
Empreendedora Josefina Gonzalez: primeira mulher a assumir presidente da Assespro-PR em quatro décadas
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) será presidida no próximo ano por uma mulher. Trata-se de Josefina Gonzalez, profissional que acumula mais de 30 anos na área de TI, que assumirá a gestão 2023/2024. Os anúncios foram comunicados durante o Tech All, evento de Conteúdo & Negócios, no Castelo Batel, em Curitiba/PR, na noite de 7 de dezembro.
Lucas Ribeiro, empresário de tecnologia, deixa a presidência da Assespro-PR. Deixa, fazendo história: assume em seu lugar uma mulher, a primeira em todos os 40 anos da Assespro-PR, eleita pelos associados da entidade, durante Assembleia Geral, realizada no dia 21 de novembro. Vale lembrar que Ribeiro sempre apostou na participação feminina. Em 2021, por exemplo, ele fomentou e tornou possível a criação do Conselho de Mulheres na Tecnologia na Assespro-PR.
Josefina Gonzalez atualmente é sócia-fundadora de duas empresas de tecnologia, a Credit On Inteligência em Crédito e a Smart N Consultoria em Tecnologia de Informação. “O principal objetivo é trabalhar, colaborar e avançar com empresários e profissionais, instituições públicas, privadas e acadêmicas e todo o ecossistema de inovação e tecnologia da informação no estado do Paraná, fortalecendo o setor pela geração de negócios, empregos, fomento, mão de obra qualificada”, destaca. “É um momento especial da minha carreira, poder fazer parte do nosso ecossistema de uma maneira efetiva, com dedicação na continuidade e no avanço de tudo o que já foi construído até aqui, mas, acima de tudo, reforçando e solidificando a meta de nosso estado, já uma referência nacional em tecnologia de informação, de alcançar a liderança de negócios na América Latina, fazendo da TI o principal pilar e vetor econômico do estado do Paraná, destacando-o e gerando negócios para nossas empresas a nível nacional e internacional”.
Mulheres conquistam espaço na agricultura
Gabrielle Masson : “O crescimento da presença feminina no agronegócio é um sinal de que estamos evoluindo enquanto sociedade".
Nos últimos anos, as mulheres têm conquistado espaço e contribuído ativamente para a evolução do setor agrícola, servindo de inspiração para que outras conquistem seu lugar na sociedade por meio do protagonismo em cargos estratégicos.
Para a Engenheira Agrônoma Gabrielle Masson, Técnica de Desenvolvimento de Mercado da Brandt do Brasil, empresa de inovação tecnológica focada em fisiologia vegetal e tecnologia da aplicação, esse cenário é positivo, pois representa um avanço no que diz respeito à diversidade e ao respeito à presença de mulheres no campo, além de uma busca incessante por uma sociedade muito mais diversa e inclusiva. Há seis anos no Brasil, a Brandt do Brasil tem sede administrativa em Londrina (PR) e a fábrica em Olímpia (SP).??
“O crescimento da presença feminina no agronegócio é um sinal de que estamos evoluindo enquanto sociedade. Precisamos ter em mente que a mulher exerce papel fundamental, especialmente pelas contribuições em estudos, pesquisas, planejamentos estratégicos, desenvolvimento de mercado, implementação de metodologias e liderança”, diz Gabrielle.
II Mostra "Visões da Arte" até janeiro
Claudine e Paulo Pinheiro Machado (diplomata e chefe da representação do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) no Paraná, Maria Inês Pierin Borges da Silveira , presidente da ACCUR, Rafaela Tasca , do Departamento de Cultura Palacete dos Leões e Thais Paola Grande , do departamento de planejamento do BRDE.
Thais Paola Grande , do BRDE, artista plástica Waltraud Sekula, Maria Inês Pierin Borges da Silveira , presidente da ACCUR e Valéria Borges da Silveira , presidente da Associação Literária da Lapa.
A Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR, presidida por Maria Inês Borges da Silveira no abriu no último dia 06 de dezembro o evento II mostra "Visões da Arte", no Espaço Cultural do BRDE - Palacete dos Leões.
A mostra contou com telas, esculturas e fotografias e foi prestigiada por acadêmicos, artistas e convidados.
A exposição permanecerá aberta ao público para visitação até o dia 06 de janeiro de 2023. Entrada Franca.
A comissão julgadora foi composta pelos curadores, a artista plástica Suzana Lobo representando a ACCUR, a artista plástica Maria Cecilia Noronha representando a APAP - Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e parceira do evento e pelo artista plástico Emerson Persona representando o BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e co-realizador do evento.
Os curadores selecionaram o trabalho da artista plástica Ariane Labre como vencedora do 1º lugar, a artista plástica Marcia Dalcin - 2º lugar e Márcia Széglia como 3º lugar que receberão da Associação Comercial do Paraná a premiação em dinheiro.
Foram agraciadas com Menção Honrosa, as artistas plásticas Ana Serafin e Cristina Beltrami.