Opções da Halipar para investimento em negócio próprio
19/07/2023 às 19:33
Griletto tem unidades no Shopping Curitiba e Shopping Estação
A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) participou 12ª participação na ABF Franchising Expo 2023, realizada em São Paulo, onde mostrou os  modelos de negócio de suas quatro marcas: Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho. Para mais informações acesso o site www.halipar.com.br.

O jornalista Luiz Augusto Juk, do jornal Diário Indústria & Comércio (Curitiba), que esteve presente na ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, coletou informações no estande da Halipar, que com suas marcas juntas, somam cerca de 400 lojas espalhadas em 24 estados que devem fechar o ano com faturamento de R$ 900 milhões. 
Atenta à movimentação do mercado brasileiro de food service, a Halipar oferece um leque diversificado para quem deseja investir no próprio negócio, com unidades em ruas, praças de alimentação, aeroportos, centros comerciais, e opções mais enxutas, como os quiosques.

APRIMORAMENTO 
“O mercado está bastante dinâmico e a Halipar atua com a expertise de suas redes sem deixar o olhar atento a cada inovação que possa aprimorar a experiência de nossos clientes e a satisfação de nossos parceiros”, afirma o CEO do grupo, Ricardo José Alves. Quiosques Duas redes da Halipar possuem como opção um modelo reduzido, adaptável a todos os tipos de estabelecimentos, como shopping centers e outros pontos comerciais: Jin Jin e Croasonho. Esse modelo possui um modus operandi otimizado, oferecendo o mesmo cardápio e o padrão de qualidade dos demais formatos, e é uma oportunidade para quem quer ampliar, diversificar os negócios ou começar a empreender, tendo um investimento inicial menor. Dark kitchens Pesquisa inédita realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou que cerca de 30% dos restaurantes listados no Ifood (principal aplicativo de entrega de comida no país) são dark kitchens. 

AS  FRANQUIAS 
O estudo foi realizado em Campinas, Limeira e São Paulo. As franquias da Halipar têm, cada uma, duas marcas de dark kitchen - cozinhas voltadas ao delivery -, com diferentes produtos e adições importantes ao cardápio, ajudando também na logística e no faturamento mensal. Na pandemia, esse modelo de negócio foi muito importante para os estabelecimentos se manterem, mesmo de portas fechadas. 
O Griletto, maior rede especializada em grelhados e parmegianas, abriu seu espaço para Lanchetto, marca que apresenta oito opções de lanches no pão crocante, e Milanetto, especializado em massas e panquecas, seu cardápio dá ao consumidor a opção de montar o prato de acordo com sua preferência (massa, proteína, molho e itens extras). 
O Montana Grill, rede especializada em cortes selecionados de carne, deu origem a duas novas marcas disponíveis no delivery: Montana Grill Churrascaria, com cinco opções de churrasco completo, todos acompanhados de arroz branco, farofa e vinagrete; e Montana Burguer, que atua com cardápio exclusivamente de lanches, com sete opções de montagem, todos com hamburguer de 150 gramas.
A Jin Jin, rede de culinária asiática da holding, maior do segmento no Brasil, abriga as marcas Jikan Yakisoba – com um cardápio exclusivo da iguaria chinesa, adicionando diversas opções do prato, como carne, frango, frutos do mar e itens vegetarianos – e Jikan Poke, que traz sete opções exclusivas do prato, e a possibilidade de montar um personalizado, seis sabores de temaki e três de hot roll. 
Já a Croasonho possui a Croasonho Gourmet, criada exclusivamente para os apps de delivery, com as mesmas opções do cardápio tradicional; e ainda traz a Santo Strogonoff, especializada no tradicional prato de origem russa, com aquele toque brasileiro, em seis diferentes opções. Criada em 2020, a linha foi recentemente incorporada nas lojas físicas, tornando-as mais competitivas no almoço e jantar, o que gerou 15% de aumento no faturamento mensal, sem que o franqueado precise investir qualquer valor a mais. 

MERCADO AQUECIDO 
Segundo pesquisa de desempenho do franchising nacional, publicada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) no início deste mês, o faturamento do setor aumentou em 17,2% no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. 
Ainda de acordo com a ABF, o segmento de Alimentação e Food Service é o segundo com maior aumento de receitas, tendo alcançado alta de 21,5% no ano passado em relação a 2021. O setor de franquias movimenta mais de R$ 211 bilhões anuais em território nacional. Um levantamento do Instituto Foodservice Brasil, publicado neste ano, apontou para um aumento expressivo no gasto do brasileiro com alimentação fora de casa: 27,6%, em 2022, em relação a 2021. 
No total, os brasileiros gastaram mais de R$ 216 bilhões com alimentação em redes de restaurantes, bares, lanchonetes e similares. O setor de shoppings também mostra uma exponencial recuperação após o período crítico da pandemia de Covid-19. Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), as vendas dos centros de compras tiveram crescimento de 20,5% entre 2021 e 2022, chegando ao montante de R$ 191,8 bilhões (R$ 159,2 bi no ano retrasado). A entidade projeta alta de 14,6% para este ano: R$ 219,8 bilhões de faturamento.

REDES PREMIADAS 
As quatro marcas administradas pela Halipar foram reconhecidas, novamente, nas principais condecorações do setor de franquias nos anos de 2022 e 2023. A começar com o Selo de Excelência em Franchising da ABF, entregue às quatro marcas em 2023. Ele é dado às empresas que se destacam no relacionamento com os franqueados, através de avaliação dos próprios. 
Cada uma tendo recebido um selo, a soma agora chega a 58: Griletto com 12; Montana Grill, com 19; Jin Jin, com 21; e Croasonho, com seis. A rede de culinária asiática foi eleita também como a “Franqueadora do Ano”, em 2022, pela associação. Além dele, também foram premiadas com 5 estrelas no Guia de Franquias da Pequenas Empresas & Grandes Negócios o Griletto, Montana Grill e Jin Jin, sendo a segunda marca eleita a “Franquia do Ano”, pela revista, em 2022. 

UNIDADES HALIPAR NO PARANÁ:

GRILETTO (3 unidades):
1 – Foz do Iguaçu – Cataratas JL Shopping
2 – Pato Branco – Pato Branco Shopping
3 – Umuarama – Shopping Palladium Umuarana

MONTANA GRILL (4 unidades):


Na capital paranaense o  Montana Grill  atende no Jockey Plaza Shopping; Palladium Shopping, Pátio Batel e  Shopping Estação

1 – Cascavel – Cascavel JL Shopping 
2 – Londrina - Shopping Aurora
3 – Maringá – Maringá Park Shopping Center
4 – Pato Branco – Pato Branco Shopping

JIN JIN (7 unidades):


Já o Jin Jin  tem espaço no  Park Shopping Barigui
1-    Foz do Iguaçu – Cataratas JL Shopping
2-    Londrina – Catuaí Londrina Shopping; Container (Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 315 – Guanabara); Norte Shopping e Shopping Boulevard
3-    Maringá – Catuaí Maringá Shopping e Shopping Avenida Center

CROASONHO (4 unidades):


Croasonho, em Curitiba, tem unidades no bairro  Batel (Rua Bispo Dom José, 2655 ( @croasonhobatel), no Jockey Plaza Shopping e Palladium Shopping 

1 – Apucarana - (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 1420)
2 – Cascavel – (Rua Mal. Cândido Rondon, 1728)
3 – Londrina – Shopping Boulevard
4 – Toledo – Rua D. Pedro II, 2988, Sala 01
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio