o compromisso em atender suas expectativas, “proporcionando-lhes uma experiência de compra que vai além do ato de adquirir um par de sapatos. É todo um envolvimento”. A participação na Zero Grau impacta a produção da Ferracini, afirma Roberto Barbosa, executivo da empresa, que realça: “A feira não só permite a comercialização da coleção de outono/inverno 2024, mas também atende à demanda de final de ano e à temporada de alto verão”.