Embaixador da Itália lança em Curitiba programa pelos 150 Anos da Imigração
09/02/2022 às 18:02
(Da esq. p dir.) Cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia e o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello


O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello e o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, apresentaram ações conjuntas previstas para 2022, ano que marca os 150 anos da imigração italiana na capital do Paraná. O diplomata italiano esteve em visita oficial a Curitiba, no mês de janeiro, para uma série de compromissos, entre eles, a renovação do acordo de cooperação técnica entre o Paraná e a região italiana de Emilia-Romagna. Desde 2009, ambos mantêm acordo bilateral para a formação e apoio técnico a pequenos agricultores, fortalecimento da agroindústria, preservação do meio ambiente, incentivo aos parques tecnológicos e ao comércio entre aquela região italiana e o estado paranaense. Durante sua estada, acompanhado do cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, o embaixador italiano participou de encontros com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, além de reunir-se com a comunidade italiana local.

150 Anos da imigração Este ano, para as comemorações dos 150 Anos da imigração italiana no Brasil, estão previstos diversos eventos culturais, como o” Mia Cara” - um festival realizado há 10 anos pelo Consulado - Geral da Itália em Curitiba para aproximar brasileiros, italianos e seus descendentes - em diversas cidades nos estados do Paraná e Santa Catarina. Além de eventos nas áreas de gastronomia, música, folclore, cinema, teatro, literatura, dança, design, artes visuais e cinema. A comunidade italiana no Paraná é a segunda maior do Brasil, com 3,7 milhões de descendentes, o que representa 37% da população do estado. Em Curitiba, os italianos chegaram em 1872, ainda durante o Império.

Acordos de cooperação Para o chefe da Representação Diplomática da Itália, existem semelhanças entre os dois países no agronegócio. “O agronegócio tem um peso significativo na economia italiana, como acontece no Brasil, e o Paraná se destaca nacionalmente neste setor”, ressaltou Azzarello. “Hoje, o Paraná é o terceiro estado em volume de negócios com os italianos, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais”. Outro tema levantado pelo embaixador foi a possibilidade da inclusão do ensino da língua italiana nas escolas municipais de Curitiba.

Antonio Fleischmann é o novo cônsul da França no Paraná

Antonio Fleischmann


Desde o dia 08 de dezembro, o Consulado honorário da França no Paraná está com novo cônsul. Assumiu no lugar de Consuelo Rauen, o vice-presidente de engenharia da Renault para a América Latina, Antonio Fleischmann. Fleischmann disse estar muito honrado em ter sido indicado para cônsul honorário da França no Paraná, “pela importante missão de proteger os interesses e direitos dos franceses residentes ou visitantes junto às autoridades locais brasileiras, além de catalisar as sinergias culturais e econômicas entre a França e o Brasil”.

 

Noite das Ideias 2022 em Curitiba Desde 2016, todos os anos, sempre na última quinta-feira de janeiro, o Instituto Francês (instituição que promove a cultura francesa no exterior) convida todas as instituições culturais e educacionais da França e do mundo inteiro para celebrar a livre circulação de ideias e troca de conhecimento na “Noite das Ideias”. Em uma mesma noite, acontecem conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, assim como exibições, apresentações artísticas, exposições, concertos e oficinas para jovens em torno de um único grande tema internacional. O objetivo é misturar os diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade civil. Em 2022 pela primeira vez a capital paranaense participa do evento. Através de uma parceria especial entre a Aliança Francesa de Curitiba, a Embaixada da França no Brasil, o Instituto Francês e o Museu Paranaense (Mupa), foi criada uma programação exclusiva com base no tema internacional do evento nesta temporada: "Re-construir juntos". A exposição lançada na ocasião segue em cartaz até o mês de maio.

Datas nacionais em fevereiro A Sérvia e o Japão, todos com representação consular no Paraná, comemoram suas datas nacionais neste mês. A República Sérvia, um país da península dos Bálcãs, no sudeste da Europa, comemora sua independência do domínio do Império Otomano, no dia 15 de fevereiro. Para os sérvios, uma data histórica, quando em 1804, ocorreu a Primeira Revolta Sérvia. Na mesma data, em 1835, o país adotou uma nova Constituição, uma das mais modernas da Europa na época. Japão No Japão a tradição situa o festejo da data nacional no dia do Aniversário do Imperador reinante. Essa efeméride, um feriado nacional anual, será celebrada a 23 de fevereiro próximo; porque o atual governante do país do Sol Nascente, o imperador Naruhito, nasceu naquele dia em 1960.

Feira de alimentos e bebidas nos Emirados Árabes A Gulfood, principal feira de alimentos e bebidas B2B do Oriente Médio, que acontece neste mês em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 13 e 17, vai ter a participação de 114 empresas brasileiras. O evento vai contar com mais de 4 mil empreendimentos de 185 países, no Dubai World Trade Center e deve gerar US$ 415 milhões a empreendedores brasileiros. O Brasil será representado nos espaços organizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio