Connection Day discute tendências e inovações em Curitiba
Evento reúne especialistas para debater tendências e inovações para o mercado financeiro, jurídico e de tecnologia. Um dos palestrantes convidados é o velejador Amyr Klink
08/11/2023 às 12:00
Curitiba recebe nesta quarta-feira (8) o evento “Connection Day – um universo de possibilidades”, que reúne especialistas para debater tendências e inovações para o mercado financeiro, jurídico e de tecnologia. Um dos palestrantes convidados é o velejador Amyr Klink, economista e mestre em Administração. Amyr uniu sua paixão pela aventura com habilidades empreendedoras para enfrentar desafios únicos e compartilhar sua experiência.
 
A programação inclui palestras, bate-papos, momentos de network e o lançamento de soluções para o mercado. Entre os produtos apresentados está o Faça Jus, uma plataforma jurídica que conecta advogados e seus clientes, de forma segura e confiável, oferecendo suporte online, alinhada aos princípios da ética, eficiência e boa-fé no exercício da advocacia. 
 
Outra solução é o Faça Refin, uma funcionalidade que permite que instituições financeiras ofereçam o refinanciamento de contratos de empréstimo consignado diretamente pelo aplicativo Meu Consignado, sem necessidade de deslocamento por parte do servidor até a consignatária. O processo é todo digital, feito de maneira descomplicada e rápida.
 
Para completar as novidades, será lançado o TEV – desenvolvido especialmente para que as instituições financeiras possam realizar o processo de transferência de veículos de forma automática, ágil, segura e sem burocracia. 
 
O evento é realizado na nova sede do Instituto Caminho da Davi, com apoio das empresas Neoconsig, Alias Tecnologia e UseMais, realizadoras do Connection Day. O Instituto é uma iniciativa da professora Patrícia Walger, que trabalha com a formação de leitores. Os participantes do evento puderam conhecer o projeto e visitar o espaço dedicado em fortalecer o letramento de crianças por meio da literatura e combater o analfabetismo funcional. Com a nova sede, o projeto ganhou espaços lúdicos para a contação de histórias, auditório, biblioteca, sala de informática e refeitório.
 
Escolas devem conscientizar alunos sobre uso adequado de IA

Na última semana, alunos de uma escola no Rio de Janeiro (RJ) usaram inteligência artificial para criar fotos manipuladas de nudez entre suas colegas de classe. O mesmo caso aconteceu no Recife (PE), em que um grupo de 40 alunas denunciaram as montagens, realizadas a partir de fotos retiradas das redes sociais. 

Segundo Jaime Ribeiro, CEO e cofundador da Educa, as escolas podem se antecipar a esse tipo de problema envolvendo o uso de novas tecnologias, como a IA. Para isso, é fundamental que as instituições promovam uma educação socioemocional contínua entre os alunos. “Além do ensino em si, que é de suma importância para a formação das competências socioemocionais dos estudantes, acredito que chegou a hora também das instituições criarem protocolos de punição visando coibir tais crimes. Afinal, a escola não pode ser palco para disseminação da maldade, mas um espaço de preparação para a vida”, explica. 

Jaime salienta ainda que os pais também desempenham um papel crucial nessa jornada. “É essencial que eles observem o comportamento de seus filhos em casa e os eduquem sobre o uso responsável e respeitoso da tecnologia. Em outras palavras, é importante que os pais fiquem alertas ao modo como seus filhos navegam na internet e os orientem nesse processo”, finaliza.

Smart City: Comitiva brasileira chega a Barcelona

O Brasil participa mais uma vez do maior evento mundial em cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress, que acontece a partir desta terça (7) em Barcelona, na Espanha. Além de um estande na feira, o país leva uma das maiores delegações de uma mesma nacionalidade para o evento, sendo parte expressiva da Smart City Week – Comitiva Barcelona 2023, organizada pelo sexto ano pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo iCities.

Profissionais, gestores e entusiastas brasileiros do ecossistema global de cidades inteligentes participam de uma semana de imersão na capital mundial das smart cities. Além de integrar a programação do Smart City Expo World Congress, a comitiva terá cinco dias de intenso conhecimento, experiências e contato com o futuro das cidades.

