Casal projeta faturamento de R$ 1 bilhão com franquias de energia solar
10/07/2023 às 19:09
Casal Anderson Oliveira e Náchila Oliveira: ?o ponto de virada de nossa história veio por meio de uma intercessão divina?.
Presente em todos os estados brasileiros, a rede de franquias Eco Power,  que possui sede no munícipio paulista de  Barretos, esteve na ABF Franchising Expo 2023, em São Paulo  realizada de  28 de junho a 1° de julho.  Na feira, foram oferecidas opções de franquia para pequenos e grandes empreendedores, com potencial de faturamento de R$ 8 mil a R$ 180 mil por mês.

O jornalista Luiz Augusto JUK, do jornal DIÁRIO INDÚSTRIA & COMÉRCIO e também apresentador do programa “JUK BUSINESS”, na TV Euro News (Canal aberto 13,3), esteve no evento e conta a como surgiu a rede de franquias EcoPower.   

Casados desde a adolescência, e naturais de Barretos (SP), os sócios Anderson Oliveira e Náchila Oliveira trabalharam juntos desde sempre para pagar as contas: ele atuava como eletricista e ela ajudava nas instalações como assistente. Em 2013, o casal decidiu abrir o próprio negócio e começou a empreender em uma sala comercial de 57 m², com três colaboradores e um carro. 

Naquela época, a marca recém-criada oferecia soluções para instalações elétricas mais econômicas e vendia materiais, como lâmpadas e acessórios de automação. Após diversos casos de inadimplência dos clientes e até cortes de energia na loja, os problemas financeiros pioraram e eles acabaram tendo que vender o carro e a casa para pagar as dívidas. 

Para Náchila, o ponto de virada nessa história veio por meio de uma intercessão divina. "A gente não entendia porque tudo aquilo estava acontecendo, tanta coisa ruim. Já fazia dois anos que a gente tinha a loja no Boulevard dos Coqueiros e sem clientes. No dia seguinte [à missa], apareceu tanta gente que tivemos que pedir ajuda aos vizinhos para atender", relembra.

De lá pra cá, tudo mudou na vida deles. O negócio migrou para o segmento de energia solar fotovoltaica, se tornou uma franqueadora em 2019 e alcançou R$ 700 milhões de faturamento em 2022. Até maio deste ano, a EcoPower contabilizou 314 franquias espalhadas pelo país, 3.450 funcionários (diretos e indiretos) e espera atingir R$ 1,2 bilhão em faturamento até o final de 2023.


OPÇÕES PARA FRANQUEADOS

Na foto: Estande na ABF Franchising Expo 2023

Presente em todos os estados brasileiros, a rede EcoPower oferece opções de franquia para pequenos e grandes empreendedores, com potencial de faturamento de R$ 8 mil a R$ 180 mil por mês. No último estudo de franqueados realizado pela empresa, a renda mínima foi atingida com três projetos vendidos, enquanto a máxima foi alcançada com 25 projetos.
Atualmente, a empresa possui dois modelos de franquia: EcoPower Home e EcoPower Store, que podem ser adquiridos à vista ou de forma parcelada por R$ 25.900 e R$ 35.900, respectivamente. O valor dos royalties é fixo e custa R$ 400 mensais. Já o prazo de retorno do investimento varia de nove a doze meses, conforme informações da franqueadora.
No dia 10 de junho, a EcoPower completou dez anos de atuação no mercado. Nesse período, o negócio acumulou cerca de 35 mil projetos homologados, 400 MW de potência instalada e 440 mil toneladas de CO² deixadas de emitir desde a fundação da empresa, em 2013. “Temos projetos para levar a nossa empresa para fora do país no próximo ano”, informa Náchila.

MODELO DE NEGÓCIOS
As vendas de projetos fotovoltaicos são feitas por meio dos franqueados, que são treinados e recebem assistência da franqueadora. Até o momento, a empresa já realizou projetos em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e áreas rurais. Um deles foi entregue no final de maio na fazenda “É o Amor”, do cantor sertanejo Zezé di Camargo.
No modelo de negócios, a EcoPower fica responsável pelas entregas, instalações e homologações das usinas fotovoltaicas. Para evitar inadimplências, a empresa também centraliza a solicitação e aprovação de crédito dos clientes, com apoio dos bancos BV, Losango, Santander, Sicredi, Sicoob, Banco do Nordeste, Finame e Banco do Brasil.
Dentre as vantagens de ser um franqueado, os diretores destacam a estrutura e suporte oferecidos pela EcoPower no processo. “Poder focar somente na operação de venda e pós-venda, faz com que o franqueado tenha mais tempo para trabalhar com a equipe de vendas e a abertura de campo na sua região”, explica Anderson.
Segundo eles, para obter sucesso no empreendimento, é importante ter abertura e cultivar o relacionamento com tomadores de decisão, ter proatividade para prospectar clientes e realizar vendas consultivas, além de certa habilidade para gerir os vendedores.


A sede da Eco Power é em Barretos, São Paulo


A empresa possui dois modelos de franquia: EcoPower Home e EcoPower Store, que podem ser adquiridos à vista ou de forma parcelada?

Mais informações Site e redes sociais:
www.ecopower.com.br
instagram.com/ecopowerenergia
linkedin.com/company/ecopowerenergia
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