Representante da Fira Barcelona no Brasil, o iCities é o hub de negócios que organiza, desde 2018, o Smart City Expo Curitiba. O iCities também se prepara para trazer o IOT Solutions Congress Brasil para São Paulo, em junho de 2024. A comitiva conta, ainda, com a organização logística da Global Business e a certificação da La Salle Technova.

“Os 127 participantes da comitiva participam dos três dias do congresso. Há representantes de 50 cidades e 12 estados brasileiros, com uma programação exclusiva para a comitiva e tradução simultânea. Além dos eventos com a La Salle, realizamos visitas técnicas exclusivas com representantes do bairro 22@ (antiga zona industrial convertida em polo de inovação), em centros de inovação, multinacionais e cases como o sistema de gestão de resíduos e o sistema integrado de transportes urbanos”, explica Caio Castro, sócio diretor do iCities.

FiberX inaugura novo escritório em São Paulo

A FiberX inaugurou um novo escritório na capital paulista. O espaço conta com 541m2 de área, começou a funcionar no dia 6 de novembro e está localizado em novo prédio que comporta o Shopping Parque da Cidade, na Chácara Santo Antônio.

A filial de São Paulo tem importante representatividade atualmente, mas com o crescimento e a ampliação dos negócios, ganha maior relevância para a organização. Inclusive, a empresa está com vagas em aberto no seu site.

“Essa grande filial no principal centro econômico do Brasil foi planejada para dar suporte ao crescimento e a ampliação dos negócios. Isso está relacionado à expansão da organização,”, explica o fundador e CEO, Ivandro Tochetto.

Com sede administrativa em Florianópolis e unidades em Itapema, Porto Belo, Curitiba, Sapucaia do Sul e São Paulo, a FiberX tem cerca de 250 funcionários e vem obtendo resultados expressivos e consistentes, com taxa de crescimento CAGR acima de 34% no último ano. A companhia é distribuidora oficial no Brasil das gigantes chinesas Huawei e da Sineng Electric e tem amplo portfólio de produtos e serviços para as áreas de telecom, energias renováveis, utilities, infraestrutura, treinamentos, serviços, empresas e governo.

AI no varejo faz atendimentos e pode realizar vendas

Ferramentas de inteligência artificial (AI) aplicáveis às mais variadas tarefas surgem a todo instante, como no varejo. Há soluções para realizar atendimentos e até vendas. Melhor: estão ao alcance de pequenos e médios negócios também.

“A inteligência artificial deve ser entendida como aliada do varejo, para hiperautomatizar a análise de dados, a previsão de vendas e o contato com o cliente”, afirma o CEO do Grupo Irrah, Cesar Baleco de Sousa, empresa brasileira de soluções tecnológicas com marcas que atendem corporações em 50 países. A Irrah está colocando no mercado o GPT Maker, inteligência artificial específica para negócios e empresas.

O Grupo Irrah nasceu há 19 anos, em Cianorte, noroeste do Paraná. Atualmente, dispõe de unidades também em Maringá, na mesma região, e Dover, capital de Delaware (Estados Unidos). No primeiro semestre deste ano, o Grupo Irrah anunciou a incorporação da carteira de clientes da Arandu Sistemas, empresa de tecnologia da informação fundada em 1997, em Londrina.

A solução foi desenvolvida de modo que a interface seja simplificada, para facilitar o acesso e utilização por parte do usuário. “É bastante intuitiva; qualquer pessoa consegue, com poucos cliques, criar o seu próprio agente cognitivo baseado em inteligência artificial, atribuir a ele as principais atividades que ele realizará e ‘personificar’ com toda inteligência emocional que desejar”, explica o executivo.

Ele ressalta que essa ‘personificação’ é feita com o auxílio da própria inteligência artificial, “a partir de dados que ela gera; o usuário faz apenas o refinamento”. “Os treinamentos [da máquina] podem ser absorvidos por dados inseridos manualmente, ou absorvidos pelos próprios conteúdos que a empresa já tem, como sites, leitura de documentos internos feitos em word, pdf e etc”, pontua Sousa.
 
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